Home > Artigo > Fuad Noman, um realizador nato

Fuad Noman, um realizador nato

Foto: O Tempo

Belo Horizonte ganha um gestor preparado e aberto ao diálogo, uma pessoa respeitosa e bem-intencionada. Fuad Noman tem vasta experiência e em seu currículo constam importantes conquistas. Tive o prazer de acompanhar boa parte de sua trajetória e, por isso, tenho propriedade para dizer que ele é um dos grandes nomes da nossa política. Entre os feitos realizados por ele podemos destacar a sua importante atuação no desenvolvimento do Plano Real, momento em que participou da idealização do projeto, da elaboração das medidas de governo e da execução das reformas econômica e monetária.

Ele também teve a grande oportunidade de ser consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em Minas Gerais foi secretário de Estado da Fazenda, sendo um dos encarregados pelo ‘Choque de Gestão’, proposta que promoveu o equilíbrio fiscal e modernizou a administração estadual. No mesmo período, foi também o grande responsável pelo levantamento de recursos para a implantação de importantes programas de infraestrutura como ‘Proacesso’, que pavimentou todas as estradas estaduais que não eram ligadas por asfalto, transformando a realidade de mais de 200 cidades, e o ‘Caminhos de Minas’, que tinha o objetivo de ampliar e melhorar a logística dos municípios e regiões.

Ainda em Minas, foi secretário de Transportes e Obras Públicas quando trabalhou pela ampliação do ‘Proacesso’ e o planejamento do ‘Caminhos de Minas’. Inclusive, tendo conquistado junto ao Banco do Brasil a verba necessária para a implantação do programa, porém, com a chegada do Governo Pimentel, não foi dado prosseguimento ao projeto, apesar dos recursos já viabilizados para a execução. Ele ainda ocupou o cargo de Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos, com a importante missão de acompanhar a implementação das diretrizes governamentais em relação aos projetos de investimentos do estado, prestando assessoramento técnico ao então governador Antonio Anastasia.

O que mais dizer de Fuad Noman? O currículo dele fala por si só. O que me resta é apenas reafirmar que ele é um homem cuja trajetória está associada ao trabalho e à luta em prol do desenvolvimento. A ele, todo o nosso respeito e admiração por sua dedicação e esforço para o crescimento do estado. Parabéns, Fuad! Que esta seja mais uma página de sucesso escrita na sua história vitoriosa!

*Arlen Santiago
Deputado estadual