Home > Esporte > BH sedia I Campeonato Mineiro de Pole Dance

BH sedia I Campeonato Mineiro de Pole Dance

Uma modalidade que envolve muita força e, ao mesmo tempo, delicadeza e sensualidade nos movimentos. É assim que podemos definir o pole dance, esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos. Em uma pesquisa rápida no Google, esta repórter encontrou 10 locais que ensinam a dança na capital mineira. E foi pensando justamente nessa popularização que Belo Horizonte irá sediar o Primeiro Campeonato Mineiro de Pole Dance.

O evento acontecerá no dia 11, das 14h às 20h, no Teatro Santo Agostinho e terá como principal objetivo divulgar e fortalecer a prática da modalidade. “Queremos valorizar os atletas de Minas, reunindo e compartilhando suas performances na própria região, além de dar a oportunidade aos alunos de participarem de uma competição e formar um público apreciador”, ressalta Taís Daher, uma das organizadoras do evento e praticante do pole dance.

O campeonato contará com sete categorias: feminino principiante, amador, semi-profissional, profissional, duplas, masculino amador e profissional, sendo que os dois últimos grupos farão uma performance artística e não competitiva. Os prêmios para o primeiro, segundo e terceiro lugares femininos são troféu e vale-compras de patrocinadores de até R$ 1.000 e para o masculino, haverá uma gratificação para o melhor no geral.

Taís está animada para a competição. “As expectativas são altas! Os pole dancers são talentosíssimos e passaram por um rigoroso processo seletivo. Será um evento de grande valor para os praticantes e apreciadores da modalidade”.

A estudante Andreza Rosa irá participar da competição na categoria amador. Ela conta que conheceu o pole dance aos 17 anos, mas o seu primeiro contato com o esporte não foi bom. “Posteriormente, vi o vídeo de uma mulher dançando e fiquei encantada. Foi minha inspiração para recomeçar. Busquei estúdios em BH e, para minha felicidade, tinha um no meu bairro. Não pensei duas vezes, marquei minha aula experimental e consegui fazer muitos movimentos. Assim descobri que era aquela a atividade que eu queria para vida”.

Para a apresentação no campeonato, Andreza espera dançar da mesma maneira que faz em casa. “Quero poder mostrar para as pessoas que pole dance vai além de uma atividade esportiva ou de uma dança sensual”.

Homem no pole dance
Engana-se quem pensa que pole dance é uma modalidade exclusiva para mulheres. Marcelo Garcia será um dos homens que fará apresentação no campeonato mineiro. Ele conta que o primeiro contato com o esporte foi em 2015, quando assistiu uma apresentação na Virada Cultural.

Na época, eu fazia um curso de interpretação e precisei elaborar o mapeamento de um personagem que faria alguma atividade mais exótica. Coincidentemente, conhecia um cara que fazia pole dance e resolvi fazer uma aula experimental, que se transformou em aulas por um mês para estudo da atividade até que, por fim, estava completamente apaixonado”.

Garcia conta que o que mais chamou atenção na modalidade é a forma como transita entre o esporte e a arte, limites de força, flexibilidade e propriocepção corporal. “Conheci mais variantes do pole dance, inclusive com teatro, o que me deixou ainda mais entusiasmado. Achei desafiador fazer parte dessa onda de valorização do esporte enquanto atividade que pode ser praticada por todos perfis de pessoas (para qualquer idade, sexo ou biotipo)”.

Para a apresentação que fará no campeonato, o artista revela que será uma mistura do que tem estudado no teatro e na dança. “Sempre gostei de performances com apelo visual, então venho trabalhando em criar uma apresentação mais livre e despretensiosa, mas que reflita um pouco da minha arte”.

[table “” not found /]