Home > Cultura e Turismo > FestiFrance – mostra faz intercâmbio cultural do Brasil com a França

FestiFrance – mostra faz intercâmbio cultural do Brasil com a França

Colin Van será o convidado do festival / Foto: Divulgação

 

Em sua 9ª edição, o FestiFrance é um festival competitivo de cinema francês que é composto por longas e curtas- -metragens nos formatos de ficção, animação e documentário. A ideia é promover o contato entre público, júri, cineastas, roteiristas e produtores. Além das exibições dos filmes, o evento traz workshops, debates e oficinas. A mostra vai acontecer entre os dias 8 e 12 de novembro, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Este ano, o festival será composto por 35 filmes entre longas, curtas, animação, documentário e ficção, além das mostras LGBTQIA+, do cinema africano, e Você Mulher, que são produções com direção feminina. A programação completa está disponível no site do Cine Humberto Mauro e no perfil do Instagram: @festifrancefestival. O evento é gratuito e para todas as idades e classes sociais. A retirada de ingressos poderá ser feita 30 minutos antes da sessão.

O fundador e produtor do FestiFrance, Roberto de Matos, explica que haverá várias competições de curtas, filmes de animação, longas e documentários que são inéditos e não vão circular nos cinemas. “Com votação do júri e do público, a produção premiada ganhará um troféu e um certificado de reconhecimento. E este ano, o nosso diretor convidado é o Colin Van der Straeten, que estará com seu filme 1992,83 em exibição. Ele vai promover um debate e dar workshops de direção de cena e escrita de roteiro”.

Ele esclarece que a mostra tem uma curadoria composta por cinco profissionais do cinema da França e que são eles que escolhem os filmes que vão participar do festival no Brasil. “Além do Cine Humberto Mauro, teremos sessões especiais em universidades, órgãos do governo estadual e em 112 unidades penitenciárias de Minas Gerais”.

“Esperemos atingir um público massivo de 4 mil pessoas, amantes de cinema e que apreciam a cultura. Belo Horizonte é a cidade do FestiFrance, já tivemos outras edições em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas é Minas Gerais, o estado principal do nosso evento”, complementa o produtor.