Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Família abastada

Como em política a vida das pessoas é sempre colocada “em pratos limpos”, o grupo do governador Romeu Zema (Novo) terminou por desvendar o potencial financeiro da família da atual presidente da Câmara de Vereadores de BH, Nely Aquino (Podemos). Detalhe: segundo comentários, familiares próximos a ela mantêm atividades comerciais, nada convencionais, no hipercentro da capital.
Cena única. Diante dessas informações, alguns membros do Novo, entendem que o convite para que ela, eventualmente, faça parte da chapa como vice de Zema nas eleições de 2022, poderia gerar algum tipo de desgaste. A conferir…

Senador desautorizado

Há cerca de 30 dias, o senador Carlos Viana (PSD) anunciou aos quatro ventos que havia conseguido o dinheiro para a duplicação da BR-381 e do metrô de Belo Horizonte. Mas, dias depois, Zema (Novo) foi à Brasília e, de lá, concedeu entrevista, junto com autoridades federais, dizendo que ele, como mandatário mineiro, havia garantido esta conquista para Minas. Para piorar a situação, quem fez a solenidade para comentar sobre a liberação do edital da estrada foi o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM). Um verdadeiro imbróglio político.

Tribunal de Contas

Não é verdadeira a informação de que o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), José Alves Viana, teria se aposentado. Viana apenas abdicou da presidência, mas continua como conselheiro.

Lacerda se irrita

Quem quiser deixar o ex-prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda, irritado é só perguntar se ele vai disputar o pleito eleitoral de 2022. É o que deixa claro um amigo do ex-comandante da Prefeitura de Belo Horizonte.

Candidato sem voto

Segundo fontes palacianas, o governador Zema (Novo) teria adiantado a seu secretário de Governo, Igor Eto, que não irá pedir votos para ele. Assim, sua provável candidatura à Câmara Federal, já estaria “subindo no telhado”.

Petista x Governo

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) promete infernizar a vida do governo de Minas, com manifestações, protestos e tudo mais, neste segundo semestre. Ela conta com o apoio dos filiados ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). “Esses profissionais querem recuperar os direitos perdidos durante a atual administração”, disse.

Poderio do presidente

Fica cada vez mais nítida a força do ex-deputado Alexandre Silveira, atual presidente do PSD estadual de Minas, junto à cúpula do partido, leia-se Gilberto Kassab. Um dos assuntos constantes de sua agenda é a sucessão mineira.

Planalto x Pacheco

Em Brasília, comenta-se que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), nunca declarou ter projeto político para 2022. No entanto, como o seu nome conquistou popularidade, o Palácio do Planalto está hostilizando-o e promete, cada vez mais, tentar barrar esse propalado projeto de terceira via para a Presidência da República. Vai ser uma guerra!

Política em Uberaba

Muitos políticos de proa em Minas não compareceram à inauguração de uma megaobra de saneamento em Uberlândia recentemente. Inclusive, o governador do estado, Romeu Zema (Novo). Coisas da política mineira.

Política em Sabará

Circula nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a informação de que o prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB), agora em segundo mandato, deverá ser candidato a deputado estadual outra vez. A família dele está no comando político da cidade há duas décadas. Quanto apego ao poder, gente!

Ministério da corrupção

“Neste período de aquisição de vacinas, os malandros agiram fortemente nos bastidores, transformando o Ministério da Saúde no ministério da corrupção. Naquela pasta, o dinheiro corre solto. E os espertalhões de plantão não deixaram por menos e tentaram assaltar os cofres públicos”. Opinião do filósofo Luiz Felipe Pondé. Cruz credo!

Petistas e Kalil

Está sob a responsabilidade do presidente do PSD nacional, Gilberto Kassab, alinhar os entendimentos com os petistas visando o apoio do grupo ao prefeito de BH, Alexandre Kalil, na disputa pelo governo de Minas.

Falta ciência

O ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, comentou: “Atualmente, sou presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), mas deixo claro que não é fácil presidir uma entidade desta natureza em um país que não tem o menor respeito à ciência”. Bateu pesado, viu?!

Americanos sem dinheiro?

Segundo avaliação do historiador Marco Antonio Villa, devido à crise econômica, os Estados Unidos estão cortando gastos e, por isso, a decisão de retirar as tropas do Afeganistão. Ou seja, os ricos também têm problemas de grana, quem diria, hein?!

Crise hídrica

Segundo especialistas, o governo federal deveria criar um comitê especial para cuidar da crise hídrica no Brasil. Isso evitaria que medidas mais drásticas fossem tomadas, o que prejudicaria muitos consumidores, inclusive do setor produtivo. Vale dizer que o tema é, de acordo com eles, da maior gravidade.

Economia combalida

“Produto Interno Bruto (PIB) menor do que o esperado, inflação em ascendência, juros bancários cada vez mais altos, produção agrícola em declínio e setor industrial em retração”. Esse é o panorama traçado pela jornalista global Ana Flor, ao desenhar o início do quadrimestre deste ano. Santo Deus!

Mercado de trabalho

O empresário Emerson Kapaz disse, em debate na TV Cultura que, apesar do arrefecimento dos contágios da COVID-19, a vida ainda vai demorar a voltar ao normal. Para ele, este final de ano será dramático em relação ao emprego no Brasil, lembrando que, atualmente, são mais de 14 milhões de desempregados e 30 milhões de pessoas vivendo de subempregos.