Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto, ex-jogador do Cruzeiro Nonato com o deputado estadual Mauro Tramonte (PRB).

VOOS PROIBIDOS

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) proibiu todas as operações com aviões 737 MAX 8 e 9. A decisão foi motivada pela suspeita sobre a segurança do modelo, envolvido em um acidente na Etiópia no último domingo. “Serão suspensos todos os voos comerciais operados com partida ou destino na União Europeia dos modelos mencionados”, informou o órgão em nota. A EASA reúne 32 países do continente, incluindo Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Noruega, Suécia e Suíça.

UM BANHO DE HOSPITALIDADE
“Hospitalidade é a minha praia”. Com essa frase, a presidente da Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria (ABG), Maria José Dantas, resume as três décadas de experiência com arte de encantar o hóspede no setor hoteleiro. Neste ano, a especialista tem um desafio especial: dar um banho de hospitalidade na motelaria. “Seja na hotelaria, seja na motelaria, o conceito é o mesmo: o cliente só é fidelizado ao sair encantado com a experiência que viveu”, descreve Maria.

CAFÉ RESILIENTE
É surpreendente ver que, enquanto todas as outras bebidas tiveram percalços, o café se manteve resiliente. A perspectiva segue promissora e o país deve seguir superando os números apresentados pela consultoria de 2018. Para este ano, a estimativa é um consumo médio por pessoa de 839 xícaras ao ano, ou seja, cinco vezes a média mundial. A consultoria calcula, ainda, um gasto médio individual anual no varejo de R$ 113 e indica um consumo total de 7,3 milhões de toneladas, colocando o Brasil como maior consumidor do grão. Contudo, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) não trabalha com esse dado em função de uma diferença metodológica na apuração. Segundo o departamento de pesquisa da entidade, o consumo interno em 2017 foi de 21,99 milhões de sacas e o Brasil segue na vice-liderança do consumo mundial de café.

CANAL ABERTO

Parceria estratégia para 2019. Diante do crescimento constante e sustentável da hotelaria nos últimos trimestres e com boa perspectiva devido ao aumento da diária média e retorno em investimentos o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e a Reed Exhibtions Alcântara Machado, responsável pela feira Equipotel, acabam de firmar parceria. O objetivo comum é trazer informações de mercado, incentivar a informação das empresas do segmento e promover o crescimento qualitativo e quantitativo da indústria hoteleira no país. Recentemente, a empresa se tornou a mais nova mantenedora da entidade para o ano de 2019. A Equipotel vai apoiar todos os eventos do FOHB, incluindo a segunda edição do Fórum Nacional de Hotelaria e o 4º encontro corporativo de compras, que acontecerá na capital paulista no próximo ano. O FOHB também promoverá encontros de executivos da Equipotel com CEOs das redes hoteleiras associadas e disponibilizará toda sua estrutura de comunicação para promover a edição regional e nacional da Equipotel que, por sua vez, apresentará novidades do setor em reuniões de trabalho com executivos da entidade.

Curso de manipulação obrigatório. A Vigilância Sanitária de Belo Horizonte está iniciando uma fiscalização em todos os hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes, motéis, pizzarias, churrascaria e similares. O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte (Sindhorb) e a Associação Mineira de Bares e Restaurantes, Hotéis e Lanchonetes (Amibar), em parceria com a Alimentum Consultoria vai realizar mais um curso na área de manipulação de alimentos, exigido pela Anvisa. O curso terá a duração de 5 dias, de 25 até 29 de março de 2019, das 15h às 19h. Local: Avenida Brasil, 510, 4º andar. As inscrições poderão ser feitas pelo site do sindicato www.sindhorb.org.br e também pelos e- mails: tesouraria1@sindhorb.org.br (Bruno); assessoria.presidencia@sindhorb.org.br (Daniel) e cobranca1@sindhorb.org.br (Márcio). Ao final, os alunos vão receber um certificado de conclusão.