Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto, na entrega do Troféu Tele Santana, deputado prof. Wendel Mesquita, Valdez Maranhão e Fabiano Lopes Ferreira.

CORONAVÍRUS
O Ministério da Saúde desmentiu diversos boatos que começaram a circular na internet sobre o coronavírus. Informações falsas causam pânico na população e atrapalham os trabalhos de investigação das autoridades competentes. As pessoas que quiserem esclarecer as dúvidas com segurança devem acessar o site: www.saude.gov.br. Segundo os médicos, a população deve manter a calma e tomar cuidados básicos para reduzir os riscos de contrair a infecção, como fazer uso pessoal de toalhas, copos e talheres. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos, além de limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

ESCOLA INTEGRAL É DIREITO DE POUCOS
Pesquisadores concluíram que alunos formados nas escolas de tempo parcial têm 46% de chance de ingressar no ensino superior, enquanto que os das escolas integrais têm 63%. Em Minas Gerais, incluindo a capital, não chega a 6% o número de estudantes matriculados no ensino médio em tempo integral. Os dados são do Anuário Brasileiro da Educação Básica.

DESCARTE CORRETO DE LIXO ELETRÔNICO
A preocupação com o meio ambiente e com a saúde não se restringe somente às empresas. O cidadão que descarta irregularmente pilhas e baterias velhas, DVDs, computadores, celulares, entre outros, também tem um papel fundamental. O Brasil produz em média 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano. No mundo, cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados anualmente. No país existem diversos postos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico. No site www.e-lixo.org/, você pode fazer uma busca dos locais mais próximos da sua casa.
Fonte: Envolverde/Carta Capital

CANAL ABERTO

Cresce número de queixas relacionadas ao serviço público. O governo federal recebeu 274 mil manifestações de usuários de serviços públicos em 2019. Nos 400 primeiros dias da administração de Jair Bolsonaro (já com o início de 2020), o total foi de 307 mil. Os dados são do Painel das Ouvidorias da Controladoria Geral da União (CGU). Do total de queixas, 80.355 foram sobre atendimento geral, saúde, assistência hospitalar, educação superior e transportes aéreos. O número representa crescimento de 70,3% sobre as 47.173 recebidas em 2018. As manifestações tem relação com a maior conscientização do consumidor-usuário. No caso do tempo gasto para oferecer alguma resposta, há uma boa notícia: em 2019, o tempo médio foi de 17 dias até que o cidadão recebesse alguma satisfação. Ainda é muito, mas representa avanço sobre 2016.
Fonte: Poder 360

Bloqueio de celular roubado está mais fácil. É difícil não conhecer uma pessoa que já teve um celular roubado. O cidadão que vive em Minas Gerais ou transita pelo estado conta com mais uma ferramenta de combate ao furto e roubo de celulares, o site www.cbloc.seguranca.mg.gov.br. Muitos não conhecem, mas, por meio dessa nova plataforma, a pessoa poderá bloquear o aparelho. Com isso, tornará o celular inoperante, contribuindo para que possíveis autores percam interesse pelo equipamento. A iniciativa também ajuda a impedir o acesso às informações pessoais.