Poder de Lessa
Amigo de uma enorme gama de autoridades influentes, inclusive o prefeito Fuad Noman (PSD), o empresário Rubens Lessa vai ser polido para disputar a presidência da poderosa Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Esse assunto já foi debatido em algumas oportunidades, tanto nos meandros empresariais de BH, quanto em Brasília.
Sindicato definhado
A pandemia mudou as coisas no mundo todo. Em Belo Horizonte, o então famoso Sindicato da Construção Pesada, respeitado por todo o segmento produtivo, já não tem a mesma capilaridade de outrora. Carece de um longo trabalho da atual diretoria para melhorar a sua imagem.
PT dividido em Minas
Tanto em Brasília quanto em Minas, se comenta nos bastidores a enorme facilidade de divisão entre os deputados federais petistas. Assim, os parlamentares Patrus Ananias, Reginaldo Lopes, Padre João, Paulo Guedes e outros membros da sigla, atuam cada um para o seu lado. Isso ficou demonstrado na sucessão de Belo Horizonte, quando o então candidato Rogério Correia ficou completamente isolado do grupo.
Bolsonarismo em declínio
Claro que a direita mais rígida dirá o contrário, mas a recente vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à capital mineira, com a finalidade de apoiar a candidatura de Bruno Engler, não lembra em nada as suas últimas passagens por aqui, quando as pessoas iam ao delírio.
Pastores evangélicos
“Está havendo um cansaço dos eleitores ligados a diversas denominações evangélicas. Muitos fiéis já não querem mais apenas dizer sim aos pastores na hora de votar em candidatos pelo Brasil afora. Isso prova que os dirigentes religiosos não são os donos dessas pessoas”. Opinião do jornalista e presidente da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira.
Afilhados de Kalil
Terminou o pleito eleitoral de Belo Horizonte, e alguns detalhes de bastidores chamam atenção. Por exemplo, muitos afilhados do ex-prefeito Alexandre Kalil se mantiveram nos postos até o final da peleja, sob o comando de Fuad Noman (PSD). Ou são espertos demais ou fazem parte de algum tipo de “ajeito” político.
Secretário número um
Poucos são os auxiliares do Executivo mineiro que ajudam a propalar positivamente a imagem do governador Romeu Zema (Novo). Uma das exceções é o titular da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, que sempre marca presença nos maiores eventos do segmento.
Agricultura sem comunicação
Ninguém questiona a capacidade administrativa da atual direção da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Mas o sisudo presidente Antônio de Salvo não é um exemplo de simpatia com a imprensa mineira.
Eleição na OAB
Começam a surgir os candidatos e informações com relação à eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Regional Minas Gerais. Acredita- -se que o pleito tem um grau de influência das famílias dos advogados votantes: a turma ligada a Raimundo Candido Filho e também de Marcelo Leonardo, cujo filho, Sergio, é o atual presidente.
Tribunal de Contas
Os nomes dos deputados Tito Torres (PSD), Alencar da Silveira (PDT) e Thiago Cota (PDT), sempre aparecem nas sondagens para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Existem três vagas a serem preenchidas até o final de dezembro. A ver.
Eleitores da “direita”
Ao fazer uma análise do resultado das urnas, a jornalista Ana Flor comprovou uma dose de dificuldade dos candidatos com perfil mais conservador de conquistar votos, especialmente nas grandes cidades. “O limite da extrema-direita não passa da média dos 25%”, salienta.
Direita e o povão
Relativamente ao denominado voto ideológico, o ex-deputado Emerson Kapaz comenta: “o grupo mais alinhado à direita e extrema- -direita tem dificuldade de se comunicar com o povão”.
De pai para filho
O filósofo Luiz Felipe Pondé disse que a sociedade em geral tem se portado cada vez mais com um viés de violência, o que termina reverberando junto aos filhos, especialmente perante crianças e adolescentes.