Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Qual será o nome?

Aumentam os boatos nos bastidores da ALMG em relação a um nome que pode aparecer na disputa, como vice, com o governador Fernando Pimentel (PT), representando o MDB. No entanto, foi descartada a possibilidade do nome do deputado federal Rodrigo Pacheco (MDB), o presidente da ALMG Adalclever Lopes (MDB) também é lembrado, mas existe a possibilidade da sua opção pelo Senado. Porém, semana passada, começou a circular o nome do prefeito de Juiz de Fora Bruno Siqueira (MDB) para ocupar o posto no pleito, pois Bruno teria a chance de dar uma apaziguada nas diferentes alas que têm dividido o partido. É o que comenta um antigo membro da sigla.

Cena única. Mas perante a imprensa, o prefeito juiz-forano nada comenta sobre o tema.

Medo da Praça 7

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia declarou, durante reunião do presidente Michel Temer (MDB), no Palácio do Planalto, que tem medo de andar à noite na Praça Sete, em Belo Horizonte. Segundo ela, há mais de 20 anos, costumava tomar o ônibus que descia por volta das 23h naquela praça sem o menor problema. “Hoje tenho medo de repetir esse gesto”, disse.

Política em Uberlândia

Em Uberlândia, capital do Triângulo Mineiro, o buchicho do momento é sobre a possibilidade da primeira-dama do município Ana Paula Junqueira (PP) aceitar o desafio de tornar-se candidata a deputada federal.

 Política em MOC

Na capital do Norte de Minas, Montes Claros, o tema do momento se refere a intenção do atual prefeito Humberto Souto (PPS) em incentivar a candidatura do ex-prefeito Athos Avelino (Rede) como deputado estadual, e de Gil Pereira (PP) que, depois de décadas como parlamentar estadual, poderia concorrer a uma vaga no Congresso Nacional. A conferir…

 Política na Zona da Mata

O ainda deputado federal, o fazendeiro Luiz Fernando Faria (PP), pretende abandonar o cargo para concorrer na ALMG, com um único objetivo: permanecer com foro privilegiado, já que responde a processos no Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é a avaliação no meio político.

 Política em BH

Pergunta do meio político: Se por acaso o prefeito Alexandre Kalil (PHS) aceitasse a tentação para tornar-se candidato ao governo do Estado, quais serias as suas realizações na PBH que poderiam ser exibidas ao público?

 Lobby x Corrupção

“As pessoas nunca devem confundir o lobby, com este famigerado esquema de corrupção explícito. Sou a favor da regulamentação da profissão de lobista, ela é tão nobre como as demais. Só que no Brasil, as pessoas fazem negócios escusos. Aí, é outra história”. Opinião do historiador Marco Antonio Villa.

 Lobistas II

O ex-deputado e advogado paulistano Airton Soares, ao comentar sobre a importância do lobby, lembrou que em nações desenvolvidas, esses profissionais ajudam muito no avanço dos negócios e das próprias ações públicas, inclusive nos Estados Unidos.

 Segurança sem riscos

No início da semana passada, o jornalista Gerson Camarotti afirmou: “A medida provisória criando o Ministério da Segurança Pública são favas contadas”. Ele fez esse comentário depois de ouvir líderes de todos os partidos políticos, inclusive os representantes da oposição.

 PF x Ministério Público

Com autoridade de reitor da Faculdade Zumbi de São Paulo, o mestre José Vicente, na TV Cultura, atacou: “Não adianta escamotear. Existe sim, uma briga pesada enraizada entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. A qualquer hora, esse caldeirão vai estourar”.

 PF mais poderosa

Para o filósofo Luiz Felipe Pondé, não haveria problema algum se o Congresso Nacional autorizasse a autonomia da Polícia Federal. Cuidado, sr. filósofo. Esse assunto é complicado, sô!

 Seguro caro

Uma informação divulgada por diversas entidades em Brasília começa a circular na internet indicando que o Brasil tem o seguro, em geral, mais caro do mundo. Será?

 Presidente corrupto

Sem meias palavras, a jornalista Cristiana Lôbo disse, na semana passada, que Michel Temer está “tatuado” como cidadão ligado à corrupção. Corajosa essa comunicadora, não é mesmo gente!?

 Candidatura nanica

Quando esteve em Belo Horizonte, o pré-candidato a presidente João Vicente, filho do ex-presidente da República João Goulart não conseguiu reunir mais do que 50 pessoas. Isso incluindo a cúpula do Partido Pátria Livre, em Minas. Ou seja, um partido nanico, sustentando uma candidatura que será nanica.

 PTB x PT

Mesmo sem uma palavra final em relação ao pleito estadual, o presidente do PTB mineiro, deputado Dilzon Melo atalha: “com certeza o nosso partido irá apoiar um candidato que venha de oposição ao PT. Chega desse povo no governo”, comentou.

 Contagem x BH

Por enquanto, ainda não encontraram alguém que pudesse servir de intermediador, de um diálogo, entre os prefeitos de Contagem e Belo Horizonte, respectivamente, Alex de Freitas (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS). Ambos estão sem falar há quase um ano. Ave Maria, gente!

 Financiamento do BNDES

Experiência não falta ao ex-deputado e empresário Emerson Kapaz ao observar que a decisão do governo federal, de autorizar o BNDES a financiar obras de presídios nos Estados brasileiros, é uma boa ação. No entanto, o projeto merece ser vigiado de perto para não acontecer maracutaia.

Segurança nacional

“Paralelamente à criação do Ministério da Segurança Pública, é preciso criar legislações para que o projeto ofereça um modelo de segurança ao povo brasileiro. Com essas atuais leis, tudo não vai passar de boa intenção”, diz o jornalista Merval Pereira.

 Ainda sobre segurança

Ao fazer comentários sobre o recém-criado Ministério da Segurança Pública, o presidente da OAB de São Paulo, Marcos Costa, disse: “As ações de segurança que visam conter a violência, são essências, mas na sequência é preciso montar um esquema de ação social, envolvendo especialmente saúde e educação, como forma de garantir o sucesso da empreitada”.

 Anastasia solidário

Deputados do Partido Progressista (PP) estão forçando o presidente da sigla, ex-governador Alberto Pinto Coelho a abandonar o cargo no partido. No entanto, dizem que uma das primeiras ligações que ele recebeu de solidariedade foi do senador Antonio Anastasia. O mesmo não aconteceu da parte de Aécio Neves que, possivelmente, está por trás dessa trama.

 Mimos ou corrupção?

Quando o deputado aceita um convite para assistir a uma corrida de Fórmula I, recebe de bom grado. Quando é um convite para um grande show, não é corrupção? Indagam os jornalistas da crônica política de Brasília. Quem se habilita responder?

 Ministro contra ministro

Está feito o desafio da jornalista Natuza Nery. Ela quer saber quem se habilita em empunhar a bandeira de paz para apartar a briga entre os ministros Gilmar Mendes e Luiz Barroso. Alguém aí topa?

 Ano de eleição

Este ano tem eleição na Fiemg, Faemg e, ainda por cima, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

 Presidente isolado

Na opinião de pensadores de Brasília, as medidas tomadas pelo governo federal sobre à intervenção militar do Rio tem o objetivo de tirar o governo do isolamento. Isso tudo tem sido feito para que Temer (MDB) não seja comparado a Sarney que, quando era presidente, não achava nomes sequer para ocupar alguns ministérios, tamanho era seu desprestígio nacional.

 Candidato desconhecido

Quando participou do programa Mundo Político, da TV Assembleia, o deputado Antônio Jorge (PPS) elogiou as qualidades do pré-candidato a governador Rodrigo Pacheco (MDB), mas acrescentou: “Digo isso por informações de terceiros, pois não o conheço suficientemente bem para saber qual é o seu projeto político”.

Policiais corruptos

Responsável pela intervenção militar na Segurança do Rio, o general Walter Braga Netto apresenta uma postura firme contra policiais corruptos, que devem se juntar aos bandidos e irem todos para a cadeia. Essa atitude merece o apoio de toda comunidade do Estado, especialmente das autoridades do Judiciário. Foi o que disse o apresentador de TV e jornalista Marcelo Tas.