Home > Esporte > BH sedia Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete Sub-15

BH sedia Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete Sub-15

Evento vai acontecer entre os dias 31 de julho e 6 de agosto / Foto: CBB

 

Belo Horizonte vai ser sede do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Basquete Sub-15. A competição será realizada no Ginásio Poliesportivo do Olympico Club, entre os dias 31 de julho e 6 de agosto. A entrada será franca, sem necessidade de retirada de ingressos, pela portaria da Rua Caraça, bairro Serra, ao lado do nº 211. A transmissão das partidas será feita pelo canal “BH Sports”, no YouTube.

Essa será a fase classificatória A, que será disputada por 17 clubes. Além do anfitrião, Olympico Club, terá também mais dois times mineiros, Minas Tênis Clube e Mackenzie Esporte Clube. Ainda participarão as equipes AADB (PE), ASBAFI – Foz Basquete (PR), ADE Bodes Pretos (CE), BNB de Fortaleza (PE), Botafogo Futebol e Regatas (RJ), Cerrado Basquete (DF), Clube de Campo de Piracicaba (SP), Clube de Campo de Rio Claro (SP), Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral (ES), Clube do Remo (PA), Clube Espéria (SP), Niterói Basquete Clube (RJ), Paysandu Sport Club (PA) e Sport Club do Recife (PE).

Entre os dias 7 e 14 agosto terá a fase classificatória B, na cidade de Curitiba (PR) e de 17 a 24 setembro será a final no Rio de Janeiro. Segundo a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a etapa final contará com quatro equipes classificadas das fases classificatória, mais oito clubes ranqueados, levando em consideração os anos de 2021 e 2022, que são: Clube Campineiro de Regatas e Natação (SP), E. C. Ginástico (MG), C. R. do Flamengo (RJ), E. C. Pinheiros (SP), S. E. Palmeiras (SP), Sesi Franca (SP), S. C. Corinthians Paulista (SP) e São Paulo F. C. (SP).

Conforme a organização, esse campeonato tem como objetivo promover, aprimorar e planejar as atividades de formação de atletas olímpicos; observar o nível das equipes participantes e selecionar valores para a CBB em competições internacionais; e congregar os desportistas das várias regiões do território nacional, para estímulo recíproco e intercâmbio. A premiação vai contar com troféus para equipes campeã, vice-campeã e terceira colocada (para fase classificatória e fase final); e medalhas.

 

Equipes mineiras

André Medina, técnico da equipe Sub-15 do Olympico Club, diz que a expectativa referente a competição é boa. “Estamos focados e trabalhando há bastante tempo. Receber um campeonato nacional faz o time mudar de nível”.

Já para o supervisor de basquete do clube, Pedro Macedo, a expectativa é que o Olympico Club tenha um bom rendimento. “O Sub15 é um grupo forte, com bastante talento individual e tem tido um bom desempenho coletivo, uma categoria bem promissora que já tem apresentado bons resultados. Inclusive, com três representantes sendo convocados para Seleção Brasileira de 3×3 que vai disputar os próximos jogos universitários”.

Ele complementa dizendo que esses campeonatos da base de nível nacional, não só funcionam como um termômetro para entender qual é o nível de evolução e competitividade, em relação aos outros clubes. “Mas também como uma ótima oportunidade para os garotos experimentarem esse confronto com adversários que eles não estão acostumados. E para os técnicos poderem enfrentar outros sistemas táticos”.

O anfitrião já conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete 3×3 – Sub15, em 2021, além de vencer vários outros campeonatos. O clube revelou o atleta Fabrício Melo, conhecido como Boleta, que treinou na equipe durante dois anos. Em 2012, Boleta conquistou uma vaga na Associação Nacional de Basquetebol (NBA).

No Mackenzie, o basquete conta com equipes de base que vão dos 13 aos 17 anos, sendo que a categoria Sub-16 é a atual campeã Sul-Americana, metropolitana e estadual invicta. Desde a década de 1950, o clube destaca-se nas atividades esportivas, conquistando muitos títulos e lançando atletas que integram seleções estaduais e nacionais.

Já o Minas Tênis Clube teve o Moysés Blas como o primeiro medalhista olímpico da história da modalidade, em 1960. Além dele, o clube também contou com o Raulzinho e Cristiano Felício, formados nas categorias de base, que chegaram até a NBA.