Home > Vigílias > Vigílias – 16 a 23 de março de 2024

Vigílias – 16 a 23 de março de 2024

Sucessão em BH
Tem sido cada vez mais intensa as manifestações e protestos, comandados pela deputada federal Duda Salabert (PDT), contra o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD). Se a situação de agora for levada a efeito até o final do atual jogo político, ficará difícil uma aliança entre ambos em um eventual segundo turno.

Política em Uberlândia
Relativamente à sucessão em Uberlândia, a novidade é a intenção do deputado tucano, Leonídio Bouças, contar com o apoio de seu colega de parlamento, Arnaldo Silva (União Brasil), para sua candidatura à sucessão do atual prefeito Odelmo Leão (PP). Silva é muito ligado ao chefe do Executivo e dificilmente tomaria qualquer atitude sem antes conversar com seu padrinho político.

Eleição em Montes Claros
Assessores do primeiro escalão da Prefeitura de Montes Claros têm como certa a escolha do atual vice-prefeito, Guilherme Guimarães, para disputar a sucessão municipal, com o apoio do prefeito Humberto Souto. Por enquanto, o veterano político nada declarou sobre o tema.

Sucessão em Nova Lima
No início deste ano, comentou-se que o ex-prefeito de Nova Lima, o octogenário Vitor Penido, estaria se preparando para disputar o Executivo local com o atual prefeito João Marcelo. Mas informações de bastidores indicam que Penido estaria impedido pela lei de se candidatar neste pleito. A conferir.

Política e religião
Caso o nome do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) seja, efetivamente, indicado para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte, haverá uma pronta reação da Igreja Católica, pois o parlamentar é avaliado como integrante do grupo dos “terrivelmente” evangélicos.

Composição entre poderosos
No gabinete do vice-governador Mateus Simões (Novo), começa a surgir um plano para que a atual secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto (Novo), seja candidata à prefeitura da capital. Ela deve ter como vice um nome a ser indicado pelo secretário-chefe da Casa Civil Marcelo Aro, que tem sob seu domínio uma bancada de cinco vereadores na Câmara Municipal.

Problemas para João
A TV exibiu um áudio onde o empresário João Alberto Lage faz intimidações contra a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo. Ligado ao setor de mineração, é bem possível que o aludido empresário tenha seu nome envolvido em outros escândalos.

Metrô de BH
A privatização do metrô de Belo Horizonte ainda não completou um ano. Mesmo com pouco tempo da administração em poder da iniciativa privada, só se tem ouvido reclamações. Dificilmente passa uma semana sem que haja um noticiário negativo.

Deputado preterido
Experiente político e tucano de carteirinha, agora filiado ao Partido Liberal, o parlamentar federal Domingos Sávio teria planejado ser o presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, mas os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro entraram em cena e bancaram o nome de Nikolas Ferreira (PL) para o posto. Para não ficar mal na “fita”, Sávio resolveu declarar seu apoio ao seu colega mineiro, embora o presidente da Casa Legislativa, Arthur Lira (PP), já tivesse anunciado o fato como consumado.

Sanduíche de pão com pão
Quando foi confirmada a filiação do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, ao velho MDB, logo veio um comentário maldoso: “Isso é o que se pode denominar de sanduíche de pão com pão”.

Política estadual
Informação ouvida nos corredores de Brasília: “Se a eleição ao governo de Minas fosse hoje, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), teria como vice a atual prefeita de Contagem, Marília Campos (PT)”. Será, gente?

Pescadores com problemas
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Dimas Ramalho, avaliou como grave a informação de que existem irregularidades nos pagamentos de 240 mil pescadores.

Ministro na berlinda?
O ministro de Minas e Energia, o mineiro Alexandre Silveira (PSD), segundo fontes de Brasília, tem sofrido sucessivos desgastes perante o Palácio do Planalto por conta de brigas internas no próprio governo. Isso poderá ser um problema para a sua continuidade como homem de confiança do presidente Lula (PT).

Sérgio Neves
Na semana passada, Minas Gerais perdeu o talentoso jornalista e publicitário, Sérgio Neves, que veio a falecer de causas naturais.

Inteligência artificial
“Acho pouco provável que alguém tenha coragem de se valer da inteligência artificial para estruturar um roteiro que venha chegar a um romance. Isso seria o fim do mundo”. Opinião do escritor e filósofo Mario Sérgio Cortella.

Pressão na Petrobras
A experiente jornalista Flávia Oliveira sentencia: “O presidente Lula (PT) vai continuar pressionando para que a Petrobras siga as suas orientações, no sentido de fazer mais investimentos e adquirir novos ativos, ao invés de apenas distribuir lucros aos acionistas”.

Política internacional
Ao avaliar o cenário da política americana, o jornalista e apresentador de TV, Marcelo Tas, disse que o ex-presidente Donald Trump espalha a média de uma mentira por semana.

Indústria da tecnologia
Na opinião do apresentador de TV e jornalista Marcelo Tas, há uma expectativa de crescimento a nível mundial de 12% da indústria da tecnologia, incluindo a inteligência artificial. “Está na hora do Brasil se preparar para abocanhar uma fatia desse bolo”, afirma.