Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

EM DEZ ANOS, UM PAÍS MENOS CONECTADO

O mapa da aviação comercial no Brasil encolheu nos últimos dez anos. O número de cidades atendidas por vôos domésticos recuou de 180, em 2007, para 122, em 2016. É um movimento que segue na direção contrária da expansão do volume de passageiros transportados por empresas aéreas em rotas nacionais nesse mesmo período, que praticamente dobrou, de 47,4 milhões para 88,7 milhões de viajantes. Por trás desse contraste, está a concentração das grandes companhias nos destinos de maior rentabilidade, reduzindo o atendimento das linhas regionais. Não bastasse a concentração nos grandes centros, em um terço das 122 cidades não há concorrência, com apenas uma companhia aérea operando. São 41 municípios nessa situação, sedo que a Azul voa praticamente sozinha nessa malha, com 29 destinos. O levantamento foi feito pela Agência Nacional  de Aviação Civil (Anac), que considera os vôos regulares e não regulares, ou seja, os operadores temporariamente. Não entrou no cálculo a atividade de táxi aéreo.

TRABALHO GRATUITO

A deputada federal Renata Abreu (PTN-SP) está convidando artistas para uma reunião em São Paulo. Ela quer ouvir a classe depois da revolta no setor com o projeto, de sua autoria, que prevê isenção do pagamento de direitos autorais de músicas a igrejas, hotéis, clubes e etc. A situação esquentou depois que se descobriu que a deputada era ligada a um grupo de rádio que deve uns R$ 25 milhões ao Ecad.

‘APOLOGIA AO ESTUPRO’

A socióloga  Eleonora Menicucci de Oliveira, ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, terá de pagar R$ 10 mil de indenização a Alexandre Frota. A decisão é da juíza paulista Juliana Nobre Correia. Em 2016, Eleonora teria dito que ator fazia apologia ao estupro.

O RIO NO FUNDO DO POÇO

De cada 100 brasileiros que perderam o emprego de carteira assinada no primeiro trimestre deste ano, 81 são do Estado do Rio. A conta é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho.

CANAL ABERTO

¡Hola! ¿Qué tal?. O escritor Eric Nepomuceno lançou, em Madri, sua coletânea de contos Bangladesh, tal vez, pela Ediciones Ambulantes. O autor morou na capital espanhola entre 1976 e 1979.

Tiradentes Vinho e Jazz Festival. Em sua quarta edição, a histórica cidade de Tiradentes recebe, de 02 a 04 de junho, o “Tiradentes Vinho e Jazz Festival”. O romântico Largo das Forras, principal praça de cidade, foi o cenário escolhido para acolher o evento. Este ano, além das degustações de vinhos, cervejas e chopp, tem também os deliciosos pratos e quitutes que foram escolhidos para melhor harmonização com as bebidas.

Feira de livros de Poa. A escritora Heloisa Buarque de Hollanda é a grande homenageada da 10ª edição do FestiPoa Literária.

Dos livros para a tela. Breno Silveira, o diretor de 2 filhos de Francisco (2005), e Paula Fiúza, a diretora de Sobra” (2012), fecharam com a literária VB&M os direitos de adaptação cinematográfica de dois romances de Luize Valente: O segredo do oratório e Uma praça em Antuérpia. As obras devem virar série de TV. O novo livro de Luize, aliás, Sonata em Auschwitz, sairá em outubro, também pela Record.

Paris Jackson estréia no cinema. Aos 19 anos, depois de trabalhos como modelo e atuação na série Star, a filha de Michael Jackson estrelará seu primeiro longa, ao lado de Charlize Theron. No filme, ainda sem título, Paris Jackson vai viver uma personagem descrita como uma “uma garota de 20 anos ousada”. A produção, dirigida pelo estreante Nash Edgerto, conta a história de Harold Soyinka (David Oyelowo) um empresário que fica preso numa negociação de drogas durante uma viagem ao México. Descrito como sombrio e cômico, o filme tem roteiro de Anthony Tambakis e Matthew Stone.

Xuxa contra o Google. A 19ª Câmara Cível negou, recurso de Xuxa contra Google. A apresentadora move, dede 2010, uma ação pedindo a remoção de buscas de frases relacionadas a ela, como “Xuxa pedófila”. O pesadelo da apresentadora, como se sabe, é o filme Amor, estranho amor, que tem uma cena erótica dela com um garoto de 12 anos.

O conteúdo desta coluna é de responsabilidade exclusiva do seu autor.