Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Sucessão estadual
São várias as incursões dos amigos do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), visando a sua corrida rumo à sucessão ao Palácio Tiradentes, em 2022. Por exemplo, o seu coordenador político, o ex-deputado Adalclever Lopes tem sido visto constantemente nos gabinetes dos deputados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Sucessão estadual II
Ainda sobre os bastidores políticos no âmbito da ALMG, consta que o presidente da Casa, Agostinho Patrus Filho (PV), teria apoio de 37 parlamentares, chancelando uma possível indicação sua como pré-candidato a vice na futura chapa de Kalil rumo ao governo mineiro.

Escritório político
“Quando vai tratar de assuntos fora da pauta da Prefeitura de Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil estaria usando um escritório na zona Sul da cidade para evitar a maledicência dos adversários”. É o que dizem alguns de seus amigos.

Deputado sem entusiasmo
Pode ser fake news, mas, no campo político mineiro, está sendo disseminando que o ex-ministro e deputado federal Patrus Ananias (PT) não estaria nem um pouco interessado em continuar na Câmara Federal.

Novos nomes
Enquanto o veterano Patrus Ananias almeja jogar a toalha, por outro lado existem pré-candidatos à Câmara em Brasília entusiasmadíssimos com o projeto político do próximo ano. Este é o caso da atual secretária de Governo da Prefeitura de Uberlândia, Ana Paula Junqueira, e do empresário Fabiano Cazeca (Pros), inclusive os dois já mantém contato com várias lideranças municipais.

Prefeita indecisa
Quem quiser deixar a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), irritada é só tentar convencê-la a se envolver na sucessão de 2022. Contudo segundo os especialistas, como ela é uma política respeitadora das regras do seu partido, se o PT fechar uma aliança para o governo de Minas, Marília terá de subir aos palanques. Será?

Protagonismo do STF
Em Brasília, os jornalistas políticos calculam que, em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) roubou a cena perante o povo brasileiro, deixando para trás a importância do Congresso Nacional e da própria Presidência da República. Isso do ponto de vista das notícias positivas, é claro.

Dinheiro sem lastro
“O desespero político é tão grande nos bastidores do Palácio do Planalto que estão patrocinando, lançando e encabeçando programas sem lastro financeiro. É como se estivesse comprado fiado sem saber de onde virá os recursos para pagar essa dívida. Este é inclusive o caso do Auxílio Brasil, anunciado antes de prever a fonte financeira garantidora do compromisso. Um horror”. Opinião do deputado federal mineiro Rogério Correia (PT).

Beatriz x Zema
As férias da deputada Beatriz Cerqueira (PT) serão encurtadas. Ela, segundo amigos próximos, está focada em uma espécie de calendários de greves, movimentos e reivindicações que, por sinal, prometem encurralar o governo mineiro. Te cuida, Romeu Zema (Novo).

Recessão técnica
Segundo comentários da jornalista Ana Flor, há certo grau de decepção do ministro da Economia, Paulo Guedes, pois o ano de 2021 está chegando ao fim com uma espécie de recessão técnica, gerando incerteza para os rumos do desenvolvimento.

Temas polêmicos
O Palácio do Planalto procura com uma lupa os nomes dos 32 senadores que prometeram votar em conjunto no início do ano. Essa seria uma tentativa de se posicionar contra as matérias mais polêmicas a serem votadas em plenário.

Só a imprensa
A não ser pela imprensa, ninguém está sabendo que o ex-governador Geraldo Alckmin (sem partido) seria o nome preferido para ser vice na chapa do ex-presidente Lula (PT) rumo à sucessão presidencial.

Ironias da vida
Ao retornar a São Paulo com a ficha de filiação assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, degustou de vinhos caros para comemorar a proeza de ter saído de um período de ostracismo devido a prisões e processos antigos para o topo do noticiário político. Quem te viu, quem te vê.

Direto de Brasília
Segundo apurou o jornalista Nilson Klava, o Tribunal de Contas da União (TCU) tem se tornado, ao longo dos anos, um ninho de políticos em final de carreira, muitos deles com intermináveis processos judiciais em seus respectivos estados. Agora, pelo novo estatuto, quem tiver folha corrida, mesmo tendo o nome aprovado pelo Senado, não poderá mais tomar posse. Será mesmo, nobre Nilson?

Todo mundo, menos você
O novo ministro do STF, André Mendonça, depois de passado o glamour de sua aprovação, mandou um recado ao Palácio do Planalto: ele não teria percebido qualquer esforço do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), para o encaminhamento do processo, quando o tema ainda era debatido nos bastidores do Senado. Isso ainda vai dar xabú, ora se vai.

Médico ou filósofo?
Recentemente, ao bater papo com a imprensa, o ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o médico Gonzalo Vecina disse: “O direito de ir e vir, se subordina ao direito à vida”, Eu, hein?!

Previsão pessimista
Os dados ainda não são oficiais, porém, já circulam nos meandros econômicos que, no próximo ano, o crescimento do Brasil deverá ficar abaixo do desenvolvimento de países vizinhos como a Argentina, Chile e até a Colômbia.