Home > Política > Presidente da ALMG recebe visita do cônsul de Portugal

Presidente da ALMG recebe visita do cônsul de Portugal

Deputada Leninha, Eurico de Matos e Tadeu Martins Leite / Foto: Luiz Santana

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), recebeu visita de cortesia do cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Eurico de Matos. A recepção aconteceu no dia 17 de janeiro, no Salão Nobre da Casa, e também contou com a presença da primeira-vice-presidenta, deputada Leninha (PT), e do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Tito Torres (PSD).

Em entrevista à TV Assembleia, Tadeu Martins Leite afirmou que “o Parlamento é uma Casa aberta a todos, especialmente quando se fala em Portugal, não só pelas nossas relações históricas, mas também pelos aspectos culturais e econômicos”.

Ele lembrou da grande presença de brasileiros naquele país europeu e de portugueses em terras brasileiras, o que demonstra a importância do contato entre essas nações.

A deputada Leninha falou sobre o interesse do cônsul pela política brasileira. “Ele quis saber como é a participação das mulheres no processo eleitoral e na ocupação de cargos, demonstrando que essa é uma preocupação do mundo inteiro”, exemplificou.

Eurico de Matos se colocou à disposição para cooperar com o fortalecimento das relações e conhecer as diferentes perspectivas que envolvem os assuntos debatidos pelos parlamentares.

Ao final da visita, o presidente do Legislativo mineiro entregou ao representante diplomático o livro “Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho”, editado pela ALMG.

 

Trajetória

Eurico de Matos tomou posse no cargo em 2023, dez anos após ter ingressado na carreira diplomática. Ele é licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra e mestre em Relações Internacionais – Estudos de Economia Política Internacional pela mesma instituição.