Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Concessões de ônibus

Diante da pressão das entidades que representam os proprietários de ônibus no Estado em proibir a atuação dos perueiros surge um questionamento interessante: como foram feitas as licitações para permissão das atuais concessionárias das empresas interestaduais? Afinal, como elas conseguiram chegar ao gigantismo de hoje, como a Empresa Gontijo de Transporte e a Saritur, tidas como as maiores do Estado.

 Sem dinheiro

O influente secretário de Obras e Infraestrutura da PBH, Josué Valadão, (PSB) soltou o verbo: “Falta dinheiro para levar a diante uma média de 400 obras do Orçamento Participativo. E como o prefeito Alexandre Kalil (PHS) não orientou o secretário a voltar atrás em sua fala, deve ser que o pronunciamento de Valadão tem algum fundo de verdade.

 Fiscais residentes

Em uma quinzena em que o Brasil parou para discutir a respeito da Operação Carne Fraca, algumas observações devem ser levadas a sério, como a opinião do cientista e professor paulistano Paulo Saldiva. Ele disse que para o bem da verdade, o Ministério da Agricultura deveria acabar com a figura dos “fiscais residentes”, aqueles que são funcionários dos frigoríficos encarregados de fazer as fiscalizações dos produtos nas empresas onde são contratados. “A segurança alimentar precisa ser levada mais a sério. Quem tem de exercer esse papel de fiscal é agente do Governo Federal”, sentencia o professor.

 Lei arcaica

Antes mesmo de tomar posse, o presidente eleito da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda (PMDB), já promete polêmica. Ele diz que se necessário vai acionar a Justiça para rever a lei de licitações, editada há 20 anos, sem qualquer correção, mas que trava a administração pública, por exigir a contratação de determinados serviços com um valor congelados ha exatos 20 anos. “Isto não é possível”, arremata o prefeito de Moema e dirigente da AMM.

 Desemprego no mundo

“Estamos em fase de transição, mas o emprego formal tende a acabar no Brasil e no mundo. Isso a médio e longo prazo”, essa é a previsão catastrófica do secretário de Educação de São Paulo, José Renato Nalini. Cruz credo, secretário!

Comentário único – Diante dessa previsão nada alvissareira, o secretário ressalta: “Por tanto, a aprovação da matéria que institui a Terceirização das Atividades Fins é bem-vinda”.

 Encontro de contas

Não é apenas Minas Gerais que teria direito de receber valores elevados do Governo Federal por causa da compensação da denominada Lei Kandir. O Pará e também Mato Grosso deixaram de arrecadar milhões de reais, ao longo de 19 anos, por não receberem o ICMS das exportações, conforme determina a lei.

Cena única – Agora, a ideia do governador Fernando Pimentel (PT) é mobilizar as bancadas parlamentares dos dois Estados para aumentar a pressão sobre o Palácio do Planalto, visando a compensação mediante um encontro de contas.

 Lei Kandir II

Ainda sobre este tema relacionado ao encontro de contas entre o Governo Mineiro e o Governo Federal, o vice-presidente da Fiemg, o empresário Aguinaldo Diniz Filho, se diz a favor da posição do governador Fernando Pimentel, em sua proposta que prever a compensação da dívida mineira com a União, exatamente pelo fato do Estado está com mais de R$ 100 bilhões para receber, por meio da aludida Lei Kandir. “Aliás, os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), já se manifestaram a favor de Minas nesse embate”, disse o empresário.

 Deputada irritada

Na avaliação da deputada federal Jô Morais (PCdoB), o Governo Federal está completamente perdido diante do envolvimento de vários ministros na Operação Lava Jato, Operação Carne Fraca, reformas que são propostas sem o menor sentido. Para ela, o presidente Michel Temer (PMDB), está igualzinho Biruta de aeroporto, virando de um lado para outro sem a menor parcimônia.

 Caciquismo nacional

Depois de deixar a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ayres Britto hibernou por mais de 2 anos. Agora, tornou-se mais presente nas solenidades públicas, falando com mais frequência com os jornalistas. Indagado a respeito da sugestão de parlamentares com relação a instituição da “Lista Fechada’, para eleição de parlamentares, ele disse: “Seria a perpetuação do caciquismo nacional”.

 Corrupção no INSS

Antes de debater a falta de dinheiro no INSS para pagar os direitos dos aposentados, o governo deveria e encontrar uma forma de acabar com a endêmica corrupção na instituição. Essa medida, se aplicada com eficácia, resolveria grande parte dos problemas. Sugestão do ex-deputado e advogado de São Paulo, Airton Soares.

Presidente do PMN

Pela primeira vez, uma mulher assume a presidência estadual do PMN mineiro. Trata-se da advogada Juliana Torres que promete revolucionar a sigla em Minas.

Penido com Pimentel

Tem sido cada vez mais frequente os contatos entre Vitor Penido (DEM), prefeito de Nova Lima e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), com o governador Fernando Pimentel (PT). Os seus antigos aliados ficam aflitos com essa aproximação. Afinal, Penido é um dos homens fortes na região de BH. Coisas da política mineira.

PPS é fraco

Um levantamento realizado pela imprensa nacional aponta que o PPS indicou dois ministérios no atual governo, mas a sua bancada de deputados federais se resume em oito parlamentares. E mesmo assim, em votações mais significativas, apenas a metade deles tem sido fiel ao Palácio do Planalto. Isso ainda vai dar xabú, ora se vai…

Condenando a PF

Experiente parlamentar, reeleito para mais um período como presidente da Comissão Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Antônio Carlos Arantes (PSDB), condenou a maneira espetaculosa que a Polícia Federal divulgou a Operação Carne Fraca. “Ainda bem que os produtores mineiros ficaram fora desse episódio nacional”, ponderou o político.

Sucessão no Cruzeiro

A calmaria no mundo dos esportes está ficando para trás. A decisão do senador Zezé Perrella (PMDB) em disputar novamente a presidência do Cruzeiro, ascendeu o estopim da guerra pela sucessão no clube celeste. O bicho vai pegar, ora se vai.

Política em Vespasiano

Quando esteve na Cidade Administrativa com o governador Fernando Pimentel (PT), a prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha (PSDB), estava acompanhada de dois padrinhos fortes: o ex-prefeito de sua cidade e atual secretário das Cidades, Carlos Murta (PMDB) e o líder do Governo na ALMG, Durval Ângelo (PT).

Patrus x Terceirização

O deputado federal Patrus Ananias (PT) usou adjetivos fortes para comentar a lei que institui a Terceirização no Brasil. “É um duro golpe contra a classe trabalhadora, que vai ficar subjugada aos caprichos dos patrões”, disse o parlamentar.

Lacerda na política

Depois de uma longa viagem internacional, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB) está de volta com a promessa de instalar um grande escritório político na região Sul da capital. A partir do segundo semestre, coloca o pé na estrada visando as eleições de 2018.

Dinis por aqui

Enquanto Lacerda (PSB) procura intensificar os contatos no interior, o ex-presidente da ALMG Dinis Pinheiro (PSDB), depois de ficar o ano passado indo a centenas de municípios, pretende, agora, marcar sua presença em acontecimentos na região metropolitana.

Prefeito e BDMG

O prefeito Alex Salvador (PSD), de Itabirito, acompanhado de secretários, teve encontro com o presidente do BDMG, Marco Crocco e o gerente de Negócios da Instituição, Emilio Rodrigues Botelho. A visita teve como foco viabilizar financiamento para obras de investimento em infraestrutura e a recuperação do patrimônio público. A expectativa de captação de recurso gira em torno R$ 15 milhões.