Home > Vigílias > Vigílias – 14 a 21 de dezembro de 2024

Vigílias – 14 a 21 de dezembro de 2024

Esperta KTO

Atuando no ramo dos jogos on-line, a poderosa firma KTO, ao chegar a Belo Horizonte, tratou de se aliar a dois símbolos significativos da cidade. Implementou pontos de apostas no tradicional Automóvel Clube e firmou parceria com o Mercado Central. A empresa conquistou ares de seriedade, não deixando margem para especulações a respeito de sua honestidade. A realidade é que a expectativa de faturamento e a ganância financeira devem ter falado mais alto.

 

Jarbas, governador?

Ao ser homenageado em solenidade realizada na semana passada na Assembleia Legislativa, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, conseguiu a proeza de lotar o plenário da Casa. No momento da conclusão de sua fala, pessoas da plateia ensaiaram: “Jarbas, governador em 2026”. Será, gente?

 

Gabriel muda de ramo

Segundo comentários ouvidos na porta do café Boca de Pito, na Savassi, o presidente da Câmara de Vereadores de BH, Gabriel Azevedo, como irá ficar sem mandato a partir de janeiro, poderá se dedicar apenas ao ramo da gastronomia, inclusive estaria pensando seriamente em se tornar chef de cozinha. A ver.

 

Mateus Simões

Avaliado como um orador de primeira linha, o vice-governador Mateus Simões (Novo) já está em plena atividade visando conquistar o Governo de Minas, daqui a dois anos. Mas, os matemáticos da política mineira aconselham: “para não jogar apenas com o brilho de seu padrinho, o governador Romeu Zema (Novo), seria bom Simões criar um grupo aliado com o seu projeto”.

 

Rubens essa na Câmara

Recentemente, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad oman (PSD), enviou à Câmara Municipal um projeto de lei estabelecendo renúncias fiscais para beneficiar empresas de ônibus do transporte coletivo, mas a matéria foi reprovada. No embate sobre o assunto, alguns vereadores até ensaiaram em tom de ironia: “está faltando a intermediação do empresário Rubens Lessa, para que o projeto não seja barrado no Legislativo municipal”.

 

Presença indesejada

Ante a possibilidade da presença do ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PL), para fazer política em Minas, logo vem a pergunta: como fica a liderança do atual presidente da sigla no Estado, o deputado federal Domingos Sávio? Talvez essa indagação só vai ser respondida daqui a um ano.

 

De volta ao ninho

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), não gostou da brincadeira, segundo a qual estaria de volta ao MDB. Não confirmou essa possibilidade, mas seus amigos dizem que há um certo incômodo entre o parlamentar e o ministro de Minas e Energia, lexandre Silveira (PSD), que vem ocupando cada vez mais espaço no governo, consequentemente, também dentro do partido.

 

Deputado nervoso

Quem quiser deixar o deputado estadual Thiago Cota (PDT) nervoso, basta associar a sua possível candidatura a uma vaga como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) aos primordiais interesses de empresários influentes.

 

Reclamação contra o governo

Há deputados federais irados com o governador Romeu Zema (Novo), por conta da sua falta de orientação junto aos auxiliares diretos e indiretos, que estariam invadindo território eleitoral de alguns parlamentares em diversos municípios. Os ilustres políticos prometem retaliação.

 

Donos dos partidos

“O problema é que o MDB mineiro tem um dono, o deputado federal Newton Cardoso Júnior, assim como Gilberto Kassab também é presidente do PSD nacional”. Esse é o comentário ouvido nos corredores da Assembleia Legislativa.

 

Adalclever, o retorno

O ex-presidente da Assembleia e atual suplente de deputado, Adalclever Lopes, já está de malas prontas para assumir o seu antigo posto no Parlamento mineiro, por conta de seus colegas que foram eleitos para as prefeituras. Nos bastidores, comenta-se que a sua pretensão é atuar no sentido de voltar a comandar o Legislativo.

 

Articulador político

Mesmo não exercendo mandatos parlamentares há cerca de duas décadas, o experiente José Santana de Vasconcellos, que é ex-presidente do Partido Liberal em Minas Gerais e também amigo pessoal do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, tem provado que continua sendo um grande articulador político.

 

Tema nacional

Para a jornalista Patrícia Campos Mello, a Lei de Acesso à Informação e da Transparência têm sido uma boa ferramenta para ajudar a sociedade brasileira no combate à corrupção.

 

Conflitos internacionais

“Tenho esperança que apareça um líder mundial com o objetivo de trabalhar pela paz, minimizando os conflitos complexos que estão acontecendo no Leste europeu e no Oriente Médio. Alguém com perfil de estadista e não de um general de guerra”. Comentário do historiador Marco Antônio Villa.