Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Sucessão em BH

Relativamente à sucessão de Belo Horizonte, os especialistas dizem que as últimas enchentes vão impactar negativamente na candidatura de Alexandre Kalil (PSD) à reeleição, assim como aconteceu com a queda de popularidade do ex-prefeito Marcio Lacerda, quando, pouco antes da Copa do Mundo, um viaduto desabou na Avenida Pedro I, na região da Pampulha. Coisas da política…

Eleição em MOC

Nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) circulam informações indicando que o deputado Gil Pereira (PP) estaria interessado em participar da sucessão em Montes Claros. O parlamentar tem fortes ligações com o atual prefeito Humberto Souto (PPS). Então, a ordem é aguardar para ver o que vai acontecer.

Política em Brumadinho

Não convidem para a mesma mesa o governador Romeu Zema (Novo) e o prefeito de Brumadinho, Neném da Asa (PV). Nesse encontro pode acontecer troca de farpas e, inclusive, palavrões. O prefeito, nas redes sociais, anda desacatando o chefe do Executivo mineiro. Xiiii!

Sucessão em Lagoa Santa

Em Lagoa Santa, uma das emblemáticas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, o assunto político toma conta das rodas de conversas nas principais praças. Certo mesmo é que o ex-prefeito Genesco Aparecido (MDB) está se preparando para bater de frente com o atual chefe do Executivo Rogério Avelar (PPS). Vai ser um duelo de gigantes!

Eleições em BH

Duas eleições prometem movimentar os meandros de Belo Horizonte: a primeira diz respeito a escolha do presidente do Tribunal de Justiça, prevista para o final de abril, e a segunda, em data a ser marcada, é a eleição da nova diretoria do Automóvel Clube de Minas, local frequentado pela elite mineira.

Proliferação partidária

Especialista em direito eleitoral, a advogada Edilene Lobo afirma que os grandes partidos vão se beneficiar com a cláusula de barreira, pois a criação de novas siglas será algo muito complexo. Para ela, até os pequenos partidos e de cunho ideológico vão ter dificuldade de sobreviver. “Enquanto isso, os maiores tendem a se eternizar”, disse.

Política X Crime

A afirmação veio do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, (PSDB): “Muitos políticos do Rio de Janeiro são eleitos com o apoio do crime organizado. Espero que essa moda não se espalhe pelo Brasil”, dispara. Cruz credo, gente!

Governador fraco

“O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), é fraco em todos os sentidos, seja como político ou administrador. E, para conquistar popularidade, fica buscando frases de efeito. É um ridículo”. Palavras do advogado e ex-deputado federal Airton Soares.

Fim do Enem?

Na avaliação do professor e historiador Marco Antonio Villa, a recente falta de seriedade na aplicação das provas do Enem só pode ter dois objetivos: acabar de vez com o programa ou revelar a incompetência da cúpula do Ministério da Educação. “Essa gente do MEC deveria ser afastada para o bem do serviço público”, concluiu.

Projetos sociais

Está faltando definição do governo federal para incluir mais de 500 mil pessoas no “Bolsa Família”. E aí, o presidente da República, Jair Bolsonaro, fica falando que vai apoiar os programas sociais, porém, sempre adia uma decisão importante sobre o assunto. Opinião da jornalista Cristiana Lôbo.

Desgaste do governo

De acordo com a observação do jornalista Gerson Camarotti, essa indecisão a respeito dos programas sociais está gerando muito desgaste político para o Planalto. Por isso, nos próximos dias, eles devem ser a prioridade do presidente para evitar ainda mais munição para os adversários.

Rio X Brasília

Os jornalistas políticos de Brasília comentam que é cada vez mais complicado o contato entre o governador Wilson Witzel e o presidente Jair Bolsonaro, pois o governador tem jogado contra o projeto político do Planalto. Tudo isso não teria tanto problema, se não fosse a extrema dependência dos cariocas em relação ao cofre do poder central.

Os ricos e os impostos

Ao tomar conhecimento de informações indicando que o governo federal precisa aumentar a arrecadação para poder pagar as contas em dia, sem necessidade de elevar o rombo fiscal, o filósofo Luiz Felipe Pondé assegurou: “Basta majorar a carga de impostos dos ricos, inclusive sobre as heranças milionárias. Esse é um procedimento comum nos países desenvolvidos, até mesmo nos Estados Unidos”.

Sem projeto

O projeto da reforma Tributária está dividindo os bastidores da equipe econômica do governo. De acordo com a jornalista Vera Magalhães, o grupo está “batendo” cabeça sobre a matéria. Enquanto isso, dois projetos a respeito do mesmo tema avançam no Congresso Nacional”, garante a comunicadora.

Cadê a tecnologia?

O jornalista Carlos Alberto Sardenberg, especializado em economia, diz que o Brasil está começando a se projetar melhor no mercado econômico mundial. Porém, no que se refere ao desenvolvimento tecnológico, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Ano eleitoral

A ordem no Palácio do Planalto é enviar todas as reformas de interesse do governo nos próximos dias para a Câmara dos Deputados. Na avaliação da assessoria política, a partir de 30 de maio, o plenário da Casa não vai votar mais nada, afinal os deputados estarão envolvidos com as eleições municipais. “O problema é que, neste curto espaço de tempo, é difícil dar vazão a tantos temas, mas o pessoal da Presidência da República sempre soube disso”, comentam os especialistas.