Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Governador x Imprensa
Ao longo de 2 anos e meio de administração, o governador Romeu Zema (Novo) tem sido diferente em relação aos seus antecessores em muitos aspectos, inclusive no que se refere à convivência com a imprensa. “A impressão é que ele tem medo de se aproximar da mídia”, comentam especialistas. Por enquanto, a prioridade dele é atuar firme nas redes sociais. Ou seja, para haver mudança na comunicação oficial do governo, tudo vai depender da própria intenção do mandatário em mudar de hábito.

Política em MOC
O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania) pode, a qualquer momento, anunciar a decisão de promover mudanças no seu secretariado, cuja demissão poderá ser extensiva a alguns cargos do segundo escalão. Isso é o que se comenta nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Banqueiro insaciável
O banqueiro (leia-se BMG), Ricardo Guimarães, tem dito a amigos que não vai sossegar enquanto não conseguir autorização da Prefeitura de Belo Horizonte para lançar um loteamento na cobiçada mata, anexa a Serra do Curral, após o bairro Belvedere, uma das regiões mais nobres da capital mineira. Até então, a pretensão dele tem sido travada pelas autoridades do meio ambiente, mas como seu poder de persuasão é enorme, não se sabe até quando essa resistência vai ser levada a efeito.

Fora da disputa
No Sul de Minas, onde é conhecido politicamente, já circula a informação indicando que o atual presidente do Sebrae Nacional, o ex-ministro Carlos Melles, desta vez não será candidato a deputado federal. E aguardar para conferir…

MDB contra Zema
A bancada do MDB na Assembleia Legislativa conta com 7 parlamentares. O grupo tende a ficar contra o projeto político do governador Romeu Zema (Novo) no próximo ano. Isso é o que tem sido demonstrado pelo líder Sávio Souza Cruz.

Política em Uberlândia
Quando assumiu o governo de Minas, o então governador Tancredo Neves transformou o Palácio da Liberdade em uma espécie de templo da política brasileira por onde circulou, por meses a fio, proeminentes nomes de prestígio nacional. Agora, guardadas as proporções, está acontecendo o mesmo em relação ao prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP). É que, por conta do período eleitoral de 2022 se aproximando, ele tem recebido emissários e telefonemas a todo o instante querendo saber sua posição no que se refere à disputa.
Cena única – Só para rememorar: Uberlândia é o segundo colégio eleitoral do estado.

Deputados acomodados
Devido à pandemia, ao longo de um ano, o plenário da ALMG tem funcionado quase que pelo sistema de votação à distância para manter o isolamento. Mas como o processo deu certo, agora tem parlamentares querendo ficar apenas no esquema de participação remota. Vamos trabalhar direito, gente.

Nely x Kalil
Segundo os jornalistas da crônica política, não se deve convidar para uma mesma mesa o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), e a presidente da Câmara Municipal, Nely Aquino (Podemos). Coisas da política mineira.
Comentário único. Conforme os mesmos jornalistas, Nely já se acertou com o grupo da Cidade Administrativa, se ligando, assim, ao projeto de Zema em 2022. E olha que ela, para chegar à presidência da Casa, contou com apoio de muitos vereadores ligados ao prefeito. Isso ainda vai dar xabú.

Sucessão presidencial
Indagado por representantes da imprensa nacional, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e líder do governo no Senado disse: “Não adianta falarmos sobre sucessão presidencial agora. Até o ano que vem, vai acontecer um verdadeiro balé político, com um entra e sai de parlamentares em partidos diferentes”.

Barnabés sem máscara
Segundo apuração dos jornalistas encarregados da cobertura diária ao Palácio do Planalto, está em vigor uma orientação vinda do gabinete da presidência de que os funcionários graduados, especialmente os que servem próximo ao chefe da nação, estão proibidos de circularem de máscara de proteção contra a COVID-19. Cruz credo, gente!?

Problemas no Judiciário?
Semana passada, na porta do famoso Café Nice, Centro de BH, advogados disseram em alto e bom tom: “Tem um desembargador mineiro e também um juiz de primeira instância que estão despachando os seus processos de maneira virtual, diretamente dos Estados Unidos”. Eles, no entanto, não quiseram revelar os nomes, mas prometem fazê-lo em breve. Aguardemos, não é mesmo, gente!?

CPI sem importância
Na avaliação dos matemáticos políticos de Brasília, a CPI da COVID-19 não tem demonstrado força para promover um estrago maior nos meandros do governo federal. Está havendo muito disse-me-disse, sem um objetivo. “Não tem potencial de patrocinar uma ruptura política”, dizem os especialistas. Mas, de uma hora para outra, tudo pode mudar.

Ministro na berlinda
De acordo com comentários do jornalista global Merval Pereira, as últimas aparições do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, inclusive a sua fala junto aos membros da CPI da COVID, deixaram os bolsonaristas irritados. Com isso, os dirigentes do Palácio do Planalto já olham atravessado para o ministro. Será ele a próxima vítima? Aguardemos os próximos capítulos.

Ator x Governo
Já o historiador Marco Antonio Villa, ao comentar a respeito do falecimento do ator Paulo Gustavo, considerou que, por ter sido motivada pela COVID, a morte do humorista pode trazer consequência para a popularidade do presidente da República devido ao retardo no processo de vacinação em todo o país.

Prestígio do Temer
Paulatinamente, o ex-presidente Michel Temer vai se desvencilhando dos processos na Justiça e, dia a dia, começa a demonstrar prestígio nos bastidores da política nacional. Ele, inclusive, já é consultado a todo o momento sobre temas complexos e pode auxiliar na eleição para a Presidência da República, uma vez que comanda o MDB, um dos maiores partidos políticos brasileiros.