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Setor de beleza e higiene pessoal cresce 10% no primeiro semestre do ano

Produtos são importantes para os cuidados diários / Foto: Pixabay

 

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) divulgou, no mês de outubro, que as vendas do setor cresceram 10% no primeiro semestre deste ano quando comparado ao mesmo período de 2021.

O dado foi apurado no Painel Dados de Mercado da Abihpec, ferramenta exclusiva e criada pela associação que acompanha o desempenho comercial em mais de 100 categorias de produtos. Ela é alimentada por suas associadas que, juntas, representam mais de 80% (participação em valor de vendas) do mercado no Brasil.

O maior destaque foi para a categoria de maquiagem que, em comparação ao primeiro semestre de 2021, cresceu 20% nas vendas. No segmento de perfumaria, o avanço foi de pouco mais de 16%. A seção de tissue cresceu quase 15% de janeiro a junho de 2022, levando em consideração o ano anterior, sendo que a categoria de papel higiênico foi a protagonista desse desempenho positivo.

No segmento de higiene pessoal, as vendas no primeiro semestre tiveram aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para as categorias de sabonetes e higiene oral.

COVID-19

Um levantamento realizado pelo Instituto Perception, em setembro de 2021, revelou que 81% dos consumidores estão mais preocupados com a segurança sanitária, o que levou a intensificação da rotina de higiene, como o aumento do uso de sabonetes (33%) e a incorporação de novos hábitos, como a utilização do álcool em gel (25%). Cerca de mil pessoas acima de 18 anos foram entrevistadas em todas as regiões do Brasil.

De acordo com o estudo do Instituto Segmenta, diante da ampliação de problemas como a ansiedade e depressão durante o isolamento social, cerca de 43% dos consumidores enxergaram na pandemia uma oportunidade de mudar os hábitos de saúde. Um dos exemplos é o aumento da rotina de autocuidado. O uso de fragrâncias teve acréscimo de 14%, enquanto o hábito de realizar skincare subiu 43,8%.

Ascensão

José Carlos Almeida, pesquisador químico de uma marca de produtos de higiene pessoal, diz que a rotina de beleza virou prioridade. “As categorias em crescimento são impulsionadas pelos produtos para a saúde, como o sabonete antibacteriano e o álcool em gel”.

Ele afirma que a expectativa é continuar explorando canais digitais, oferecendo experiências dinâmicas, como a Black Friday. “Além da excelência no atendimento e campanhas com promoções atrativas, vamos trazer, cada vez mais ao mercado, produtos cruelty free e veganos para surpreender os clientes. Artigos como sabonetes em barra, líquidos, colônias, desodorantes e creme para mãos seguem sendo itens procurados, tanto pelos canais digitais quanto pela venda direta, supermercados e farmácias”.

Francisco Lima, gerente de uma loja de cosméticos e de higiene pessoal, conta que esse ano houve um boom, em comparação ao ano passado. “As vendas já aumentaram em mais de 50% e as expectativas para dezembro são grandes, afinal, muitas pessoas presenteiam amigos e familiares com cremes, sabonetes e maquiagens em datas comemorativas importantes, como o Natal. O brasileiro é vaidoso e se preocupa com a saúde, o que faz com que esses produtos voltados para a beleza vendam bastante”.