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73% do varejo mineiro acredita que vai vender mais neste ano

De acordo com a pesquisa Expectativa de Vendas, realizada pela Fecomércio MG, 73% dos empresários mineiros esperam, nos seis primeiros meses do ano, vendas melhores em relação ao segundo semestre de 2018. Carnaval e Dia das Mães são algumas das datas que despertam o otimismo no comércio de Minas Gerais em relação à retomada do consumo no período. O levantamento engloba 402 empresas espalhadas pelas regiões do Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo.

Segundo Elisa Castro, analista de pesquisa da Fecomércio MG, a mudança de governo é o principal motivo para a crença em vendas melhores. “A posse de uma nova gestão favorece o otimismo de quem trabalha no comércio, principalmente, devido a aprovação de reformas tão esperadas pelo setor. Além disso, muitos empresários perceberam que o movimento dos clientes em suas as lojas aumentou e, com isso, conseguiram manter ou melhorar seus resultados em relação ao ano anterior”, analisa.

Os segmentos com expectativas mais positivas são: papelaria (90%), material de construção (88,9%), peças de veículos e motocicletas (82,5%), artigos farmacêuticos (81,8%), móveis e eletrodomésticos (77,3%), combustíveis e lubrificantes (70%) e vestuário (69,1%). Os primeiros meses do ano são marcados pela temporada de liquidação para vários segmentos do varejo. “O período é uma oportunidade para alavancar as vendas, em um momento no qual os consumidores estão preocupados em quitar as despesas de início de ano. A pesquisa mostra que 27% irão trabalhar com promoções e liquidações e 25% vão investir em propaganda e divulgação”, acrescenta Elisa.

Empresário no ramo de papelaria, José Bonifácio teve um início de ano melhor quando comparado com 2018. “Período de férias e volta às aulas são sempre o auge das vendas. E este ano foi bom, as vendas atenderam a minha expectativa e planejamento”, conta. O foco agora são as próximas datas comemorativas. “Para o Carnaval e Dia das Mães, a ideia é variar ao máximo a oferta de produtos e as promoções que sempre têm boa resposta”, acredita.

A pesquisa também mostra que as compras serão impulsionadas, principalmente, pelo Dia das Mães (43%), a segunda melhor data para o comércio no país, atrás apenas do Natal. O Carnaval (17,4%), o Dia dos Namorados (16,2%) e a Páscoa (11,2%) também devem contribuir para o crescimento no período.

Entraves

Os principais entraves para o consumo apontados pelo mercado mineiro são o momento econômico do país e o desemprego, respectivamente com 15,9% e 14,2%. “Para minimizar os efeitos do cenário econômico desfavorável, é necessário que o empresário se planeje para aumentar as vendas. Acompanhar o comportamento dos consumidores e dos concorrentes em seus processos de escolhas e gestão podem ser pontos de partida para contornar esses aspectos negativos”, destaca Elisa.

Outro indicativo que as vendas devem alavancar é o percentual de endividados na capital mineira que atingiu 73,8% da população, superior em 6,8 pontos percentuais se comparado a janeiro de 2018, quando chegou a 67%. “O endividamento mede a disposição de consumo das famílias, é um indicador positivo para a economia. Nesse caso, é quando o consumidor assume uma dívida e ele indica que terá condições financeiras para quitá-la posteriormente”, explica a analista.

Proprietário de uma loja de materiais de construção da zona Sul de BH, Flávio Neto também aposta nos primeiros meses do ano. “É o momento que as pessoas tiram os sonhos do papel e começam projetos, constroem ou fazem aquelas reformas que foram adiadas ou deixadas de lado durante o ano”, diz.