O Atlético venceu o Cruzeiro por 3 a 1 no dia 7 de abril e calou o Mineirão com mais de 60 mil cruzeirenses para conquistar o pentacampeonato consecutivo do Mineiro.
O Galo superou adversidades para conquistar mais um título mineiro, o 49º de sua história. O Cruzeiro tinha a vantagem de jogar por dois empates e também atuou na segunda partida com apenas cruzeirenses no Mineirão. O time alvinegro não teve nenhuma vantagem na final do Mineiro, mas mostrou porque domina o estado desde 2020 e conquistou o pentacampeonato consecutivo, ampliando o jejum do rival. O Atlético ainda saiu atrás em gol de Mateus Vital no começo do segundo tempo, mas encontrou forças para virar.
O time de Gabriel Milito encontrou um adversário bem postado e custou a encontrar espaço. Mesmo as escapadas de Hulk e Paulinho na primeira etapa terminaram com raros erros da dupla. As alterações dos treinadores foram fundamentais no resultado da partida. Larcamón tirou o autor do gol Mateus Vital para colocar um zagueiro quando o Cruzeiro fez 1 a 0 e viu o Galo empatar três minutos depois em grande bola de Otávio para infiltração surpreendente de Saraiva e finalização impecável de cabeça.
Milito foi ainda mais para cima. Com ousadia, tirou um zagueiro e dois volantes para colocar três homens ofensivos: Igor Gomes, Scarpa e Vargas. O Galo conseguiu a virada em pênalti justamente no cruzamento de Igor Gomes, em que a bola toca na mão de Lucas Silva; Hulk cobrou forte e converteu.
O título foi consolidado só nos acréscimos do segundo tempo em golaço de Scarpa, que driblou Rafael Cabral para fazer o terceiro. O Atlético volta a ser pentacampeão mineiro, algo que não acontecia desde a década de 1980. Essa é a terceira sequência de cinco títulos estaduais consecutivos do Alvinegro, a última estabelecida entre 1979 e 1983. Aquele time que contava com ídolos do clube, como Luizinho, Toninho Cerezo e Paulo Isidoro, ainda buscaria o hexa no ano seguinte.
A hegemonia atleticana atual no Campeonato Mineiro contrasta-se com o declínio do Cruzeiro, rebaixado à série B em 2019. Desde 2020, portanto, o Galo vem abocanhando as taças estaduais, vencendo a Raposa duas vezes no período. Os outros times superados pelo Alvinegro foram o Tombense, em 2020, e o América, em 2021 e 2023. O Galo é também o maior campeão mineiro, com 49 conquistas, 11 a mais que o Cruzeiro, que aparece com 38. Parabéns ao Clube Atlético Mineiro, legítimo pentacampeão mineiro!