Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto: Almoço no Rio Poty Hotel em Sao Luis William Ribeiro Diretor da Fecomercio Jose Valter Marciel empresario Arton Lopes diretor regional do Senac Benjamin Alves Armando Ferreira e Jose Nilson Marciel

BH FECHADA

A Prefeitura de Belo Horizonte decidiu fechar novamente o comércio não essencial devido aos números preocupantes do coronavírus na cidade. Segundo o prefeito Alexandre Kalil (PSD), houve uma importação surpreendente da doença, principalmente em função das aglomerações nas festas do Natal e Réveillon. As consequências são graves já que os empresários, trabalhadores e o restante da sociedade acabam sendo prejudicados com o fechamento do comércio, que é a principal engrenagem da economia. E sem crescimento e faturamento não é possível pagar as despesas e os trabalhadores. A vacina, sem dúvida, é uma das soluções mais viáveis neste momento. A imunização deverá começar em breve para que a rotina volte ao normal, porque ninguém aguenta mais tanto sofrimento

BRASILEIROS TIVERAM UM ANO RUIM

A grande maioria da população brasileira chegou ao fim de 2020 querendo esquecer definitivamente o ano que passou e com a esperança de que 2021 será melhor. Essa é a conclusão de uma pesquisa do Instituto Ipsos, feita em grande parte do mundo, na qual quase 80% dos participantes disseram que 2020 foi ruim para si e suas famílias. O índice teve um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao levantamento do ano anterior, quando 62% terminaram o ano insatisfeitos. Em relação a 2021, 81% dos brasileiros afirmaram esperar um ano melhor. Quanto ao desempenho global da economia, entre os brasileiros, 60% disseram que será melhor no próximo ano, acima da média mundial, de 54%. Em muitos aspectos, o ano de 2020 foi muito difícil. A pandemia deixou todos em pânico e nos distanciou. Estamos cansados do isolamento, de higienizar sem parar e de cumprimentar com os cotovelos. Os que sobreviveram à pandemia devem agradecer sempre.

CONSUMO DE PLÁSTICOS

O consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus, devido ao avanço dos serviços de delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas. Esse aumento no volume de lixo plástico é um grande problema para o Brasil, onde menos de 2% desse material é reciclado. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os principais motivos para o baixo índice de reciclagem são o descarte inadequado, a falta de coleta seletiva e a baixa infraestrutura para reciclagem. É preciso uma mobilização de toda a sociedade para um debate e a criação de políticas públicas para a diminuição do consumo e o reaproveitamento dos materiais depois do uso.

CANAL ABERTO

 

Educação pós-pandemia. Por causa da pandemia, as escolas em todo o Brasil estão fechadas praticamente há 10 meses. Os estados e municípios sabem que terão de enfrentar grandes desafios para a volta das aulas. A maioria das escolas ainda não está preparada para retomar as atividades e também não tem estratégias para evitar o abandono escolar, sendo esse último um grave problema no país e uma das maiores taxas do mundo. Quase todos os países com registros da COVID-19 interromperam as aulas para evitar aglomerações e conter infecções. No Brasil, as aulas on-line enfrentam a desigualdade de acesso à internet das famílias mais pobres. Isso mostra o quanto ainda estamos atrasados no acesso à informatização para a população. Ainda não há consenso sobre datas de retorno das aulas presenciais. Enquanto isso, pais e estudantes continuam apreensivos diante de toda essa situação.

Juíza mineira dá mau exemplo. Uma juíza da cidade de Unaí, em Minas Gerais, fez várias postagens nas redes sociais, incentivando as aglomerações, um método contrário aos protocolos de medidas sanitárias para combater o coronavírus. A magistrada Ludmilla Lins Grilo, da Vara da Infância e da Juventude, deu um péssimo exemplo do que a população não deve fazer, ainda mais no momento em que a pandemia causa milhares de mortos em todo o Brasil. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai ouvir a juíza e pode haver a abertura de um processo administrativo disciplinar. As punições podem ser desde uma advertência até a aposentadoria. Sendo aposentada, o salário proporcional acaba sendo um prêmio para quem teve uma conduta irresponsável, ou seja, na esfera judicial também existe o sentimento da impunidade, o que é lamentável.