Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Política em Contagem

Embora as eleições ainda não tenham data definida para acontecer, em Contagem, o terceiro maior colégio eleitoral do estado, o assunto relacionado ao pleito de 2020 começa a esquentar. Por lá, a deputada petista Marília Campos já é chamada de futura prefeita. Vamos devagar, gente!

Política em Betim

Já em Betim, município que também tem muita expressão em Minas, o tema referente às eleições está morno. Mas uma coisa parece certa: o Partido dos Trabalhadores (PT) que comandou a cidade, durante anos a fio, desta vez, teria poucas chances de desbancar o atual prefeito Vittorio Medioli.

Imprensa tradicional

Em debate realizado em uma rede de TV, Felipe Neto, um dos maiores influenciadores digitais do Brasil disse: “A imprensa tradicional precisa ser valorizada para o bem da democracia”. Na mesma entrevista, Neto acrescentou: “As redes sociais são ferramentas que vieram para ficar. Mas elas também são um campo fértil para disseminação de notícias falsas. Algo tem de ser feito para evitar essa realidade”, comentou.

Isolamento social

Entre as tantas orientações e comentários relacionados à COVID-19, uma chamou atenção. Para o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, uma taxa de 70% de isolamento social brecaria a disseminação do coronavírus. “A epidemia pararia de crescer e lá na frente tende a desaparecer. A queda na adesão ao distanciamento implica na perda de todo o esforço já feito”, opinou.

Crise financeira

O historiador Marco Antonio Villa alerta: “Os efeitos da crise sanitária no segmento econômico irão provocar um verdadeiro desastre no crescimento do Brasil no próximo ano e deve se estender a 2021. O resultado será devastador levando ao fechamento de milhares de empresas e a uma fabulosa taxa de desemprego”.

Os filhos do presidente

O ex-ministro da defesa Aldo Rebelo comentou que o presidente Jair Bolsonaro tem demonstrado certo tirocínio em governar. “Agora, o chefe do Executivo teria de deixar de lado a administração pública para comandar os seus próprios filhos, que quase sempre lhe trazem problemas, alguns deles realmente muito comprometedores”.

Segundo tempo complicado

Atualmente, as medidas adotadas pelo prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), em relação à COVID-19, contam com o apoio das camadas mais pobres da população. No entanto, os especialistas em política e economia estão prevendo um segundo semestre bem mais complicado para o chefe do Executivo por conta da falta de arrecadação da prefeitura.

Governo de técnicos

Nos bastidores da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), alguns deputados comentam que a equipe do governo de Romeu Zema (Novo) é eminentemente técnica, o que na maioria das vezes tem dificultado o diálogo entre as partes.

Isolamento parcial

Em Belo Horizonte existem muitos hospitais pertencentes ao estado, inclusive muitos deles com atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A barreira social imposta pela prefeitura da capital não pode e não deve impedir que pacientes de outros municípios e regiões mais distantes tenham acesso a essas unidades. A PBH pode evitar apenas que o encaminhamento de pacientes seja feito para as unidades pertencentes ao município”, alertam as autoridades da área.

Briga de gigantes

Todos assistem estarrecidos a briga entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo João Doria (PSDB). Enquanto isso, a população naquele estado está sendo dizimada. Opinião da jornalista Rosana Cerqueira.

Bandeira bélica

Por falta de habilidade política, cada vez mais o presidente Jair Bolsonaro deixa de se apegar à bandeira da democracia para se ater à bandeira bélica. Avaliação do professor e cientista político Malco Camargo.

População nas ruas

Por enquanto, grande parte da população brasileira não está saindo para a rua por medo da COVID-19. Mas se a fome apertar, tudo pode mudar. Nesse caso, os isolados socialmente partem para uma desobediência geral. Previsão do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Policiais inseguros

A experiente jornalista e comentarista política da GloboNews Natuza Nery afirmou: “Devido à intensa exposição da Polícia Federal, a verdade é que muitos integrantes da instituição, especialmente os encarregados de investigações em geral, estão efetivamente inseguros e com medo de investir em figurões”.

Fiemg em movimento

Com as atividades praticamente normais, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) está comandando uma verdadeira batalha no sentido de fazer o trilho do desenvolvimento empresarial entrar no ritmo desejável. Aliás, o presidente da entidade, Flávio Roscoe, está orientando todas as ações que visam esta retomada.