Home > Esporte > Corrida no circuito oval de Curvelo fecha temporada da NASCAR Brasil

Corrida no circuito oval de Curvelo fecha temporada da NASCAR Brasil

Foto: Clayton Medeiros/SIGCom

A cidade de Curvelo, na região Central de Minas, será a sede da última etapa da NASCAR Brasil Series. Entre os dias 16 e 17 de novembro, a categoria disputará provas no traçado de 1.250 metros, construído dentro do complexo do Circuito dos Cristais. Este é o primeiro circuito oval do Brasil, com uma inclinação de 16 graus em uma das curvas. Será a segunda vez que a categoria correrá no Estado. Em junho, o Autódromo Potenza, localizado em Lima Duarte, foi a sede da quarta etapa do campeonato.

A prova em Curvelo contará com três corridas válidas pela Special Edition, cuja pontuação definirá os campeões deste torneio nas categorias NASCAR Brasil e Challenge. As divisões também terão seus vencedores conhecidos no Overall, que combina as pontuações do Campeonato Brasileiro e da Special Edition.

O diretor-geral do complexo Circuito dos Cristais, Marco Túlio Ferreira dos Santos, destaca que, além da etapa da NASCAR Brasil no circuito oval, no mesmo fim de semana acontecerão provas da Copa Truck e da Copa HB20 no traçado misto. “A expectativa é de uma grande festa, que coloca novamente o Circuito dos Cristais no calendário anual dos maiores eventos do automobilismo brasileiro”.

“Já tínhamos a intenção de levar uma disputa da NASCAR para o público mineiro, e o projeto começou desde que fechamos parceria com a marca americana de competições. Um dos compromissos assumidos foi a construção de um traçado oval até 2025, para termos uma alternativa ao anel externo do Autódromo de Goiânia. Para nossa alegria, essa entrega foi antecipada, e poderemos encerrar o campeonato com um evento de alto nível, que promete muitas emoções”, revela o representante da NASCAR Brasil, Thiago Marques.

Santos explica que a estrutura e os dispositivos de segurança para o evento já estão prontos. Ele detalha que o traçado já passou por inspeção da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e deve receber a homologação definitiva nos próximos dias. “O circuito foi projetado e definido com a participação da CBA e dos promotores do evento”.

 “Seguindo as tendências da NASCAR americana, idealizamos o traçado com 3/4 de milha, o que permite maior interação do espectador com a corrida, proporcionando uma visibilidade completa do circuito e mais voltas durante a prova”, acrescenta.

Ele lembra que todo o complexo do Circuito dos Cristais foi construído em uma área privada e sempre contou com o apoio da população e do poder público de Curvelo. “O município está em franco crescimento, e a realização das provas da NASCAR e da Copa Truck nas próximas três temporadas acelerará ainda mais o desenvolvimento da cidade”.

Quanto à possibilidade de a categoria correr nos 4,4 km do circuito misto, Marques deixa a questão em aberto. “Devemos manter o traçado oval como prioritário, mas nada impede que estudemos a inclusão do misto do autódromo, que, por sinal, é sensacional”.

Marques celebra que a temporada de 2024 foi positiva, com evolução em todos os aspectos, contando com um elenco de alto nível que se destacou ao longo do calendário composto por oito etapas em diferentes circuitos. “Muitas novidades estão por vir para 2025 e os próximos anos. Em breve, divulgaremos o calendário do ano que vem. Provas tradicionais como a Corrida Noturna, a Super Pole, a Guest Race com convidados no grid entre pilotos oficiais da NASCAR, a Inverse Race, a corrida no anel externo de Goiânia e as incorporadas este ano, como a prova em Curvelo e a etapa 100 Milhas, serão mantidas”, finaliza.