Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Mudança no secretariado

Até, agora, ocorreram mudanças pontuais no secretariado do Governo Fernando Pimentel (PT), mas segundo avaliação do meio político da capital, caso o projeto político do governador seja implementado com vistas 2018, haverá substituições consideráveis no primeiro e segundo escalões. O chefe do executivo mineiro pretende manter uma aproximação mais cordial com a Assembleia e abrir novos caminhos junto aos maiores municípios do Estado. A conferir…

Cena única – Na verdade, o segundo colégio eleitoral de Minas, Uberlândia, tem baixíssima representatividade no atual governo mineiro e, na hora de decidir uma eleição, isso faz uma diferença enorme, avaliam alguns pensadores políticos.

 A Gontijo e os políticos

A exemplo da Odebrecht, que delatou todos os políticos com os quais  manteve contados nos últimos anos, em Minas, se a empresa de transporte  Gontijo usasse dos mesmos métodos para expor antigos aliados, seria um verdadeiro Deus nos acuda. Ufa.

 A vez do Bolsonaro

Os defensores da candidatura do deputado federal carioca e ex-militar, Jair Bolsonaro (PSC), à Presidência da República já começam a acreditar nas chances  do parlamentar. Tanto que aumentam, dia após dia, a quantidade de material defendendo o Regime Militar no denominado Período Revolucionário, quando o país foi administrados durante 21 anos por generais. Vale lembrar que as teses do deputado são nitidamente de quem é aliado à doutrina da direita mais radical para contrapor ao crescimento dos sindicalistas na política.

Comentário único – Na verdade, quem até o momento tem se manifestado a favor do nome de Bolsonaro são os representantes das famílias mais abastadas do Brasil. Exatamente as pessoas receosas em perder status. Coisa da política brasileira.

 Palocci isolado

Depois de manter contato com alguns membros do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Paulo, o jornalista da Globo News, Gerson Camarroti disse, com certa convicção, que o ex-ministro Antonio Palocci está se sentindo isolado pela cúpula do PT e, por conta disso, resolveu partir para o tudo ou nada. Em sua avaliação, se o ex-ministro da Fazenda, preso em Curitiba, resolver delatar tudo que sabe até as grandes empresas brasileiras, incluindo os bancos, podem ter dias difíceis. Ave Maria, gente…

 Beatriz lá e cá?

De certa forma foi meio dúbia a presença da presidente da CUT Minas e Coordenadora Geral do SIND-UTE/MG, professora Beatriz Cerqueira, na solenidade de 21 de Abril em Ouro Preto. Ela estava na lista das homenageadas com a Medalha de Tiradentes. Então, pode-se presumir que concordou com o momento, mas na hora do evento ficou fazendo barulho em um carro de som, junto com manifestante contra as reformas da Previdência e da Lei Trabalhista nas imediações da praça onde acontecia a solenidade. Ou seja, um pé lá e outro cá. Vai entender essa gente.

 Briga de causídicos

Os grandes escritórios de advocacia, especialmente de São Paulo e Brasília, estão se engalfinhando e promovendo uma verdadeira autofagia nesta época de delações premiadas por conta da Operação Lava Jato. Existem ex-alunos se voltando contra professores de Direito, etc, e criando um ambiente ruim nos meandros da advocacia brasileira. Opinião  do cientista e professor paulistano Roberto Delmanto Jr.

Cena única – Agora o que o mestre Delmanto Junior não comentou: toda essa gana acontece por conta do dinheirão que esses escritórios especializados estão ganhando nesta fase de denúncias contras políticos e empresários de proa. Todos os causídicos querem um quinhão da grana dos denunciados.

 Jornalismo político

Os grandes veículos de comunicação do Brasília estão reforçando as equipes de jornalistas especializados em cobertura política na capital federal. A expectativa do segmento é que teremos um longo período de muitas notícias turbulentas vindas do poder político e a população carece de saber “tim-tim por tim tim” dos acontecimentos de bastidores.

 Deputados enclausurados

Até mesmo parlamentares cujos nomes não estão citados em denúncias de corrupção também estão sendo vítimas de hostilidades em ambientes públicos. Diante desta realidade, especialistas no assunto lembram que, se continuarem essas manifestações exageradas, estaríamos caminhando para o anarquismo, uma espécie de “fascismo” da política brasileira. Vamos devagar gente.

 Jornalistas sem prestígio

Comentários ouvidos na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa em relação aos agraciados com a Medalha da Inconfidência em Ouro Preto, na semana passada, os nomes mais lembrados foram os representantes do Judiciário, Ministério Público e da Polícia Militar. Os jornalistas, em geral, foram minoritários na lista. Tadinho dos comunicadores…

 Revigorando o Centro

Na luta pela revitalização do Centro de Belo Horizonte, algumas ações da prefeitura da capital até que tem demonstrado resultados práticos. Um deles diz respeito ao imóvel CentoeQuatro, tombado na Praça da Estação, onde antigamente era uma fábrica de tecido e agora abriga restaurante, teatro e um cafezinho de luxo. O desfecho tem sido positivo, segundo os administradores do espaço. Queira Deus…

 O terrível cigarrinho

Escritora e palestrante, Ilona Szabó de São Paulo, disse à imprensa que o cigarro vicia mais do que a heroína. Para aumentar a polêmica sobre sua opinião acrescentou: “não existe sociedade do mundo que viva sem o uso de drogas. Elas são necessárias, inclusive e sobretudo, como medicamento. Mas o que está faltando no Brasil é uma legislação moderna sobre o assunto. “Por exemplo, o viciado tem de ser tratada do ponto de vista da saúde pública e não por intermédio da criminalização”, afirma.

 Adeus país do futebol

Professor da Fundação Dom Cabral por mais de 20 anos, o filósofo Mario Sergio Cortella, foi bem humorado ao dizer que, no passado, o Brasil era apenas o país do futebol.  Mas, hoje, a população quer saber de tudo que está acontecendo nos bastidores da vida nacional. “Quando o povo têm dúvida, vai para as ruas. Todos acompanham, por exemplo, as ações do Supremo Tribunal Federal”. Isso não acontecia até recentemente, rememora o simpático professor e filósofo brasileiro.

Aécio sumido

Vivendo um verdadeiro inferno astral, por conta de denúncias de envolvimento de uso de dinheiro indevido nas campanhas políticas, o senador Aécio Neves (PSDB), tem evitado suas conhecidas idas às praias cariocas, nos finais de semanas. Tudo para evitar ser hostilizados em público. Logo,ele que quase chegou a ser presidente da República. Coisa da vida, excelência…