Home > Esporte > Personal trainer detalha estratégias para perder peso de forma adequada

Personal trainer detalha estratégias para perder peso de forma adequada

Orientação é fazer cardio 20 minutos por dia / Foto: Freepik.com

 

Muitos praticantes de musculação querem definir o corpo rapidamente. No entanto, para conseguir isso de forma segura, é importante encontrar uma estratégia adequada. O personal trainer Leandro Twin sugere apostar em exercícios que envolvem várias articulações e grupos musculares. “São os campeões na queima de calorias. Supino, agachamento livre e remada com barra são exemplos que não podem faltar no seu treino. Eles não só trabalham mais os músculos, como aumentam significativamente o gasto calórico”, explica.

  • Treine com técnica: Para maximizar o estímulo muscular e o gasto calórico, o recomendável é treinar até a falha. “Faça suas repetições até não conseguir completar mais uma com o movimento correto”, ensina Leandro Twin.

 

O personal recomenda, ainda, incorporar técnicas avançadas, como drop set e rest pause, para intensificar o treino e aumentar o gasto calórico. “Use pelo menos uma técnica avançada por grupo muscular para otimizar os resultados. O drop set consiste em realizar diminuições de peso de 20% a 30% entre as séries sem descanso. O exercício é repetido até a falha. Nesse momento, faz-se a redução da carga e repetições até a falha. E depois, uma nova redução, até finalizar as séries”.

“Já o rest pause é uma técnica na qual o aluno faz as repetições até a falha, descansa de cinco a 15 segundos e retoma a série fazendo o número de repetições que conseguir. Após um descanso curto, repita os movimentos até a falha. Podendo repetir as séries até três vezes”, completa.

  • Ajuste o cardio: Leandro Twin destaca que os exercícios cardiovasculares são essenciais na queima de gordura. Uma sugestão inicial seria 20 minutos por dia, cinco vezes por semana. “Dependendo do metabolismo ou da meta, pode ser necessário aumentar esse tempo. Corrida, ciclismo ou até mesmo uma caminhada acelerada podem ser eficazes”.

 

“Ajuste a intensidade do cardio de acordo com sua fase de treino. Durante as fases de dieta com baixo carboidrato, como o cutting, pode ser mais eficaz optar por caminhadas aceleradas em vez de corridas intensas. Isso ajuda a preservar a energia para os treinos de musculação e evita o desgaste excessivo”, comenta.

  • Pare e descanse: Outra dica do personal é aumentar o tempo de descanso entre as séries para ajudar a manter a intensidade do treino, especialmente em dietas com baixo carboidrato. “Descansar um pouco mais permite que você execute as séries com mais força e qualidade, o que favorece a queima de calorias”, explica.

 

  • Ajuste de carga: Em fases de dieta restrita, Leandro Twin afirma que pode ser necessário reduzir a carga dos exercícios para evitar lesões e desânimo. “Treinar com inteligência significa adaptar o treino às suas condições físicas e energéticas. O ideal é procurar um profissional para montar um plano alimentar e de treino específico para as suas necessidades e de acordo com a sua realidade. Para ter sucesso, é preciso respeitar seu corpo e suas limitações, ajustando o treino para manter a motivação e a segurança”, conclui.