Home > Destaques > Lideranças tucanas apoiam governador Romeu Zema

Lideranças tucanas apoiam governador Romeu Zema

O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em entrevista concedida à imprensa, fez inúmeras considerações sobre o atual momento político e administrativo do estado.
Sobre a administração de Romeu Zema (Novo), o parlamentar avaliou como positiva a aproximação do chefe do Executivo com os deputados estaduais e destacou a equipe técnica do governo. A respeito dos primeiros meses do novo comando, Arantes diz que Zema e sua equipe são humildes. “Por essa e outras razões, o governo está evoluindo”.

Apoio tucano
Também, na semana passada, o deputado Gustavo Valadares (PSDB), líder do bloco de apoio ao governo disse que, apesar de opiniões divergentes, especialmente, da bancada federal de seu partido, os seus colegas com assento na Assembleia Legislativa apoiam a atual administração.

Valadares afirma ainda que é preciso ser realista, pois a situação no estado é gravíssima. “Não podemos ser contra Minas e deixar de dar suporte a um governador eleito legitimamente pela população, pois seria jogar contra os próprios mineiros. Aliás, Zema irá precisar não só dos tucanos, mas da confiança de muitos outros parlamentares para poder trabalhar com intuito de tirar o estado deste abismo financeiro”, salientou.

Mais investimento
Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Manoel Vitor, espera atrair investimentos para o estado devido a um ambiente favorável, em fase de implementação, a partir da melhoria no serviço de segurança, saúde e educação.

De acordo com o secretário, nesses primeiros meses foram garantidos R$ 4.845 bilhões em investimento, aporte anunciado pela Fiat, que decidiu ampliar sua fábrica em Betim. “Esse montante é 14 vezes maior se comparado ao mesmo período do ano passado. Apesar da crise econômica, Minas Gerais continua sendo o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do país e temos 20 milhões de habitantes, consumidores em potencial, para permitir atração por aqui, sobretudo na indústria de consumo”.

Recuperação fiscal
Nos bastidores da Assembleia, a grande expectativa dos parlamentares é o projeto de Recuperação Fiscal a ser enviado pelo Executivo. O assunto é polêmico e promete transformar o plenário da Casa em uma praça de guerra. A mobilização dos funcionários públicos e de entidades contra as privatizações das estatais já aponta para um completo acirramento. Na verdade, tudo não passa de hipóteses, pois de acordo com a liderança do governo, essa matéria ainda está em fase de elaboração por parte da Cidade Administrativa.

Uma possibilidade deverá se transformar em realidade: quando esse assunto for tratado, o desgaste de Zema tenderá a ser brutal com proporções maiores do que aconteceu em relação aos prefeitos municipais, nos 3 primeiros meses do seu governo.