Home > Artigo > Crise econômica pessoal – planejamento estratégico individual!

Crise econômica pessoal – planejamento estratégico individual!

1 – Sinopse – A atual crise política, econômica e financeira fazem a pessoa ficar atordoada em consequência dos reflexos negativos, que se desdobram em seu próprio orçamento, da empresa e da família. No atual índice de desemprego, que se encontra na faixa de 13 milhões de brasileiros, o cenário é desalentador! Soma-se a isso, os aumentos dos preços de serviços, mercadorias básicas de alimentação, vestuário, juntamente com as despesas de lazer, energia elétrica, gasolina e outras dificuldades! A crise se agrava e os dirigentes políticos, em sua maioria, se preocupam mais com interesses próprios. As dificuldades macroeconômicas e políticas aumentam e o país se adentra gradativamente, numa extensa rota de apreensão e expectativa! E assim, dúvidas sem respostas, se acumulam na mente do cidadão.

2 – Pessoas atordoadas – Conforme citado, a crise faz a pessoa ficar atordoada! Problemas de toda ordem se afloram, como num “rio que corre para o mar”: I) diminuição da receita financeira; II) falência da empresa; III) baixa da autoestima; IV) doenças depressivas; V) decisões precipitadas; VI) negócios mal sucedidos; VII) conflitos societários: VIII) demissão do emprego; IX) trancamento da faculdade; X) diminuição do lazer; XI) perda da paciência, XII) nervos à flor da pele; XIII) potencialização de conflitos conjugais etc.

3 – Empresa familiar e a crise – O fechamento de uma empresa familiar constitui-se de uma grave e constrangedora situação para todos! Não havendo bom senso, diálogo familiar e/ou societário etc, o dia a dia se mergulha nas profundezas do inferno! Na crise, sugere-se a retomada da fé em Deus, muita espiritualidade, resiliência, calma, sendo que, o melhor e mais aconselhável é não perder a cabeça! A crise, analisada como processo, deve ser enfrentada com objetivo, foco, otimismo e um eficiente planejamento!

3 – Planejamento estratégico individual – Obrigações e deveres são importantes para que um planejamento se desenvolva com êxito! É um método para a obtenção de resultados positivos em curto, médio e longo prazo! Pessoas devem conviver com a crise de forma inteligente e orientada, o que só pode ser feito com uma ótima gestão de suas atitudes e de ações táticas e estratégicas eficazes!

A vivência sugere que pessoas estão sempre à procura desta complicada missão de ser feliz! Para que esta missão seja alcançada, o planejamento estratégico individual enseja-se como uma poderosa ferramenta de apoio, inclusive, na crise, quando o barco passa a navegar entre tormentas e incertezas! Por mais dificuldades que ocorram, o leme do barco estará seguro, com o referido planejamento.

4 – Como fazer – 1) proteger sua autoestima; 2) gerir com eficiência o seu controle financeiro; 3) administrar conflitos com eficácia; 4) refazer seu plano de lazer; 5) conduzir com eficiência seus sentimentos e valores; 6) afastar-se de pessoas que o entristece; 7) afastar-se dos inimigos; 8) avaliar adequadamente o seu status financeiro social; 9) refletir sobre a resignação; 10) entender melhor a resiliência; 11) resgatar a fé e a espiritualidade; 12) aperfeiçoar suas táticas de ataques e defesas; 13) estar atento ao menor sinal da oportunidade; 14) estar atento ao menor sinal de ameaça; 15) elaborar análise franca de seus pontos fracos; 16) fortalecer seus pontos fortes; 17) atacar sem trégua o seu inimigo; 18) analisar de forma franca, sua rede de contatos;18) aperfeiçoar sistematicamente sua rede de contatos.

5 – Objetivos Pessoais, Metas e Conhecimento – Definir seus objetivos pessoais e metas! Aperfeiçoar o seu conhecimento: leituras de obras literárias tais como: a Arte da Guerra, O Príncipe (Maquiavel), Vampiros Emocionais, Mentes Perigosas, o Inimigo está ao seu Lado, Tuareg (Combates no deserto do Saara), O Gerente Eficaz, Gestão, Planejamento, Filosofia etc.

6 – Considerações finais – O autor esclarece que o artigo retrata uma abordagem ampla e genérica sobre o tema e, em sua visão, a crise é entendida como processo.

*Administrador e especialista em Gestão e Planejamento

– abbalbino@yahoo.com.br