
Realizado desde 2022, o projeto “Minas Paradesporto Contagem Ano II” está promovendo desenvolvimento físico, psicológico, social e uma melhoria na qualidade de vida de crianças e jovens com deficiência, de 6 a 18 anos, através de aulas esportivas gratuitas.
Executado pela Associação Mineira do Paradesporto, com o fomento da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, patrocínio da Cemig e o apoio da Prefeitura de Contagem, o projeto oferece atividades de iniciação paradesportiva (basquete, futsal, vôlei e etc), com modalidades adaptadas ou específicas para cada perfil funcional dos participantes (bocha paraolímpica e circuitos funcionais).
Além disso, os alunos contam com acompanhamento especializado de profissionais de educação física e fisioterapia, garantindo um ambiente seguro e adequado para o desenvolvimento integral dos participantes. As atividades acontecem no Ginásio do Tropical, localizado na rua Quarenta e Dois, 360, no bairro Tropical, sempre às terças e sextas-feiras, das 8h às 16h.
De acordo com a coordenadora da Associação Mineira de Paradesporto, Mariana Amaro, o projeto tem como objetivo mostrar que o esporte não apenas é acessível, mas também pode ser um caminho para o crescimento pessoal e a construção de novas perspectivas de vida. “Nosso foco está no desenvolvimento das habilidades físicas e motoras de cada aluno, respeitando as particularidades de sua deficiência e valorizando suas capacidades. Mas, acima de tudo, buscamos demonstrar que é plenamente possível para essas pessoas praticarem atividades esportivas e se integrarem à sociedade por meio do esporte”.
A gerente de projetos, Lina Vitarelli, afirma que o programa tem 20 jovens inscritos da cidade de Contagem e Região Metropolitana. “As turmas são organizadas de acordo com o perfil funcional do aluno, bem como o conhecimento dos profissionais em relação às deficiências e atividades físicas e esportivas para este público”.
Ela explica que, além de oportunizar a prática esportiva, os resultados, a curto e longo prazo, da implementação desse projeto incluem vários outros pontos. “O programa tem como intuito melhorar a qualidade de vida do aluno, nos aspectos físicos e psicológicos. E promover a inclusão social, ou seja, fazer com que o mesmo se sinta parte da sociedade, dando a oportunidade desses jovens, com deficiência, de praticar um esporte e também de eventos esportivos”.
Simone Inacio, mãe do Kauã, um dos alunos do programa, revela os benefícios que as atividades têm proporcionado ao seu filho. “Ele conquistou mais autonomia e melhorou significativamente seu desempenho, tanto nos treinos quanto nos jogos. Além disso, ele desenvolveu mais confiança e passou a se relacionar melhor com as pessoas. As atividades trouxeram um impacto muito positivo para as nossas vidas. Por meio delas, ele desenvolveu ainda mais sua responsabilidade e fez novas amizades. Só tenho a agradecer por tudo que meu filho evoluiu ao longo dos anos”.
Conquistas
Os participantes do núcleo de Contagem têm se destacado com resultados expressivos no paradesporto, conquistando importantes títulos e convocações. Entre as conquistas, destaca-se o vice-campeonato geral na modalidade Bocha Paralímpica nos Jogos do Interior de Minas Gerais – Paradesporto (Jimip 2024), além da seleção de atletas para representar Minas Gerais nas Paralimpíadas Escolares. O desempenho também tem rendido medalhas em competições estaduais e nacionais.
“Nos últimos anos, o paradesporto tem conquistado um espaço cada vez mais significativo, refletindo não apenas a necessidade de promover a inclusão, mas também o compromisso com a democratização do acesso às inúmeras oportunidades que o esporte oferece. Temos trabalhado de forma contínua para ampliar a acessibilidade em nossos espaços esportivos, garantindo o desenvolvimento de atletas e praticantes e reforçando o esporte como um instrumento de transformação social”, destaca o secretário de Esportes e Lazer, Alex Chiodi.
Para participar do projeto, os interessados devem entrar em contato com a coordenadora da AM Paradesporto, Mariana Amaro, pelo telefone (31) 97532-8383, e informar o desejo em ingressar nas atividades.