Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Política em Montes Claros
Nas imediações do Café Galo, lugar onde o buchicho político de Montes Claros é recorrente, as informações indicam que o prefeito Humberto Souto (Cidadania) analisa uma mudança mais expressiva no grupo de auxiliares que fazem parte do seu primeiro escalão. A conferir…

Fazendo política
Os comentários dizem que há certa frustração por parte da prefeita de Vespasiano e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), Ilce Rocha (PSDB), no que se refere ao acesso ao governador Romeu Zema (Novo). Enquanto isso, continua firme o relacionamento institucional entre Ilce e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). É isso aí, gente. Se não tem acesso estadual, a rota é investir no municipal.

Candidatos federais
O mês de julho começou quente nos bastidores da política mineira. Agora, a corrida é para desvendar nomes com potencial eleitoral na disputa de uma vaga na Câmara Federal.
Cena única. Nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fala-se no nome do atual vice-governador, Paulo Brant. Contudo, a lista tem ganhado corpo e o ex-governador Fernando Pimentel (PT) e Vitor Penido Filho também são mencionados. Acrescenta-se, ainda, o empresário Fabiano Cazeca (Pros), o secretário de Governo Igor Eto e o presidente do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios, em Empresas de Prestação de Serviços em Asseio, Conservação, Higienização, Desinsetização, Portaria, Vigia e dos Cabineiros de Belo Horizonte (Sindeac), Paulo Roberto da Silva. Pelos cálculos, eles conseguem conquistar acima de 100 mil votos.

Simões x Patrus
A última semana foi de intenso embate entre o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV), e secretário-geral do Governo mineiro, Mateus Simões. Para complicar ainda mais esse quadro, circularam informações indicando que o dirigente da Casa também sofreu ataques insuflados por quase duas dezenas de colegas do parlamento.

Goleiro sem prestígio
Consta nos bastidores a intenção do goleiro Fábio, do Cruzeiro, em se candidatar a um cargo eletivo, preferencialmente para deputado federal. Mas, as mesmas fontes acrescentam que, até agora, nenhum partido político se interessou em procurá-lo. Quem se habilita?

Parlamento caro
Um levantamento divulgado na semana passada garante que, atualmente, os gastos com manutenção dos parlamentos de Brasília às Câmaras Municipais consomem o maior volume financeiro do mundo. A partir disso, os historiadores acrescentam: “A nossa democracia, diante dessas circunstâncias, deve ser também a mais cara do mundo”.

Sucessão da Faemg
Ao longo de duas décadas, a sucessão da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) sempre se deu pelo consenso. Mas, desta vez, o pleito por lá anda quente.

CPI ou comício?
“A CPI da COVID-19, no Senado Federal, tem se transformado em um palco eleitoreiro, um verdadeiro comício eletrônico, uma lambança política que serve para aumentar a visibilidade de parlamentares interessados em suas próprias reeleições. Se continuar neste roteiro, vai terminar perdendo o motivo de sua instalação: investigar o processo de aquisição de vacinas”. Essa é a opinião do jornalista Merval Pereira.

PM vendedor?
De Brasília, a jornalista Ana Flor ironiza: “Até então, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) sempre ostentou o título de ser séria, comedida, atuando dentro dos parâmetros estabelecidos pela lei e com ótimos resultados. Agora, inovou ao permitir que um cabo, em plena atividade profissional, se transforme concomitantemente em vendedor de vacinas?”. O comentário da jornalista refere-se a Luiz Paulo Dominguetti, cabo da ativa da PMMG que afirmou ter começado a “atuar no mercado de insumos” para complementar a renda.

Compra de vacinas
Alguns membros mais comedidos da CPI da COVID-19, em Brasília, informam que, no Brasil e no mundo, a aquisição de vacinas para o combate ao vírus parece ter se transformado em uma verdadeira jogatina. “Enquanto isso, a população fica à mercê desses desvairados financistas”, comentam.

Dominação chinesa
Uma informação com um viés de denúncia: consta que empresários chineses estariam controlando grande parte das distribuidoras de energia no Brasil.
Comentário único. Só para rememorar, no Brasil e no mundo, o setor energético é estratégico tanto para segurança nacional, quanto para a sua contribuição destinada ao crescimento econômico.

Maldito tabaco
Segundo o médico Paulo Saldiva, a indústria do tabaco no Brasil deixou de ser importante, inclusive para o poder público, pois para cada R$ 1 arrecadado, posteriormente, o próprio governo termina gastando R$ 6 para cuidar dos enfermos.

Kalil x CPI
Em debate em rede nacional de TV, o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) atacou: “Estão querendo fazer politicagem a partir da instalação da CPI da BHTrans. Contudo, os integrantes da comissão não explicaram para a população que o contrato investigado foi assinado em 2008. Ou seja, estou fora dessa teia”, disparou.

Ideologia complicada
Jornalistas, historiadores e pensadores políticos torcem para que essa verdadeira guerra ideológica entre esquerda e direita tenha logo um fim. Aliás, as discussões neste sentido têm, inclusive, alimentado discórdia entre membros de muitas famílias. Algo inédito no Brasil, diga-se de passagem.