Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Goleiro na política
Já começou o período de caça aos nomes influentes que possam participar da política no próximo ano. Um dos mencionados pelos especialistas é o goleiro Fábio do Cruzeiro. “Se for candidato a deputado federal, poderá conquistar uma supervotação, servindo de âncora para candidaturas ao Senado ou até mesmo ao governo de Minas”, comentam nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Zema e a imprensa
A imprensa tem suas reticências em relação à convivência com o governador Romeu Zema (Novo) na capital mineira. Mas também os veículos do interior se dizem abandonados pelo Executivo estadual, especialmente nas maiores cidades das regiões mais distantes de BH.

A rodovia dos buracos
Há cerca de um ano, a direção da empresa Via 040, que detém a concessão da BR-040, ligando Juiz de Fora a Brasília, anunciou a devolução da permissão ao governo federal, por falta de resultado financeiro para manutenção de contrato. Entretanto, como não houve a substituição da companhia no trecho, ela continua fazendo de conta que procede à conservação, porém, em longos intervalos entre Belo Horizonte e JF, os buracos estão avariando os carros dos usuários.

Exagero do deputado
O sempre centrado deputado Bartô (Novo) pagou um verdadeiro mico ao conduzir policiais militares à residência de uma pessoa na Avenida Afonso Pena na capital mineira, sob a alegação que o morador havia jogado ovos nos membros da passeata bolsonarista. Perante a lei, a presença do parlamentar no protesto é democrática, assim como a atitude de quem discorda do ato. Contudo, o assunto conquistou as páginas policiais pelo fato de a PM ter invadido a casa do cidadão, sem autorização judicial. Isso vai dar xabu.

Eleição importante
A eleição da OAB Minas é o tema mais comentado nos meios jurídicos mineiros. Mas também há um sindicato importante, que deverá trocar de chefia este ano. Trata-se do Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot-MG), atualmente comandado pelo empresário Emir Cadar Filho. Aliás, a entidade já está em sua nova sede na Avenida Raja Gabaglia.

Novo Roberto Marinho?
Semana passada, quando a imprensa anunciou que o empresário mineiro Rubens Menin havia adquirido 100% da TV CNN Brasil, no qual a matriz fica na capital paulista, logo vieram os comentários lá na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). “Está surgindo um novo Roberto Marinho no cenário da imprensa nacional”.

Segurança Nacional
Em debate na TV Cultura, o empresário e ex-deputado federal Emerson Kapaz foi enfático ao dizer que têm interesses escusos impedindo o andamento de três projetos propondo alteração na Lei de Segurança Nacional, cujas matérias estão estagnadas no Congresso Nacional. “Isso é um absurdo. Essa lei é arcaica e perniciosa”, afirma.

Deputado sitiado
Depois que teve o seu nome incluído como fura-fila da vacina contra a COVID-19, em Betim, o deputado estadual Professor Irineu (PSL) tem evitado sequer sair de casa. Ele é político com origem em Contagem e a população local anda revoltada com a atitude dele.

Senador irritado
Diante de tantos ministros palpitando em relação à CPI do Senado Federal para apurar possíveis irregularidades no gerenciamento nacional contra a COVID-19, o presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), soltou o verbo. “Esses ministros deveriam administrar melhor as suas pastas ao invés de ficarem opinando onde não são chamados. Eu vou bater de frente com esses palpiteiros de plantão”, disse.

Vale x Cemig
Para não ficar dependendo do fornecimento apenas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a Vale estaria se preparando para instalar uma moderna Usina de Energia Fotovoltaica no Norte de Minas, cujo objetivo é se tornar referência no ramo na América do Sul. A conferir…

Crescimento mundial
Segundo previsão de economistas, o mundo irá crescer uma média de 6% este ano, mesmo diante da pandemia. Eles dizem que o Brasil deveria procurar imunizar logo as pessoas, cuidar melhor do meio ambiente e elaborar um plano de retomada da produção nacional para não perder a oportunidade de abocanhar uma fatia desse bolo do desenvolvimento mundial.

Senador x Planalto
Os políticos próximos ao presidente Jair Bolsonaro pretendem mudar o discurso. Eles avaliam que ficar apenas procurando acusar o relator da CPI da COVID, senador Renan Calheiros (MDB-AL), acaba oferecendo a ele mais prestígio e visibilidade. O ideal é mudar o roteiro para poder desgastá-lo, antes que Calheiros se torne uma figura carimbada e opositora ao presidente.

Fragilidade do governo
Volta e meia o governo utiliza as mesmas armas da oposição, no sentido de usar o Supremo Tribunal Federal (STF) para tomar decisões que, em princípio, caberia apenas ao Congresso Nacional. Isso mostra a fragilidade tanto dos opositores ao Planalto, quanto do governo, ao se valer desse método para tentar importar a sua vontade em muitas oportunidades.

Assembleia x Zema
Em Minas, o governador Romeu Zema (Novo) ainda não encontrou alguém que possa servir de verdadeiro elo do Executivo com o Legislativo mineiro. Matemáticos da política estadual avaliam que essa aproximação não aconteceu até agora por deliberação do governador, pois ele não tem interesse em resgatar a tradicional política mineira. Será?

Refletindo nas finanças
Em São Paulo, analistas garantem que a propalada briga entre o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) com o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM), vai terminar refletindo no mercado financeiro. Eu, hein!?