Home > Saúde e Vida > O que você faz para enxergar bem a vida?

O que você faz para enxergar bem a vida?

Dizem que a vida passa num piscar de olhos. Mas o que você tem feito para enxergá-la de fato? Nossa visão é essencial e, por isso, exige cuidados que muitas vezes deixamos de lado. Hoje, no país, inúmeras pessoas têm doenças que podem acometer os olhos de alguma forma, como o glaucoma que atinge 900 mil brasileiros, a diabetes que afeta 9 milhões de indivíduos e a catara que é responsável por 350 mil casos de cegueira por ano.

O médico oftalmologista Elisabeto Ribeiro explica que esses e outros problemas podem ter componentes hereditários e se não forem diagnosticadas, podem gerar sérias consequências. “Para algumas patologias existe tratamento e até mesmo cirurgia. Mas, alguns problemas que acometem nossa visão podem levar à cegueira irreversível”.

O especialista acrescenta que, caso a pessoa não esteja sentindo nada diferente na visão, não precisa ir regularmente ao médico. Contudo, as que já tem algum problema, devem colocar a visita ao oftalmologista em sua rotina. “Se houver alguma dificuldade que atrapalhe a pessoa ou a incomode, ela não deve hesitar em procurar um especialista. Isso é muito importante, porque o nosso olho, apesar de pequeno, pode sediar em torno de 3.800 doenças”.

Foi em uma ida ao oftalmologista que a secretária Bárbara Teixeira descobriu um cisco em seu olho. “Minha vista estava bastante embaçada e vermelha. Desconfiei de conjuntivite, mas, quando fui ao médico, ele descobriu um cisco em um lugar do meu olho que, sozinha, eu jamais conseguiria ver. Foi bastante incomodo o procedimento para retirá-lo, mas, depois de alguns dias meu olho estava normal e vi que valeu a pena”.

Bárbara conta que gosta de ir ao oftalmologista uma vez ao ano. “É que nem aquele ditado: ‘melhor prevenir do que remediar’. Vou uma vez ao ano para fazer um check up e ver se está tudo certo com a minha visão. Valorizo muito a minha saúde em geral, por isso acho importante essa rotina. Devido a isso, nunca tive nada sério nos olhos”.

O especialista aponta que além dos cuidados necessários existem mitos em torno da saúde ocular. “O olho é para ser usado. Mas, é preciso discernimento. Por exemplo, se a pessoa for ler um livro, que opte por um lugar claro e não na penumbra. O mesmo vale para o computador e celular. Ela não precisa parar de usar os aparelhos, muito pelo contrário, eles não prejudicam a visão, pois ela foi feita justamente para ser usada 24 horas por dia”. Ele orienta, principalmente, as pessoas que usam óculos. “Algumas pessoas tem o hábito de não usar constantemente. Mas o óculos de grau não é um acessório. Ele deve ser usado conforme necessidade do paciente e indicação médica. Forçar as vistas pode piorar o problema, além de dar dor de cabeça e sonolência”, conclui.

Cuidados que devemos ter com nossa visão: 

  • Mantenha os olhos sempre higienizados;
  • Retire sempre a maquiagem ou resíduos no final do dia;
  • Utilize óculos de sol para proteger a visão dos raios UVA e UVB;
  • Mantenha os ambientes de sua casa arejados para evitar formação de bolor;
  • Se possível, evitem objetos que possam acumular poeira, como cortinas, carpetes, etc;
  • Evite sempre coçar os olhos;
  • Nunca use um colírio ou semelhante sem prescrição médica.