Na foto: Fantine Godoy, Paulo Navarro, o prefeito Alexandre Kalil e Chico Maia. Chico além de ser um dos mais respeitados jornalistas de Minas Gerais, é o atual secretário de imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte
A PROPOSTA DO PROCURADOR DE JUSTIÇA – Quando a nova constituição de 1988 foi aprovada e sancionada, o ex-deputado Silo Costa, de saudosa memória, fez um comentário com este repórter que nunca vou me esquecer. Ele disse que “quem mandaria no país seria o Ministério Público (MP)”. Assim, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares, assumiu as funções de administrador da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), pela inércia da Agência Metropolitana de Desenvolvimento (Agência RMBH) que criada para tal, não se manifestou até agora diante dos desmandos em toda a RMBH, principalmente na divisa de BH com Nova Lima, onde a especulação imobiliária age sem limites. O procurador denuncia não só a incompetência dos prefeitos dessas duas cidades, mas também a falta de coordenação do estado em estabelecer parâmetros para as futuras construções. Soares chegou até a sugerir a criação de um fundo, administrado pelo MP, para realizar as obras necessárias no âmbito da limpeza urbana, esgoto sanitário e mobilidade urbana no sentido de melhorar o tráfego e trânsito das regiões limítrofes entre BH e Nova Lima. Ele não sabe que existe uma Agência RMBH e um Fundo Metropolitano de Desenvolvimento criados há alguns anos e que deveriam estar funcionando, principalmente na elaboração de um plano diretor que até hoje não existe.
OS DITADOS QUE BOLSONARO NÃO QUIS OUVIR – Todo brasileiro desde criança conviveu com uma série de ditos populares como: “Quem fala demais dá bom dia a cavalo” ou “A língua é o chicote do corpo”. Infelizmente, o presidente da República é algoz dele mesmo, quando ao invés de fazer sugestões, acusa e depois não prova. Foi assim com essa questão do voto impresso, que poderia ser uma sugestão no sentido de aperfeiçoar o pleito brasileiro, mas da forma que foi colocada, possibilitou que Bolsonaro seja investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no pacote contra as fake news produzido por seus apoiadores ligados ao Palácio do Planalto. Com tudo isso, o presidente ao invés de angariar simpatia, vai perdendo apoiadores e voto. O tiro está saindo pela culatra.
DA COCHEIRA
Muita gente tem reclamado do frio nos últimos dias. Naturalmente, hoje temos instrumentos que antes não tínhamos. Lembro-me dos campos dos meus tempos de menino em Belo Horizonte, que amanheciam cobertos de gelo pelo frio nos meses de maio, junho e julho. Atualmente, praticamente não temos áreas verdes na cidade. Estamos desacostumamos a amanhecer com sereno nas folhas e telhados.
O presidente Bolsonaro, com sua incontinência verbal, não perdoa nem Bruno Covas, ex-prefeito de São Paulo, falecido este ano. Disse que ele fechou São Paulo e foi assistir ao jogo do Palmeiras com o Santos no Rio.
Com muito custo, João Doria (PSBD) conseguiu que Fernando Henrique Cardoso declarasse voto em favor de sua candidatura a Presidência da República. Antes, na presença de Lula (PT), ele disse que entre Bolsonaro e Lula ficaria com o petista.
Cresce as pressões sob o prefeito Alexandre Kalil (PSD) para apoiar Lula em Minas e ter um vice do PT para disputar o governo do Estado contra Romeu Zema (Novo). O problema é que ele tem um compromisso moral com Ciro Gomes (PDT).
ANIVERSARIANTES
Domingo, dia 8 de agosto
Professora Vanessa Guimarães – ex-reitora da UFMG
Compositor Plinio Saraiva
Ana Paulo Guedes Ferreira
Segunda-feira, 9
Cleonice Silva Hanas
Darcy Monteiro de Carvalho
Gerson Veriano
Terça-feira, 10
Wagner Carone
Coronel Mewmar Soares Silva
Vereadora Letícia da Penha – Contagem
Quarta-feira, 11
Dia do Garçom
Nilmário Miranda
Silma Braga
Serafim Melo Jardim
Quinta-feira, 12
Senhora Marta Gallo
Mirna Zazá Schettino
Ex-deputado Antônio Júlio
Sexta-feira, 13
Sra. Vânia Maria Rocha – esposa de José Luiz Rocha
Cláudia Carmem Domiciano
Sábado, 14
Oscar Dias Corrêa Junior
Jornalista Francisco Stheling Neto
Maurício Brand Aleixo
Gonçalo Abreu