Home > Editorial > Itatiaia: patrimônio dos mineiros

Itatiaia: patrimônio dos mineiros

A informação referente à venda da Rede Itatiaia de Rádio, semana passada, foi uma surpresa geral, inclusive, para os meios de comunicação. A direção passou das mãos de um dos seus fundadores, Emanuel Carneiro, para o empresário Rubens Menin, mas como disse Carneiro: “Depois de 50 anos de dedicação à emissora, resolvi me aposentar. Do alto dos meus 78 anos, acredito estar na hora de passar o bastão. Contudo, não o darei para um cidadão qualquer, mas para alguém que, como eu, sabe a importância da preservação dos valores e do espaço conquistado pela Itatiaia ao longo de sete décadas”.

As avaliações entre os jornalistas são positivas, visto que, após a transação comercial, o novo proprietário já enfatizou o desejo de garantir a continuidade do jornalismo defendido pela rádio no decorrer de todos esses anos. Aliás, essa é uma notícia promissora para os profissionais da comunicação em Minas Gerais, uma vez que a crise sanitária trouxe inúmeras dificuldades e desemprego.

Ao se afastar do comando da Itatiaia, Carneiro rememorou o pioneirismo da empresa, já que ela foi a primeira a implementar uma programação de 24 horas. Na oportunidade, a rádio passou a usar satélite de transmissões internacionais, especialmente no período da Copa do Mundo e Olimpíadas. E detalhe: tudo feito por meio de uma equipe própria. A postura precursora não foi diferente com o advento da internet, a emissora colocou, diariamente, toda a sua programação na web.

Dizendo-se conhecedor da biografia de sua nova empresa, Menin está assumindo uma das maiores rádios do Brasil. Ciente disso, ele reafirmou o compromisso de dar sequência ao trabalho social, dando voz à população mais carente, mediante um jornalismo isento como deve ser feito em um país no qual a imprensa é livre e a democracia tem que reinar. “Se não houvesse a Itatiaia, a cobertura esportiva referente aos times mineiros seria pífia”.

Perante a imprensa escrita de Belo Horizonte, Menin externou que o projeto é manter a rádio independente da programação da CNN Brasil, emissora de TV por assinatura, também de propriedade do empresário. E a fala de Carneiro corrobora com essa intenção: “Ele é um empresário de sucesso. Por isso, acredito que vai dar seguimento à história da Itatiaia, balizada no mesmo êxito que sempre se verifica em todos os seus projetos. Além de assegurar a continuidade dos valores preconizados desde a fundação, há cerca de 70 anos, pelas mãos do meu irmão, Januário Carneiro”.

Em resposta à fala de Carneiro, Menin resumiu: “A Itatiaia é um patrimônio dos mineiros. Sou testemunha dessa trajetória que foi feita com brilhantismo e ética”.

Atualmente, o nome Rubens Menin está associado à construção civil no Brasil e no mundo, ao segmento de bancos, área da logística, ao ramo esportivo, produção de vinho em Portugal e, agora, em expansão no que diz respeito à comunicação social.