Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o clima das eleições toma conta da cidade e as articulações por apoio continuam. Três nomes já se lançaram pré-candidatos à sucessão do Executivo: a deputada federal Dandara (PT), o deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB) e o deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL).
O próximo a lançar sua pré-candidatura é o atual vice-prefeito Paulo Sérgio (PP), nome que deve entrar forte na disputa, por contar com o apoio do prefeito Odelmo Leão (PP), uma das maiores lideranças da região. O atual chefe do Executivo está em seu quarto mandato e tem aprovação de mais de 80% da população.
Dandara contará com o apoio do presidente Lula (PT), que precisa estar em alta no período eleitoral para ter influência direta no pleito. Leonídio Bouças é um antigo nome da política local que já transitou por diversos grupos políticos, sempre articulando com caciques do partido, como Aécio Neves e Eduardo Azeredo para decolar. Caporezzo espera que a proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) alavanque sua candidatura.
Representantes da polarização, Dandara e Caporezzo, apostas de Lula e Bolsonaro, não possuem experiência em gestão e podem desidratar no processo eleitoral, por desconhecer a máquina pública e trazer para o debate pautas nacionais e ideológicas que fogem da expectativa dos munícipes.
Recentemente, o deputado estadual Elismar Prado se filiou ao PSD e sua possível candidatura a prefeito pode desequilibrar os votos de centro-esquerda, diminuindo a efetividade da polarização e retirando votos do tucano Leonídio Bouças e da petista Dandara.
Força política
Figura de respeito no cenário nacional, com cinco mandatos de deputado federal, Odelmo Leão estará, junto com outra liderança, sua esposa e deputada federal, Ana Paula Junqueira Leão (PP), à frente da campanha de Paulo Sérgio, visto como aquele que dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado no município.
A força política do atual gestor de Uberlândia foi comprovada durante a Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), realizada no início de abril, quando Odelmo levou a Uberlândia o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), postulante à Presidência da República em 2026, que declarou apoio a Paulo Sérgio e, inclusive, se colocou à disposição para participar da campanha.
O ex-presidente Jair Bolsonaro também visitou a feira e não deixou de enaltecer o prefeito, com quem conviveu durante 20 anos no Congresso Nacional. Essa é a força que pode definir o pleito municipal de Uberlândia em 2024.