Dizem que quem conhece Minas não esquece e a culinária mineira auxilia e muito nisso. Mundialmente conhecida, a cozinha do Estado tem origem em coisas simples, como a mandioca, feijão, milho, verduras, frango e porco. Mas, outra coisa chama a atenção das pessoas que experimentam os pratos: o tempero.
De acordo com o gastrólogo Rafael Fernandes, a culinária mineira é semelhante à da Itália e França e, ultimamente, tem seguido a tendência de valorização de temperos regionais. “Nós temos uma variedade de produtos e, com isso, tem surgido novidades, as plantas alimentícias são um exemplo. Ninguém dava importância, mas elas tem um ótimo sabor”.
Ele acrescenta que no Brasil os costumes culinários são variados. “São regiões e biomas diferentes. Na região Sudeste, nós usamos muito alho, alecrim, cebola e folha de louro. Já no Sul, eles utilizam a cultura bem parecida com a da Alemanha. Enquanto que no Norte, é comum utilizarem castanhas, açaí, tucupi e mandioca”.
As ervas também têm um lugar especial na cozinha. Um exemplo disso, é o tempero concentrado com especiarias da marca Produtos Lucenna. Ele contém 35 ervas finas e foi premiado como o tempero mais completo do Brasil. “É o nosso carro-chefe. Ideal para todos os tipos de carne vermelha, peixe, salmão e massas. Tem uma gama de aplicações”, aponta a proprietária Denise Lucena.
Além desses, a marca possui outros temperos que fazem sucesso. “Temos um molho de pimenta com especiaria, ele predomina o gosto das ervas, mas tem um leve ardor, é muito saboroso. E ainda o tempero que possui bacon em pó”.
Denise conta que iniciou seu negócio dentro de casa e de maneira caseira. “Somente depois fizemos uma fábrica, que é uma cozinha que funciona como showroom. Iniciamos com um tempero que vem de uma receita tradicional da minha família. Resolvi tentar uma outra alternativa de negócio e deu certo”.
Ela acrescenta que estudou as propriedades das ervas e temperos para saber o que durava mais e tinha melhor qualidade. Entre as ervas nacionais e importadas que comercializamos, todas são em pó ou desidratadas para que tenha uma maior durabilidade. Nós oferecemos a comércios da zona Sul e também vendemos pela internet. Apesar de tudo, nossa escala não é grande pois trata-se de um público exigente e de um produto artesanal”.
Andaluzia
Um novo produto desenvolvido pela marca está chegando no mercado. “Quando comecei a produção da minha empresa há 23 anos, fiz uma pesquisa sobre o meu sobrenome Lucena, que deu origem ao nome do negócio. Fui até o Rio de Janeiro buscar o brasão original e descobri que ele veio de Andaluzia, na Espanha. Então, decidi batizar o novo tempero assim”.
O produto é composto por curry, caldo de legumes, caldo de galinha, ervas de provence, sal marinho e salsa desidratada. “Ele já está no mercado mas será lançado em março”.
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