Entre os dias 15 e 21 de julho e 5 e 11 de agosto, a cidade de Governador Valadares, na região do Rio Doce, vai receber a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2024. A competição foi dividida em dois períodos, em julho, serão disputadas as modalidades paralímpicas e convencionais, e em agosto, as convencionais.
Na primeira parte do estadual, que acontece em julho, vão ser disputadas as modalidades de atletismo PCD, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7 PCD, goalball, halterofilismo, judô PCD, natação PCD, parabadminton, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, além das modalidades convencionais de atletismo, judô e natação.
Já em agosto, a etapa compreende a fase final da competição para as modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia) e xadrez. Além da execução das categorias individuais convencionais: badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística e rítmica, handebol, karatê, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
Participam do JEMG, os estudantes-atletas de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do Estado, nascidos, exclusivamente, nos anos de 2010 a 2012, no Módulo I, e no Módulo II, nos anos de 2007 a 2009. Em algumas modalidades paralímpicas há a participação de jovens de 11 e 18 anos de idade. Os vencedores das duas etapas irão representar Minas Gerais nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), nos Jogos da Juventude e nas Paralimpíadas Escolares. Esse ano, a competição conquistou a marca recorde de 842 municípios inscritos.
A diretora de Incentivo ao Desporto Educacional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Fernanda Batista, ressalta que considerando as duas etapas estaduais, que contam com as modalidades convencionais e paralímpicas, cerca de 5 mil estudantes-atletas irão participar da competição.
“Os JEMG são uma importante ferramenta pedagógica que valoriza a prática desportiva escolar e a construção de direitos de cidadania dos estudantes-atletas de forma educativa e democrática. E é o maior programa esportivo-social do país”, completa.
“Visa o aumento do vínculo do aluno com a escola, contribui na diminuição da evasão escolar e no processo de formação e desenvolvimento dos estudantes através da prática esportiva. Os jogos serão gratuitos para a população em geral e a equipe de comunicação da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG) vai realizar a cobertura, com o apoio da Rede Minas”, pontua Fernanda.
Os Jogos são promovidos pela Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da FEEMG.
Histórico
Fernanda diz que os JEMG são realizados há mais de 40 anos, porém o modelo de competição, modalidades esportivas e instrumentos de contratação sofreram várias mudanças organizacionais no decorrer do tempo. “O modelo atual é realizado desde 2002. Pode-se considerar que os jogos se originaram e se consolidaram após a realização dos III Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs), em 1971, ocorridos em Belo Horizonte, que receberam 1900 estudantes de todo o Brasil e foram disputadas várias modalidades esportivas”.
“Através dessa competição, os jovens têm a oportunidade de desenvolver suas capacidades cognitivas, habilidades, percepção de direitos e deveres, interagem socialmente com atletas de outros municípios e regiões, e se divertem por meio das práticas esportivas, o que contribui para o desenvolvimento social integral dos participantes”, acrescenta.
Para finalizar, ela destaca os números atuais dos JEMG. “Aproximadamente, são mais de 160 mil estudantes-atletas e 8 mil professores. São 16 mil profissionais envolvidos, três mil empregos diretos, oito mil indiretos e cerca de 500 mil espectadores”.