Home > Política > Cinco deputados planejam trocar Assembleia pela Câmara Federal

Cinco deputados planejam trocar Assembleia pela Câmara Federal

Enquanto em Brasília ainda se discute uma reforma política que tem chances de mudar todo o modelo atual de eleições, tanto no item majoritário como proporcionais, alguns políticos mineiros se preparam para voos mais altos. Até agora, cinco dos atuais parlamentares estaduais já definiram disputar uma vaga na Câmara federal.
Pelos comentários de bastidores, o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Rogério Correia (PT), estaria disposto a enfrentar a disputa mais alta no próximo ano, buscando se tornar deputado federal. Político de longa experiência, estrela do Partido dos Trabalhadores, ele tem sua vida pública pautada no sindicalismo mineiro, com reconhecida força neste segmento, sobretudo, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Majoritariamente os votos do deputado estadual Lafayette Andrada (PSD) são concentrados em duas regiões: Central e Vertentes do Estado. Da família tradicional de Barbacena, sua cidade natural, o deputado já tem mais de 20 anos de experiência de vida pública. Foi secretário de Estado e, de acordo com pessoas próximas, tem tudo planejado para disputar a Câmara dos deputados no ano que vem.

O prestígio de Lafayette aumentou de tempos para cá, especialmente, depois de ter sido eleito para o cargo de primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), função que lhe garantiu ainda mais visibilidade, inclusive no cenário político nacional.

Na última eleição estadual o deputado Paulo Guedes (PT) foi o mais votado de Minas. Os seus eleitores estão maciçamente localizados no Norte do Estado, com destaque para a própria cidade de Montes Claros. A região atualmente só tem a deputada federal Raquel Muniz (PSD). Certamente por conta desta frágil realidade de representação é que Guedes, de acordo com amigos, estaria analisando a possibilidade de abandonar a cadeira de legislador estadual para buscar ser eleito parlamentar federal. Consta dos bastidores que se trata apenas de uma possibilidade, pois o assunto ainda não seria resolvido plenamente pelo deputado.

Se ainda há dúvida quanto ao futuro político de Paulo Guedes, não acontece o mesmo em relação a outro colega seu de Assembleia, Felipe Attiê, (PTB), pois o político está com tudo planejado para cativar o apoio dos eleitores do Triângulo Mineiro. O motivo? É que ele pretende deixar de ser estadual para se tornar um federal. Parente de segundo grau do atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, a pretensão de Attiê é exatamente ocupar o espaço político de Leão, que deixou de ser deputado, ano passado, para se tronar chefe do Executivo.

Representante do Oeste de Minas, o deputado Fabiano Tolentino (PPS), depois de dois mandatos consecutivos na Assembleia é outro interessado em mudar de ares. Ele já acertou com suas lideranças nos municípios que irá tentar eleger-se deputado federal. O parlamentar tem levantamentos apontando que Divinópolis, a maior cidade da região e também um grande colégio eleitoral, é um local onde ele, assim como tem acontecido até agora, exerce muita liderança, especialmente, junto ao eleitor formador de opinião e, de uma forma geral, em várias cidades próximas.