Home > Acir Antão > Acir Antão

Acir Antão

PRÊMIO NOBEL DA PAZ: O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Antônio Carlos Arantes (PSDB), a vice-prefeita de Itapecerica, Joyce Rios (MDB) e o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, que está disputando o Prêmio Nobel da Paz | Foto: Arquivo pessoal

CORRENDO ATRÁS DO PREJUÍZO – O presidente Jair Bolsonaro acordou. De repente, ele entendeu que todas as atitudes tomadas até agora, o levaram para o buraco.Sua avaliação está cada dia pior e, com os números das últimas pesquisas, ele não disputa o segundo turno das eleições presidenciais do próximo ano. Sua avaliação eleitoral está péssima, e não é pra menos: a gasolina nunca esteve tão cara, assim como o óleo diesel, o gás, a carne, o arroz, o feijão, o frango e todos os alimentos no geral. Para completar sua ruína, vivemos uma seca terrível com a falta de chuva, que resultou no encarecimento da energia elétrica com a criação de uma nova bandeira, acima da vermelha, até então a tarifa mais alta. Enquanto o presidente caça briga, o Brasil está em chamas. Nenhuma ajuda emergencial vai solucionar a avaliação eleitoral de Bolsonaro. O que ele tinha que fazer, não fez. Agora, “a Inês já é morta”.

APOIO PERIGOSO – O governador Romeu Zema (Novo) escolheu o lado errado ao vetar o projeto que regulariza o ônibus por aplicativo em Minas. Com o veto, ele apoiou o empresário da Buser em detrimento aos donos de empresas de transportes que estão há anos trabalhando no estado, realizando viagens entre a capital e as cidades do interior, muitas das quais foram feitas por estradas de terra durante anos. As empresas legalmente estabelecidas são fiscalizadas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e seus motoristas têm que passar por aperfeiçoamento constantemente, além dos passageiros possuírem seguro viagem. Os ônibus que saem das rodoviárias cumprem horário com ou sem passageiros. No transporte por aplicativo, nada disso acontece. Apesar do erro do governador, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deverá rejeitar o veto.

FIM DA BHTRANS. Com a votação na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), a empresa foi extinta e a prefeitura terá um prazo de 15 anos para encerrá-la. Mas, como ficarão seus funcionários que nada têm a ver com a administração fraudulenta ocorrida durante anos? Alguns estão preparando um dossiê incriminando diretores que por lá passaram. Quem ficou mal nessa história foi o prefeito Alexandre Kalil (PSD), que prometeu abrir a caixa preta da BHTrans, mas, no final, quem cumpriu a tarefa foi a CMBH.

DA COCHEIRA

Qual será o critério que a Prefeitura de BH vai adotar para distribuir o auxílio emergencial criado por votação pela Câmara Municipal? Num ato de desespero, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) levou a Copasa à Justiça por causa da poluição da Lagoa da Pampulha. Só não explicou que sua reação foi devido ao prazo dado pela Unesco para reparação das obras no local, que já deveriam estar finalizadas.O prefeito não conseguiu resolver o imbróglio do puxadinho do Iate Tênis Clube, o mau cheiro da lagoa e o abandono do local pelo Executivo municipal. Só uma promessa foi cumprida: a reforma da Igreja de São Francisco.

Falando na Igreja de São Francisco, ela será sagrada Santuário, em ato a ser ministrado pelo arcebispo Dom Walmor de Oliveira Azevedo, no dia 4 de outubro, dia do santo. O espaço construído por Juscelino Kubitschek (JK), quando foi prefeito da cidade, ficou anos sem ser sagrada, pois o arcebispo da época, Dom Antônio dos Santos Cabral, ficou insatisfeito com o local, que ficava ao lado da Casa do Baile, do Iate Tênis Clube e do cassino, hoje Museu de Arte da Pampulha (MAP). Ele justificou dizendo que o lobo, na obra de Ceschiatti, tinha cara de cachorro. Ela só foi sagrada por Dom João de Resende Costa, em 1957, quando JK estava na Presidência da República, que participou pessoalmente da cerimônia.

Contagem anunciou a melhoria de 75 linhas de ônibus, com a inclusão de novos horários a pedido dos usuários de transporte coletivo municipal. Enquanto isso, em Belo Horizonte, os passageiros continuam a se acotovelar dentro dos ônibus todas as manhãs.

ANIVERSARIANTES

Domingo, dia 3 de outubro
Maria Emília Haddad
Srª Nancy Magalhães
Ex-governador Alberto Pinto Coelho
Ex-deputado Elmiro Nascimento
Leonardo Figueiredo – Rádio Itatiaia
Delegado João Reis

Segunda-feira, 4
Jornalista Aloísio de Moraes
Tarcísio Delgado – ex-prefeito de Juiz de Fora
Lilian Vaz de Melo

Terça-feira, 5
Roberto Cardoso
Ana Maria Vasconcelos

Quarta-feira, 6
Sra. Glícia Chaves de Moura
Coronel Klínger Sobreira de Almeida

Quinta-feira, 7
Fernando Paz
Sheila Mares Guia

Sexta-feira, 8
Dílson de Abreu
Washington Mello
Jornalista Kid Moreira
Vereador Arnaldo de Oliveira- Contagem

Sábado, 9
Diógenes Fantini – ex-prefeito de Sabará
Larissa Guedes