Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

Na foto: Um dos mais antigo produtores cultural de Belo Horizonte em atividade, Carlos Marcos Leite, o Canela, do alto dos seus 67 anos, continua fazendo o que mais gosta: promover shows. De uns tempos pra cá, ele assessora o Status Café Cultura e Arte, na Savassi
ROCK PESADO NA IGREJA DE LOURDES – Fui assistir a um casamento outro dia nesta basílica e fui surpreendido com um rock pauleira no início da cerimônia, quando os padrinhos adentraram ao templo. A mesma música foi tocada no momento em que os noivos e padrinhos deixaram o altar. A canção foi tocada, ao vivo, com bateria de roqueiro e tudo. Eu olhava para a imagem de nossa senhora de Lourdes, que com seu jeito angelical, pedia uma música suave. Não consegui pensar em outra coisa a não ser nas mudanças que foram introduzidas na igreja católica, que assustam a aqueles acostumados a suavidade das canções de missas e casamentos. No mesmo fim de semana, Dom Walmor, arcebispo de BH, inaugurou uma nova basílica em sua arquidiocese: a de Nossa Senhora da Piedade, no alto da Serra, mas com músicas angelicais.

PUNIÇÃO PARA IDOSOS – Acho que todo jovem deveria, a partir do primeiro emprego, abrir uma caderneta de poupança que chamaria saúde, usada apenas em caso de doença, depois de completar 60 anos. É incrível como as pessoas são “punidas” depois de aposentadas e ainda recebem ameaças dos planos de saúde que querem aumentar a mensalidade quando eles chegam a essa faixa-etária. O Superior Tribunal de Justiça vai resistir ao desejo dos planos de saúde. De acordo com os ministros, o projeto do jeito que foi elaborado é uma afronta a jurisprudência criada pela própria Justiça.

BERNARDO PAZ, o criador do Instituto Inhotim, que foi condenado à prisão por usar a instituição para lavagem de dinheiro, conseguiu autorização para captar, via Lei Rouanet, mais de R$ 35 milhões. Segundo Marcelo Leonardo, advogado de defesa de Paz, os recursos da Lei Rouanet nada tem a ver com o processo de condenação.

FARMÁCIA TAMBÉM – O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo está tentando junto ao ministro da Educação, Mendonça Filho, a mesma moratória, que está impedindo a criação de novos cursos de medicina, para ser aplicada também na criação de novas faculdades de farmácia. Para o presidente do conselho Pedro Eduardo Menegasso, é um absurdo o governo não tratar as outras áreas de saúde com a mesma isonomia.

O GOVERNO DE MINAS, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), deve encerrar 2017 com dez novas unidades da Central de Autônomos em Minas Gerais. Na Central são disponibilizados à população profissionais autônomos nas áreas de faxina, auxiliar de serviços gerais, lavadeira, passadeira e cozinheira. Além de Belo Horizonte, três centrais já estão em funcionamento nas cidades de Betim, Patrocínio e Três Corações.

DA COCHEIRA

O prefeito Alexandre Kalil (PHS) tem que ficar atento. A BH Aiport, que administra o Aeroporto de Confins, está usando de todas as armas para impedir que as companhias aéreas operem na Pampulha. O prefeito deveria usar como exemplo a operações do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a do Santos Dumont no Rio, que em nada afetam os aeroportos de Guarulhos e Galeão.

Uma ala importante do PT deseja que o partido refaça a coligação com o PMDB, mas querem outro nome para fazer parte da chapa com Pimentel. O deputado Fábio Ramalho – não se sabe ainda se ele aceita, mas é a figura mais falada para ser companheiro do governador na reeleição. Com a ida de Mauro Lopes para um ministério, sobraria uma vaga para a candidatura de deputado federal para Adalclever Lopes, que não estaria concorrendo com seu pai, que não vai disputar reeleição.

Antônio Júlio é o nome mais lembrado no PMDB para disputar uma vaga no Senado. Foi presidente da Assembleia, com fácil trânsito entre seus companheiros e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM). Tudo que ele construiu facilita sua candidatura.

A bancada mineira, que sempre teve nas mineradoras sua fonte de financiamento de campanha, fez o dever de casa e conseguiu aumentar o royalty do minério para 3,5% do faturamento bruto. Para os municípios mineradores foi uma vitória!

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 26 de novembro
Jornalista Márcio Dotti
Jornalista Walter Luiz de Oliveira
Sra. Vera Victor – mulher do deputado Patrus Ananias
Padre Nereu de Castro Teixeira

Segunda-feira, 27
Tonico Brandão, ex-prefeito de Brumadinho
Fernando Bracarense
Ex-deputada Maria Lúcia Cardoso

Terça-feira, 28
Radialista Nascimento Filho
Julia Lucas Diniz Ferreira
Flaviana Cristina Anum

Quarta-feira, 29
Delegado Eduardo Alberto Pinto
Advogado Ari de Almeida
Jornalista Jardel Gama

Quinta-feira, 30
Chamone Nacif Junior
Rilde Nunes
Adiel Anacleto – Contagem

Sexta-feira, dia 1º de dezembro
Expedito Augusto Diniz
Patrícia Lages Aleixo
Fabricio Camilose

Sábado, dia 02
Dia Nacional do Samba
Cavaquinista Ausier Vinicius
Antônio Sérgio- Mercado Central

A todos, os nossos parabéns!