Home > Vigílias > Vigílias – 25 de agosto a 2 de setembro de 2023

Vigílias – 25 de agosto a 2 de setembro de 2023

Odelmo Leão senador?
Políticos influentes de Belo Horizonte aplaudiram a ideia do atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), em se colocar à disposição para a disputa majoritária, preferencialmente ao Senado, em 2026. “Trata-se de um administrador de experiência comprovada que nunca perdeu uma eleição”, dizem.

Tribunal de Contas
Conversas de bastidores aventam nomes com chances de serem indicados para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). A eleição ocorrerá no ano que vem, mas caso o pleito fosse agora, as duas figuras com possibilidades seriam o deputado Gil Pereira (PSD), e o veterano parlamentar, Alencar da Silveira (PDT).

Eleição em Juiz de Fora
Caso a eleição fosse hoje, a reeleição da atual prefeita Margarida Salomão (PT) estaria assegurada. Isso é o que se comenta no calçadão da Halfeld. No entanto, segundo informações dos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Noraldino Junior (PSB) pretende entrar no páreo. Por outro lado, o ex-prefeito Bruno Siqueira (Avante) avisa que não vai concorrer ao pleito desta vez.

Sucessão em Ipatinga
As antigas lideranças de Ipatinga sucumbiram no tempo. Esse é o caso do MDB, que chegou a eleger Sebastião Quintão prefeito da cidade, e o PT, que por anos a fio dominou a política local e também da região. Agora é a vez do prefeito Gustavo Nunes dar as cartas.

Venda da Cemig
O parlamento mineiro está se preparando para debater o tema mais polêmico das últimas décadas: a privatização da Cemig. A empresa está prestes a ser vendida, caso o projeto do governador Romeu Zema (Novo) seja aprovado. Mas o tema promete aguçar os nervos de todos os parlamentares e também de lideranças do setor elétrico de Minas Gerais.

Empresário influente
Comentários ouvidos no Café Boca de Pito. Qual é a pessoa mais influente junto ao governador Romeu Zema (Novo) em Minas Gerais? A resposta é o megaempresário Salim Mattar. Ufa.

Sucessão em Uberlândia
Em Brasília e Belo Horizonte, o já veterano deputado federal Weliton Prado (Pros), se nega a comentar a respeito da sucessão em Uberlândia. Ele tem dito a amigos que vai influenciar no pleito, porém, não pretende ser candidato.

Política em Montes Claros
Na porta do Café Galo, Centro de Montes Claros, se ironiza a respeito da pretensão do ex-prefeito Ruy Muniz querer ser candidato à sucessão municipal no próximo ano. Embora esteja liberado para participar do pleito, ele continua respondendo a processo na Justiça. Mas deve ser por conta dessa sua ficha complicada é que na eleição passada a sua própria esposa se candidatou à Câmara Municipal e terminou colhendo uma votação pífia.

Loteria no limbo
Em Brasília, o Congresso Nacional está aprovando regras para os jogos e apostas on-line no país. O governo federal espera faturar mais dinheiro a partir dessa realidade. Aqui em Minas Gerais, a Loteria não passa de uma autarquia encolhida, sem qualquer respeito perante a população, especialmente para quem aposta nos sonhados bilhares da sorte.

Lagoa da Pampulha
São muitos os discursos a respeito da poluição ou despoluição da Lagoa da Pampulha. Se nada for feito, aquele espelho d’água e o conjunto arquitetônico do entorno podem perder o título de Patrimônio da Humanidade. Isso é o que afirmam especialistas no assunto.

Paraíso para poucos
Semana passada, em Brasília, o silencioso senador mineiro Cleitinho (Republicanos), rememorou uma situação real a respeito do Brasil. “Em um país, onde 5% da população controla a riqueza nacional, não dá para as pessoas serem felizes”.

Popularidade de Lula
“O recente aumento dos combustíveis, autorizado pela Petrobras, é um dos fatores negativos para a popularidade do governo. Mas essa realidade deverá ser uma constante nos próximos anos. Será um verdadeiro sobe e desce dos preços nas bombas”. Opinião do reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

Secretário em Brasília
O secretário de Estado Marcelo Aro tem feito uma boa interlocução com autoridades de Brasília, visando defender os interesses do governo mineiro. Aos amigos, ele tem se queixado que a falta de um mandato parlamentar o deixa completamente fragilizado na hora de tentar agenda com ministros importantes.

Eleição na Polícia Civil
A eleição para diretoria da Associação dos Delegados de Polícia de Minas Gerais (Adepol-MG) ocorrerá no início de setembro. Até o momento, existem duas chapas concorrendo, mas poderá haver a inscrição de mais uma com a finalidade de participar do pleito.

Troféu para o Gabriel
No meio deste mês de agosto, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto autorizando a Prefeitura de Belo Horizonte a conceder autorização para o início do funcionamento da Arena do Galo. Mas o presidente da Casa, vereador Gabriel Azevedo, fez aquele alvoroço como se tivesse conquistado um troféu.

Importância da internet
A jornalista e especialista em informática, Bianca Santos, durante debate na TV Cultura, deixou claro que a internet não é a solução para os problemas. “É apenas o meio, mas não chega a ser o fim de todas as demandas e não faz milagres”.

Sucessão no STF
O filósofo Luiz Felipe Pondé externou sua opinião. “Há uma certa pressão visando influenciar o presidente Lula (PT) a nomear uma mulher negra para ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição à atual titular, Rosa Weber, prestes a se aposentar”.

Caixa preta
“Sem sombra de dúvidas, diante das informações colhidas pela Polícia Federal e outras instituições, o advogado Frederick Wassef é uma espécie de caixa preta que irá comprometer a vida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)”. Avaliação da jornalista Ana Flor.