Home > Vigílias > Vigílias – 27 de outubro a 4 de novembro de 2023

Vigílias – 27 de outubro a 4 de novembro de 2023

Kalil joga a toalha
Especialistas em política mineira não estão vislumbrando um horizonte límpido para o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD), no tangente à eleição à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) no próximo ano. Em verdade, alguns pré-candidatos conversam com ele, mas nada de solicitar o seu engajamento para valer. No momento, é bem possível que o ex-chefe do Executivo municipal venha jogar a toalha, abandonando o assunto, já que está se sentido uma carta fora do baralho.

Esperto Walfrido
Durante a eleição presidencial, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, era presença constante em eventos do então candidato Lula (PT). Agora, passado o período eleitoral, e, certamente para não ser incomodado, sua excelência está residindo em São Paulo, bem longe de possíveis demandas dos mineiros. Cidadão esperto.

Clésio em Brasília
Semana passada, em evento político realizado em Juatuba, e na presença do deputado federal Diego Andrade (PSD), comentou-se que o ex-senador Clésio Andrade estaria se preparando para retornar à vida pública. Inclusive, essa jornada começaria por sua incursão, visando influenciar na eleição da diretoria da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Tadeuzinho, expectativas
Nas rodas de conversa na porta do Café Nice, no Centro de BH, o nome do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), passou a ser o assunto do momento, devido ao seu perfil de político jovem e conectado com a atualidade. Mas, nos bastidores da Casa, a informação é que o presidente está de olho em sua reeleição para o posto de dirigente no próximo ano. Pensar em outros projetos apenas a partir de 2025.

Pacheco X STF
A estratégia do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), visando implementar leis capazes de “enquadrar” o Supremo Tribunal Federal (STF), já rende dividendos políticos. Bolsonaristas, até então céticos com o parlamentar mineiro, já começam a vê-lo como um nome para futuras disputas eleitorais em Minas.

Senado X STF
Ainda com relação ao embate travado nos bastidores do Senado, o filósofo Luiz Felipe Pondé, ao ser questionado pela imprensa, atalhou: “é um debate interessante, e com certeza, ao final de tudo, quem sairá vitoriosa é a democracia”.

Enfrentamento ideológico
No dia 21 de outubro, um grupo de bolsonaristas promoveu bandeiraço em torno da Praça da Liberdade, com gritos de fora Lula (PT) e viva Israel. Um turbilhão de pessoas, comandadas pelo deputado federal Rogério Correia (PT), chegou ao local, expulsou os bolsonaristas do espaço e passou a fazer discurso em favor dos palestinos. O ato não teve qualquer tipo de violência.

Armas do Exército
Sem revelar a fonte, a jornalista Eliane Cantanhêde disse que o desvio de armas poderosas de um quartel do Exército, no interior de São Paulo, ocorreu no dia 7 de setembro, quando a vigilância sobre o paiol foi mais “relaxada”.

Crime organizado no Exército?
O comentarista Mauro Paulino revelou ter segurança em suas informações, indicando que o crime organizado está presente em diversas instituições do Estado Brasileiro, inclusive no Exército, a ponto de haver o desvio de dezenas de armas pesadas.

Polarização política
Quando participou de um debate na TV Cultura, o ex-deputado e atual advogado Airton Soares, de São Paulo, previu que haveria um certo intervalo na polarização ideológica no Brasil, devido a guerra Israel e Hamas. No entanto, está acontecendo o contrário, o tema relacionado ao conflito internacional, serviu de argumento para hostilidades entre bolsonaristas e governistas.

ONU sem prestígio
A jornalista da crônica política de Brasília, Ana Flor, ao fazer comentário exibido em canal de TV, recentemente, afirmou: “Não vê quem não quer, mas a realidade é que a Organização das Nações Unidas (ONU) está servindo de encosto para diplomatas do mundo inteiro. A instituição já não é respeitada sequer pelos países membros da Corte. Isso é um desastre”.

Crítica ao Judiciário
Doutor em ciências políticas e professor universitário, Ricardo Sennes, disse que o Judiciário brasileiro, salvo algumas exceções, demonstra um certo grau de ineficiência, com resultado nada republicano no cotidiano das pessoas.

Internet, só vendas
Uma pesquisa feita em 21 países, inclusive no Brasil, indica que as pessoas já começam a demonstrar cansaço, quanto ao uso indiscriminado da internet/redes sociais. Segundo a sondagem, os usuários estão percebendo que se trata de uma ferramenta preparada apenas para servir de instrumento de vendas. Ou seja, quem procura a boa informação não irá encontrar.

Emendas parlamentares
Os primeiros levantamentos realizados pelos órgãos de controle do Poder Central trazem uma informação previsível. As denominadas emendas parlamentares do Congresso Nacional estão sendo mais direcionadas para municípios de porte médio para baixo, e servem para fazer a verdadeira farra dos seus prefeitos. Isso vai dar xabú.

Direita derrotada?
Um estudo informal da imprensa traz em seu bojo uma revelação. O grupo político com viés da “direita”, tanto no Senado como na Câmara Federal, perdeu espaço nas Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs), concluídas e em conclusão, nas suas Casas Legislativas.

Desertificação da Amazônia
Para especialistas, a seca histórica nos diversos rios da Amazônia é um sinal de alerta. Estaria sendo iniciado um lento e desastroso processo de desertificação da região. Ufa.

Erro histórico
“Não adianta colocar panos quentes. A verdade é que a ida do presidente americano, Joe Biden, a Israel, no ápice da guerra daquele país com o Hamas, foi um erro e a própria história vai registrar esse lamentável fato”. Opinião do historiador Marco Antônio Villa.