A Pesquisa ‘Expectativa de Vendas’, realizada pela área de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), mostrou que 42,1% do comércio varejista de Minas Gerais acredita que o primeiro semestre de 2023 será melhor, se comparado ao segundo do ano passado. Os setores com melhores expectativas são livros, jornais, revistas e papelaria (80,0%); e joias, óticas e artigos recreativos (62,5%).
Segundo o estudo, 41,6% das empresas entrevistadas viram seu volume de vendas melhorar no segundo semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, e para 36,7% dessas companhias, houve melhora de até 20% nas vendas. Se comparado ao primeiro semestre do ano, 33% delas registraram aumento nas vendas, e em 37,8% dos estabelecimentos que apresentaram tal resultado, a melhora foi de até 20%.
A economista Renata Camargos diz que a melhora da pandemia de COVID-19 e a normalização da atividade econômica são fatores que podem impulsionar as vendas. “Já vemos a cidade no seu normal, com as lojas do Centro e de shoppings cheias. O desemprego vem diminuindo, fazendo com que o poder de compra de muitos fique menos comprometido, além das políticas públicas do governo federal, como o Auxílio Brasil, que também ajudam na renda”.
A pesquisa também aponta que entender como foram as vendas dos seis últimos meses de 2022 é fundamental para
auxiliar no planejamento deste semestre de 2023, que contempla uma das mais importantes datas comemorativas para o comércio: o Dia das Mães. “Acompanhar o comportamento dos consumidores e dos concorrentes em seus processos de escolha e gestão, respectivamente, exige uma postura atenta dos gestores, que vai além da multiplicação de lojas, estendendo-se a canais, produtos, serviços diferenciados e atitude sustentável”, esclarece Renata.
A proprietária de uma loja de roupas e calçados, Vitória Lima, conta que tem apostado em diferentes propostas para aumentar as vendas. “Com a pandemia, investimos no comércio on-line, mas permanecemos com o atendimento presencial. Também estamos nas redes sociais, criando anúncios, propagandas e demais publicidades que chamem a atenção dos clientes. Outra estratégia é enviar e-mails em datas comemorativas, oferecer cupons de desconto e promoções, além de sempre deixá-los informados das novidades da loja”.
O estudo da Fecomércio MG mostrou ainda que para melhorar as vendas no período, 27,2% dos empresários prometem realizar promoções, 26,0% apostarão em divulgações/propaganda e 4,7% irão investir no atendimento diferenciado. Os fatores que podem dificultar as vendas nos primeiros seis meses do ano mais comentados pelos empresários, foram: momento político (45,3%), preço alto dos produtos (18,4%), endividamento do consumidor (13,1%) e momento econômico do país (10,8%).
Feriados
De acordo com o levantamento, ao menos, 53,9% dos estabelecimentos são influenciados pelas datas comemorativas do primeiro semestre. Destes, 53,8% esperam vendas melhores que em 2022 para o período. Além disso, o Dia das Mães é o evento que impacta o maior número de estabelecimentos positivamente (35,27%). O Carnaval vem em segundo lugar, beneficiando 19,40% das lojas, seguido pelo Dias dos Namorados (10,38%) e Páscoa (10,58%).
Renata destaca que os feriados são de extrema importância para a economia e é onde os empresários devem planejar e inovar nas estratégias para atrair consumidores. “É o tempo propício para investir em tecnologias nos estabelecimentos, além de novas contratações e expansão do estoque. Diversos setores do comércio da capital têm potencial para crescer nesse início de ano, começando pelo Carnaval. São esperadas 5 milhões de pessoas nos quatro dias de festa, movimentando mais de R$ 600 milhões, segundo a Prefeitura de Horizonte (PBH)”, finaliza.