Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Soltem Márcio Fagundes

Os veículos de comunicação do Estado e os colegas de profissão prestaram solidariedade ao jornalista Márcio Fagundes, que permanece preso desde o dia 18 de abril. A negação do pedido de habeas corpus gerou inquietação e os portais de informação e as redes sociais se manifestaram de forma incisiva a respeito de como o caso tem sido conduzido.

Comentário único: Vale lembrar que, em 2016, o jornalista abriu mão dos advogados, indo voluntariamente ao MP para revelar o que sabia no episódio em que está envolvido.

De Francelino a Kalil

Quando era governador, Francelino Pereira foi surpreendido com a decisão do então secretário de educação do Estado, Paulino Cícero, que mandou a polícia disparar jato d’água nas professoras reunidas em protesto, na Praça da Liberdade.

Cena um – O ato de 40 anos atrás não está distante do acontecido na Avenida Afonso Pena, quando as professoras da rede infantil da PBH foram recebidas com bombas de efeito moral, jato d´água etc. O prefeito Alexandre Kalil (PHS) disse que não tem nada a ver com a truculência, mas, mesmo assim, bateu pesado contra os dirigentes sindicais.

Cena final. A imagem de Francelino ficou associada a um governador que jogou água nas professoras. O último acontecimento tem tudo para ficar gravado na memória das manifestantes: o prefeito poderia ter evitado a cena de confronto, chamando as lideranças do movimento para um diálogo mais proativo.

Euforia petista

De volta à cena partidária, o ex-deputado Virgílio Guimarães, pré-candidato a deputado estadual, comenta em alto e bom som: “Neste pleito, o PT vai eleger a maior bancada em Minas Gerais”. Será, Dr. Virgílio?

Prefeito e os servidores

O prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas (PSDB), reuniu com representantes dos sindicatos de servidores da prefeitura e reforçou a constante valorização dos profissionais. “Precisamos pensar na administração da cidade como um todo. Todas as ações precisam ser feitas com responsabilidade. Dessa forma, conseguimos manter o pagamento dos servidores em dia, mesmo com todas as dificuldades financeiras”.

Da Síria para BH

De acordo com o cônsul da Síria em Minas Gerais, Emir Cadar, a guerra naquele país fez com que, em média, 250 refugiados fossem socorridos em Belo Horizonte. “Alguns deles já voltaram, mas a maioria faz sucesso em seus respectivos empregos”, garante.

Pedido ao governador

Empresários ligados à Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) estão esperando uma ação concreta do governador Fernando Pimentel (PT) para evitar que a decisão da American Airlines não seja levada a efeito. A empresa quer acabar com voos diretos de Confins para os Estados Unidos. Para os empresários, isso representa um desprestígio para nosso Estado. Vamos lá, gente!

Eleições 2018

Enquanto os adversários continuam dizendo que o deputado Rodrigo Pacheco (DEM) não será candidato a governador, o parlamentar permanece concedendo entrevista à imprensa e batendo na tecla que não desistirá de colocar o seu nome na disputa. E acrescenta: “A candidatura própria em Minas faz parte de um projeto maior, desenhado pelo Democratas nacional”.

Temer sem prestígio

“Até o final de outubro, nenhum projeto será votado no Congresso Nacional, em virtude da falta de prestígio do presidente Michel Temer (MDB)”. Essa é a avaliação direta e sincera do comentarista político Gerson Camarotti.

Coitado do Barbosa

“O ex-presidente do STF Joaquim Barbosa almeja ser presidente da República, certamente, por meio de nomeação direta. Afinal, como candidato à eleição deste ano, sequer tem propostas básicas para dizer ao eleitor de sua plataforma de campanha. Não tem ideia do que é governar o Brasil, nem planos positivos, ou seja, vai ser um fiasco eleitoral”. Opinião do irritado historiador paulistano Marco Antonio Villa. Cruz credo!

STF dividido

“O Brasil tem acompanhado os debates internos no âmbito do Supremo Tribunal Federal, de modo que ninguém teria coragem de negar a existência de dois grupos de ministros agindo sempre de acordo com orientação fracionada”. Lamenta a jornalista Natuza Nery. 

Elogiando Kalil

Pré-candidata à Presidência da República Marina Silva (Rede), quando esteve em Belo Horizonte, foi procurada pela imprensa para falar de política, porém aproveitou para tecer elogios ao prefeito da capital, Alexandre Kalil (PHS), especialmente, pelos investimentos na área de educação. Esperta Marina.

Praça abandonada

A Praça Clemente Faria, na confluência da Avenida Augusto de Lima com Avenida Contorno, no Prado, está em completo abandono. Lamentável!

Família poderosa

Enquanto diretores da Andrade Gutierrez são presos, outros denunciados da construtora circulam livremente pelo Brasil e exibem sinais de fortuna, com helicópteros, aviões e carros particulares para se locomoverem entre suas inúmeras propriedades. Uma vergonha!!!

Culpa do eleitor?

“Se existem políticos corruptos no nosso país é por conta de uma estrutura partidária envelhecida e que precisa ser mudada. Mas não é só isso, o eleitor também tem sua parcela de contribuição, pois ao votarem em pessoas desonestas, contribuem para essa realidade”. Comentário do ex-governador de Pernambuco e advogado Joaquim Francisco.

Sistema carcerário

Criminalistas de todo Brasil debatem uma realidade nacional: o país aumenta, ano após ano, o número de presos, porém o índice de crimes violentos não tem diminuído na mesma proporção. Ou seja, tem algo de errado nisso, comentam os especialistas.

Índia na política

É a primeira vez que uma mulher descendente de índios se candidata a cargo majoritário no Brasil. Trata-se de Sônia Guajajara, natural do Maranhão. Ela atuará como vice no PSOL, na chapa encabeçada pelo candidato a presidente da República Guilherme Boulos.

Estudantes conscientes

Recentemente, o ex-deputado e advogado Airton Soares revelou ter conhecimento de uma pesquisa com pessoas mais jovens que mostrou que 72% dos entrevistados se negariam a votar em candidatos com qualquer tipo de envolvimento com corrupção. “É a conscientização de nossos jovens eleitores”, comemora.

Mortes no trânsito

Marcelo Tas, recentemente, comemorou a entrada em vigor da nova lei que aplica penas mais pesadas à motoristas infratores. “Só assim teremos chances de diminuir a matança anual de 50 mil pessoas por acidentes de trânsito no Brasil”, vaticinou.

Pimentel e o PCB

Sem maiores explicações, Túlio Lopes, representante do PCB, comentou com jornalistas que a aliança do PT e MDB levou o governador Fernando Pimentel (PT) a ficar mais próximo da direita.

Aécio em maus lençóis

Comentários ouvidos no cafezinho do Senado, em Brasília: “Quando foi candidato a presidente, o senador Aécio Neves (PSDB) defendeu, com veemência, a bandeira da ética, moral e agora está sendo processado exatamente por corrupção”.

E agora, Aécio

Já o jornalista Gerson Camarotti comenta: “No âmbito do PSDB nacional, ninguém sabe o que fazer com a situação do senador. Ele se transformou em um pesadelo”, sentencia.

Tucanos em frangalhos

Outros jornalistas da crônica política de Brasília elucidam: “Os tucanos de Minas e do Brasil, incluindo, principalmente, São Paulo estão em frangalhos. Portanto, ninguém seria capaz de prevê qual será o resultado dos seus candidatos nas urnas, inclusive do mineiro Antonio Anastasia”.

Mais debates

O cientista político José Álvaro Moises sugere uma abertura maior, por parte das TVs comerciais, para se debater temas políticos.

Política em Sabará

Ex-deputado estadual e prefeito pela terceira vez, Wander Borges (PSB), anda sem saber como administrar Sabará com tanta falta de recursos. “Os atrasos dos repasses do Estado estão praticamente nos inviabilizando”, reclama Borges.

Política em Uberlândia

Por enquanto, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), não aceita declarar apoio formal a qualquer candidato a governador, apesar da investidas de muitos dos pré-candidatos, já que Uberlândia é o segundo colégio eleitoral do Estado.