Home > Destaques > 41% das mulheres dizem se masturbar diariamente

41% das mulheres dizem se masturbar diariamente

Diferentemente dos homens, as mulheres possuem um órgão exclusivo para o prazer, o clitóris, porém, a satisfação sexual foi negada a elas durante muitos séculos. Apesar das mulheres estarem mais empoderadas, há ainda um certo tabu quando o assunto é masturbação feminina. Segundo pesquisa feita pelo site Sexlog, 41% das mulheres revelaram estimular o clitóris todos os dias, 39% se masturbam de duas a três vezes por semana, 13% semanalmente e apenas 7% disseram se tocar quinzenalmente.

O estudo também perguntou quando elas descobriram o autoprazer. 62% das entrevistadas disseram que conheceram essa fonte de orgasmo ainda na adolescência (entre 13 e 18 anos), 25% tiveram o primeiro contato com seu próprio clitóris na juventude (entre 19 e 29 anos), 11% fizeram a descoberta já adultas, depois dos 30 anos e apenas 2% revelaram ter começado a estimular a zona erógena depois dos 40.

Para entender melhor sobre o assunto, o Edição do Brasil conversou com Vanessa de Oliveira (foto). Ela é sexóloga, especialista em empoderamento feminino e autora de mais de 10 livros que mostram um caminho para lidar com a autoestima e os relacionamentos com mais segurança e independência.

Você acredita que o número de mulheres que se masturbam é subnotificado?
Pesquisas relacionadas à sexualidade são sempre complexas. Às vezes, por vergonha ou até para parecer menos careta, as pessoas acabam ocultando ou aumentando informações. No ambiente digital, as pessoas costumam ser mais sinceras e vejo isso nas seções de perguntas e respostas do meu Instagram, onde recebo mais de 300 dúvidas por dia sobre sexo, conquista e relacionamentos. Como as pessoas estão anônimas, tendem a ficar mais à vontade.

Por que as mulheres ainda não falam tanto sobre masturbação?
A masturbação feminina ainda é um tabu para muitas mulheres, sendo que algumas nunca sequer tentaram se tocar e sentir prazer sozinhas. Outro ponto é que, muitas vezes, aprendemos a fingir quando o tema é sexo. Muitas de nós ainda acreditam que fingir em uma relação sexual é positivo. Então, as histórias que contamos sobre sexo, nossos encontros ou performances sexuais sempre têm uma edição. Escondemos algumas coisas que não foram tão legais por pura vergonha, aumentamos um pouco as histórias para parecer mais descoladas e mais desejadas, colocamos o foco só naquilo que foi bom e falamos pouco ou nunca discorremos sobre nossos sentimentos em relação às transas.

Por que esse tema ainda é um tabu?
A forma como a maioria de nós aprendeu sobre como uma mulher deveria se comportar não está focada na felicidade ou no prazer feminino, mas sim no papel que ela deve cumprir em casa e na sociedade. Para viver essa experiência e ser mais plena nas relações sexuais é preciso deixar de lado algumas crenças que possuímos e isso inclui o que se aprendeu sobre o que é certo fazer no sexo.

Existe diferença na hora de falar sobre masturbação masculina e feminina?
Existe uma grande evolução em torno do tema e da liberdade sexual feminina, mas esse é um processo de desconstrução e todas nós estamos participando dele. O tema sempre foi mais aberto para os homens porque o sexo sempre esteve ligado ao prazer deles. Já para as mulheres, durante muitos anos, o assunto estava vinculado apenas à satisfação masculina ou à procriação.

Qual a importância da mulher se masturbar?
Em primeiro lugar, essa é uma prática sexual que pode proporcionar muito prazer. A masturbação também ajuda a aumentar a resposta de irrigação sanguínea na região do clitóris, o que contribui para que a mulher consiga aumentar sua resposta ao prazer. Se masturbar também é o melhor exercício para descobrir o próprio corpo e ter ainda mais satisfação na hora do sexo com o parceiro ou parceira. Se divertir por conta própria pode fazer com que ela se satisfaça melhor com o seu parceiro e dê um ‘up’ na sua autoconfiança e no seu desempenho entre quatro paredes.

Como o machismo interfere na sexualidade feminina?
A mulher, durante anos, teve a vida sexual ligada à reprodução ou à satisfação masculina. E isso é um reflexo da ideia de superioridades masculina que está ligada ao machismo.

Como desmistificar a masturbação feminina?
Com informação. Normalizando a abordagem do tema, esclarecendo os mitos, falando sobre o tema sempre que se fala da sexualidade feminina e inserindo essa prática em materiais que falam sobre o prazer feminino.