Home > Esporte > Campeonato Mineiro de Rally desembarca em Patos de Minas

Campeonato Mineiro de Rally desembarca em Patos de Minas

A cidade mineira de Patos de Minas, localizada na região do Triângulo Mineiro, já tem data para estrear no calendário dos campeonatos brasileiros de rally: de 15 a 17 de março. Organizado pelo grupo Rallymakers, a competição vai contabilizar pontos para a primeira e a segunda etapas dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country (CBA), Brasileiro de Rally Baja (CBM) e o Mineiro de Rally de 2019.

Quando for autorizada a largada, pilotos e navegadores das categorias motos, quadriciclos, UTVs e carros vão acelerar por um percurso de 420km que vai percorrer as trilhas do município de Presidente Olegário, cerca de 29km de Patos de Minas. De acordo com um dos organizadores Fernando Bentivoglio, o roteiro contemplará as regiões de Tiririca, do Facão, da Bananeira, do Pé do Morro, do Cruzeiro da Prata, de Boa Vista, do Piçarão, de Vargem Grande e da Lobeira. “Fomos muito bem acolhidos pelas autoridades de Patos de Minas, que colaboraram com o respaldo logístico e técnico para entregarmos aos participantes um evento memorável, digno de uma abertura de temporada. É gratificante poder levar a estrutura do rally à região”, disse.

Para o diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Minas, Alex Peres Moreira, o foco é oferecer uma excelente recepção a todos os envolvidos com o objetivo de que o município seja inserido definitivamente no calendário nacional do esporte. “Disponibilizaremos toda a equipe da Diretoria de Esportes para atuar junto aos organizadores na liberação do certame, além do apoio logístico e área da Ceasa Municipal, onde serão instalados os boxes das equipes”, afirmou Moreira. Segundo o diretor, eventos desse porte despertam a curiosidade da população e movimentam a cidade como um todo. “O Rally Minas Brasil trará uma grande promoção turística e, consequentemente, um aumento na nossa movimentação econômica enquanto estiver por aqui”, completou.

Faca nos dentes 

“Sangue nos olhos e faca nos dentes” é como Marco Túlio Lana, campeão do Campeonato Brasileiro de Rally do ano passado, descreve sua expectativa nesse início de campeonato. “A esperança é grande para primeira etapa do campeonato brasileiro. É hora de recomeçar para garantir o título de 2019. Estamos prontos para a briga”, disse o empresário de Divinópolis.

O piloto patense Cristiano Batista também garantiu lugar no grid. A bordo de um Can Am X3, ele afirma que não medirá esforços para buscar o troféu de campeão na categoria UTV Pro Elite. “Estou confiante e feliz pela etapa de abertura ser na minha cidade. Tenho certeza de que será uma disputa eletrizante, junto aos melhores pilotos do país”, disse ele.

O representante de Juiz de Fora Marcelo Mendes começou navegando com seu pai e já competiu até fora do Brasil. “Sempre fiz trilha com ele e foi assim que aprendi a dirigir. Aqui o rally é uma tradição de família”, conta. Para o empresário, o evento é uma oportunidade para aumentar o leque de competidores. “A expectativa é de um crescimento grande, surgiram vários novos adeptos, o que faz com que o grind cresça cada vez mais e isso é sensacional. Quanto mais competidores, melhor a disputa fica”, comemora.

A programação completa deve ser conferida no site.