Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Vereador sem prestígio
Desde o início deste ano, o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Henrique Braga (PSDB), bradava: “Sou candidato a senador e ninguém me desvia dessa proposta”. No entanto, agora, na hora da definição dos nomes na disputa majoritária para o pleito de 2018, o ilustre vereador sequer foi mencionado. Ou seja, para a cúpula tucana do estado, o Braga é um zero à esquerda. Tadinho dele, gente!

Tucano em apuros
O presidente estadual do PSDB, deputado federal Domingos Sávio, pode ser uma das vítimas de Aécio Neves (PSDB), caso ele resolva deixar o Senado para tentar eleger-se parlamentar federal. A base eleitoral de Sávio é a mesma de seu padrinho, ou seja, um vai terminar tomando voto do outro. O tempo anda turvo.

Ausência de periódicos
Uma constatação triste para os mineiros: é cada vez menor a presença de jornais nas maiores cidades mineiras, especialmente, as mais distantes da capital.

Aécio lembra Francelino
Em Brasília, comenta-se que, se for candidato a deputado, o atual senador Aécio Neves (PSDB) não pretende fazer comícios ou reuniões de grande porte, devido a sua situação de denunciado em diferentes processos.
Comentário único. Só para registrar: em 1970, Francelino Pereira foi reeleito o deputado mais votado de Minas sem fazer campanha. Porém, o motivo foi outro. Ele estava acamado com hepatite. Agora, Aécio quer se eleger e, por causa das denúncias, tem medo da reação do público. Isso será algo inusitado, com certeza.

Presidente do BDMG
A assessoria de imprensa do BDMG nega que o presidente Marco Crocco seja o autor da nota publicada que faz referência aos reflexos sobre possíveis privatizações do Banco do Brasil e da Caixa Economia Federal.

Manutenção do sigilo
Na qualidade de representante da Ordem dos Advogados em Minas Gerais, Luis Felipe Silva Freire, elogiou a entrada em vigor da nova lei de Proteção de Dados Pessoais. A nova legislação permitirá que pessoas que vendem informações para empresas, por meio da internet, possam ser processadas. “Espero que a lei evite que muita gente tenha o seu sigilo invadido”, pontua.

Licitações
Em debate na Câmara dos Deputados, uma nova lei de licitações promete mudar completamente a atuação no serviço público. Na avaliação do deputado federal do MDB do Maranhão Hildo Rocha, a atual legislação sobre o tema faz com que uma concorrência simples demore até 8 anos para ser realizada. “Isso é o fim do mundo”, afirma.

Prestígio de Medioli
O prefeito de Betim, Vittorio Medioli (Podemos), passou a ser consultado para se definir nomes e alianças no que diz respeito à eleição estadual e também à sucessão presidencial. “Betim se transformou na Meca da política mineira”, disse um parlamentar próximo ao prefeito.

TV nas eleições
Acostumado a opinar sobre temas políticos, o historiador paulistano Leandro Karnal disse que, apesar do crescimento das redes sociais na política, para o pleito deste ano, o horário de TV ainda terá uma grande força. “Daí, a pressão do PT e PSDB para fazerem alianças partidárias, com a finalidade de conseguirem mais espaço no rádio e televisão”, lembrou o professor.

Bolsonaro isolado
“O jogo da sucessão presidencial estava apenas em período de ensaio. Agora, quando a partida começa a ser jogada, alguns membros da equipe serão deixados para escanteio. Assim, Jair Bolsonaro vai começa a sentir a pressão de sua candidatura. Por exemplo, seu partido, o PSL, está ficando isolado e isso é ruim para o seu projeto político”, avalia o cientista político Marco Aurélio Nogueira.

Demissão em massa
Dados do IBGE confirmam que, no prazo de um ano, mais de 1 milhão de pessoas que atuavam na construção civil perderam o emprego. A culpa, segundo o instituto, é da recessão econômica.

Alckmin em apuros
Na mesma semana, em que contabilizou apoio de alguns partidos importantes para sua candidatura, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) também se viu atingido pela prisão de alguns de seus ex-auxiliares, supostamente envolvidos na corrupção relacionada à construção do Rodoanel, no entorno da cidade de São Paulo.

Esperta advogada
Ao ser convidada para se tornar candidata a vice-presidência da República na chapa encabeçada pelo presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), a advogada Janaina Paschoal pediu um tempo. Segundo pessoas próximas, ela queria saber qual o motivo dos outros nomes sondados não terem aceitado o convite. Mistério…

Recado a Anastasia
Quando esteve em Montes Claros, o tucano Antonio Anastasia ouviu do prefeito da cidade, Humberto Souto (PPS): “Se você aceitar o Aécio Neves (PSDB) em seu palanque, não conte comigo”.

Anastasia 2
Três dias depois, na cidade de Astolfo Dutra, na Zona da Mata, Anastasia apareceu em palanque exatamente ao lado do grupo de Aécio Neves, contrariando o pedido de Humberto Souto (PPS) Aí, o pessoal de Montes Claros ficou de orelha em pé. Coisas da política mineira.

Imprensa regional
“Todos os candidatos aos cargos majoritários tem por tradição realizarem visitas aos órgãos de imprensa das maiores cidades do interior quando estão em campanha política. No entanto, uma vez eleitos, não dão a mínima importância para a mídia regional”. Essa é uma reclamação ouvida, constantemente, pelos diretores e redatores desse segmento. Vamos mudar isso, gente.

Marqueteiros de Minas
Semana passada, os nomes mais comentados para atuarem na linha de frente ou mesmo nos bastidores das campanhas eleitorais deste ano foram Paulo Vasconcelos, Cacá Moreno e Almir Salles. A conferir…

Saraiva está de volta
Ex-secretário de Estado da Saúde e ex-ministro, o veterano deputado Saraiva Felipe foi, novamente, o nome de consenso para comandar o estilhaçado MDB de Minas. Ou seja, no momento de crise, o parlamentar sempre volta para tentar colocar ordem na casa.

MOC em foco
Em Montes Claros, na porta do famoso Café Galo, onde a vida de todos os políticos da região é passada a limpo, eis que alguns frequentadores mandam um recado para o prefeito Humberto Souto (PPS): “O senhor que se gaba de ter mais de R$ 100 milhões no caixa da prefeitura, por qual motivo deixa a Praça da Matriz, um dos símbolos da cidade, em estado tão degradante?”.
Em tempo: A política em Montes Claros sempre foi acirrada e muito “quente”.

País dividido?
Preocupado com o futuro do Brasil, a partir do próximo ano, o secretário de Justiça de São Paulo, Marcio Elias Rosa comentou que o ideal seria o eleitor escolher um nome para presidente que tivesse a capacidade de unir o país. “Esse antagonista ideológico pode nos levar a ter mais problemas sérios no futuro”, previu o secretário.

Senador inábil
Na avaliação de Gerson Camarotti, o senador do PT Lindberg Faria errou ao tentar politizar a denúncia de que ele teria recebido irregularmente R$ 350 mil para fazer campanha. “Esse tipo de assunto tem de ser tratado na esfera judiciária e não no segmento político”, ensinou o comunicador.

TRE-MG atuante
De acordo com recente fala do desembargador Rogério Medeiros, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais está com tudo montado para evitar que notícias falsas possam denegrir a imagem de candidatos neste pleito.