Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Bares e restaurantes estão reduzindo os canudos de plástico

A campanha global contra o uso de canudos de plástico vem ganhando adesões de empresas e do poder público. Isso acontece devido a uma onda crescente de milhões de consumidores que condenam o uso do produto por causa dos resíduos descartados no meio ambiente, principalmente nos oceanos. Enquanto as propostas não viram leis, muitos bares e restaurantes em Belo Horizonte e cidades do interior mineiro estão reduzindo ou abolindo o uso de plásticos, tais como canudos e talheres. A cada dia cresce a consciência ambiental em torno da utilização do material e é muito bom ver as pessoas mudando de comportamento e criando suas próprias iniciativas para reduzir o volume de lixo que produzem. Uma boa opção seria os estabelecimentos fornecerem canudos de papel biodegradável, reciclável e/ou reutilizável.

Prêmio Fornecedores Cemig

O Grupo Esquadra, com sede em Belo Horizonte, foi agraciado como o melhor fornecedor em serviços de infraestrutura no Prêmio Melhores Fornecedores 2019, pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig. Desde 2010, a empresa reconhece seus fornecedores que apresentam excelente desempenho no fornecimento de materiais e prestação de serviços. O Grupo Esquadra tem algumas características, tais como, a preocupação com a questão ambiental, que é importante para a qualidade de vida das pessoas, a segurança dos negócios e o investimento em capital humano. Que as empresas passem a investir em melhorias de processos, tecnologia e busquem novas soluções, para que sejam agraciadas com essa premiação anual da Cemig.

Canal Aberto

Presidente da Fhoremg está otimista com o Carnaval 2020. O presidente da Federação dos Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH (Fhoremg), Paulo Cesar Pedrosa, este colunista concedeu entrevista coletiva para divulgar os números estimados da hotelaria para o Carnaval de Belo Horizonte em 2020. Cerca de 70% dos hotéis estão com reservas confirmadas. A expectativa é de que até o final de janeiro 100% das acomodações estejam ocupadas. Já os hotéis classificados com 3, 4 e 5 estrelas, dependendo do tipo de apartamento, estão com as reservas em torno de 45 a 55% confirmadas. A expectativa é de que a cidade receba em torno de 4,5 milhões de foliões nos 5 dias da festa momesca. A maioria vem da região metropolitana e do interior do estado. O gasto médio de cada pessoa, fora a hospedagem, gira em torno de R$ 400 a R$ 600. O crescimento esperado é de 10% a 15% em relação ao Carnaval de 2019.

Congresso tem pior índice de projetos apresentados e aprovados no mesmo ano. Só 36 projetos apresentados no Congresso em 2019 foram aprovados, tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado ao longo do ano. Este é o menor número registrado desde a Constituinte de 1988. O total representa queda de 25% em relação ao número de aprovações dos projetos apresentados em 2018, quando 48 projetos passaram, definitivamente, pelas mãos de senadores e deputados. O recorde, na mesma base de comparação é de 259 proposições, em 2007. O número de propostas que tiveram tramitação iniciada e concluída no mesmo ano nas duas casas legislativas tem caído desde 2016. Os projetos de lei criam as normas mais conhecidas das áreas penal, civil, tributária, administrativa e da maior parte das regulamentações jurídicas do país, determinando quase todas as matérias de competência da União. O número de aprovações do ano passado para esse tipo de proposta, também foi o menor da história.