Entre os dias 15 e 17 de setembro acontecerá a 30ª edição do Iron Biker Brasil, uma maratona em mountain bike. O evento será realizado na cidade de Mariana, região Central do Estado, e vai receber mais de dois mil atletas de todo o Brasil.
A prova será disputada em dois dias e terá 36 modalidades. Os atletas vão se reunir para disputar o circuito completo e o reduzido, com largadas marcadas para às 8h e 8h45, respectivamente, na Praça Gomes Freire (Jardim). O evento é aberto ao público e terá transmissão em tempo real via redes sociais da competição.
“Nós temos duas belas datas para comemorar: os 30 anos do Iron Biker e os 10 anos consecutivos de realização da prova em Mariana. É algo que nos deixa extremamente felizes e orgulhosos porque, sem dúvida alguma, essa consistência da realização da modalidade na cidade deu ao evento raízes ainda mais fortes. Conseguimos transferir esse pertencimento da competição para o município”, ressalta Lucas Fonda, um dos organizadores do evento.
Ele explica ainda que Mariana é a sede oficial do Iron Biker Brasil, porque é o cenário perfeito para a prática do mountain bike pela sua geografia. “A expectativa para realização do evento está alta e temos certeza de que a edição deste ano será ainda mais energizada e eletrizante. Já estamos contando os dias para a grande disputa”.
A premiação contará com medalhas, troféus para os cinco primeiros colocados de cada um dos 26 grupos individuais e para as nove categorias de duplas, além da bonificação em dinheiro para as equipes Elite (masculino e feminino), valores que vão de R$ 1 mil a R$ 4 mil.
Histórico
O “Iron Biker Brasil – o Desafio das Montanhas” nasceu em 1993, com um percurso inicial de 90 km saindo de Ouro Preto, passando por Itabirito e chegando em Belo Horizonte. Naquele ano, 300 atletas participaram. Posteriormente, o formato da competição foi alterado para o modelo de maratona, onde o primeiro a cruzar a linha de chegada vence a etapa.
Segundo a organização, o impacto positivo dessa parceria entre Iron Biker Brasil e a cidade de Mariana é visível em diversos aspectos, inclusive, econômico. “O município vai receber competidores e turistas de todo o país, durante o fim de semana do evento, sendo um forte elemento econômico que, para este ano, já está com 100% de sua rede hoteleira ocupada”.
“Mariana, hoje, é considerada a capital nacional do mountain bike. Isso é magnífico. O nosso objetivo é fortalecer, cada vez mais, o ciclismo como uma fonte de faturamento. Geração de renda é sinônimo de promoção social. Na verdade, é também promoção cultural, mas, acima de tudo, turística”, declara o prefeito de Mariana, Celso Cota (MDB).
O secretário de esportes, Gustavo Gomides, destaca que a cidade recebe um número muito maior do que os dois mil atletas. “Recebemos os familiares dos esportistas e os entusiastas que, às vezes, não participam da prova. Então, toda a nossa região dos Inconfidentes vem prestigiar esse grande evento esportivo. O nosso município fica lotado”.
Segundo Liege Walter, atleta marianense que participa do evento desde 2007, a competição influencia a carreira de vários esportistas por tudo que representa no cenário esportivo nacional. “Eu sou muito fã da prova, cresci acompanhando e participando do Iron Biker Brasil. Mariana é referência em gerar novos talentos, temos vários nomes aqui que começaram nas categorias de base e já foram para a elite. Todos, em nossa região, começaram tendo a prova como referência”.