Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Petistas e Kalil
O comitê central da campanha Lula (PT) e Kalil (PSD) está funcionando na Rua Rodrigues Caldas, região Sul de Belo Horizonte. No dia da inauguração, apenas os deputados petistas compareceram em massa, enquanto o PSD se fez representado apenas pelo parlamentar estadual Cássio Soares.

Comitê de Zema
O escritório da campanha do candidato à reeleição Romeu Zema (Novo) está situado em um andar inteiro do luxuoso prédio do Shopping 5ª Avenida, na Savassi. No entanto, até hoje, ninguém viu Zema por lá. Ele, segundo consta, sempre chega diretamente pela garagem, sem contato com o público.

Candidato irritado
Sem poder participar diretamente dos meandros da campanha do governador Romeu Zema (Novo), o candidato ao Senado, Marcelo Aro (PP), tem reclamado da falta de sintonia com o grupo do qual ele faz parte, diante da aliança entre PP e o Novo. Coisas da política mineira.

Política em MOC
Em Brasília, assessores da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda comentam que, quando ele esteve em Montes Claros recentemente, o prefeito Humberto Souto (Cidadania) não compareceu ao evento e enviou um vídeo. Ou seja, o grupo do presidenciável não ficou satisfeito.

Cemig x São Paulo
Ex-deputado federal, ex-presidente da Eletrobras e ex-diretor da Cemig, Aloísio Vasconcelos continua sendo um ferrenho crítico contra a atual administração da Companhia Energética de Minas Gerais que, segundo ele, está eivada de paulistas em cargos estratégicos, mesmo depois de censura sobre esses assuntos anos a fio.

Viana, a surpresa?
Nos meandros da imprensa mineira, os comentários apontam para um possível crescimento da preferência dos eleitores pelo nome do candidato ao governo de Minas, Carlos Viana (PL). Essa observação foi revelada por parte dos profissionais que fazem a cobertura política dos demais nomes.

Danilo de Castro
O deputado federal Rodrigo de Castro (União Brasil) está em plena campanha à reeleição. A novidade é que ele foi do PSB durante mais de uma década e, agora, o seu pai Danilo de Castro, tido como um dos grandes articuladores políticos de Minas, fica dividido entre os dois partidos: PSDB e o União Brasil.

Sucessão para a PBH
O grupo de pessoas ligadas ao megaempresário Rubens Menin tem verbalizado que o nome do jornalista Eduardo Costa está inserido no segmento político. Sendo assim, seu próximo passo será, sem dúvida, uma candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte daqui 2 anos.

De Brasília para Betim
O grupo de jornalistas políticos da Câmara Federal informa: “O presidente Bolsonaro (PL) quer uma espécie de linha direta para ter um contato mais próximo com o prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PSD)”.

Preocupação com a Amazônia
Ao avaliar os assuntos relacionados ao desmatamento da Amazônia, o ex-deputado federal Airton Soares comentou: “Para acabar de vez com esse fuxico, o ideal seria o governo federal delegar às Forças Armadas o poder de cuidar do tema em definitivo, evitando que a dilapidação da região continue acontecendo, mesmo com o atual sistema de fiscalização”. Cena única – O comentário de Soares foi feito enquanto participava de um programa na TV Cultura.

Benefícios fiscais
Em época de campanha eleitoral majoritária, sempre surgem discursos de candidatos dizendo que, se eleitos, irão acabar com os denominados benefícios fiscais. Mas, na avaliação do comentarista Carlos Alberto Sardenberg isso não passa de mera bravata, até porque, o poder e o lobby dos interessados nesse assunto são enormes.

Policiais federais
Em Brasília, o ar é pesado contra o Palácio do Planalto. Tudo por conta da promessa não cumprida de garantir o aumento salarial dos representantes da instituição. Isso ainda pode dar xabú, viu? É o que se comenta por lá.

Guedes, o ministro?
Quando esteve em Minas, semana passada, o presidente Bolsonaro (PL) não poupou elogios ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Isso aconteceu no momento em que, no meio econômico, fala-se muito da falta de habilidade de Guedes no que se refere ao controle fiscal do país. Para estes especialistas, a situação financeira do governo para o próximo ano é preocupante. A conferir…

Meio ambiente
O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o médico Gonzalo Vecina Neto, disse que continua esperando os projetos dos candidatos à presidência com relação ao tema do meio ambiente. Para ele, isso é fundamental no sentido de haver um compromisso para quem for eleito. “Se eles não se comprometem agora, é porque nada irão fazer depois de eleitos”, dispara.

Eleitor mineiro
Ao retornar a Brasília, vindo de Juiz de Fora, o presidente Bolsonaro (PL) sentenciou: “Quero que façam uma programação intensa de viagens a Minas Gerais em diferentes regiões, pois desejo convencer o eleitor a votar em mim, ao invés de Lula (PT).

Sugestão para Petrobras
“Os países desenvolvidos sempre tomam a decisão de estocar combustível para regularizar os preços e, também, por uma questão estratégica. Assim, a Petrobras, para se livrar dessas oscilações internacionais, só vai ter sossego quando também adotar o mesmo sistema”. Opinião do economista Ricardo Sennes.

Razão e emoção
Para o filósofo Luiz Felipe Pondé, a vida é uma subida e descida permanente, uma espécie de coreografia entre razão e emoção.

De olho no Brasil
Dados divulgados pela imprensa internacional apontam que o mundo, especialmente os países democráticos, está de olho no processo eleitoral brasileiro.

Sem agressividade
Nas imediações do gabinete do presidente do Senado em Brasília, Rodrigo Pacheco (PSD), os comentários políticos correm solto. Recentemente, o grupo político de Lula (PT) teria enviado mensagens para Ciro Gomes (PDT) com objetivo de se evitar agressões mais contundentes entre eles, tendo em vista a possibilidade de uma aliança no segundo turno. Será que esse pacto vai funcionar, gente?