Home > Artigo > Começam as especulações no futebol

Começam as especulações no futebol

O calendário do futebol no Brasil chegou ao fim, com destaque para o Botafogo que foi campeão da Copa Libertadores e do Brasileirão. Pelo país, agora começam as análises das diretorias sobre os jogadores que não terão o contrato renovado, vendas e empréstimos, como serão as contratações. Neste momento, os empresários ficam a mil por hora, oferecendo jogadores, negociando este e aquele para clubes do Brasil e exterior. Em dezembro e janeiro, as diretorias, comissões técnicas e empresários negociam valores de compra ou empréstimo. Tem as famosas especulações, como “fulano está chegando para o time” ou “o jogador tal está indo para tal time”. É chute para todo lado e a movimentação de Norte a Sul é intensa.

Por aqui, o Campeonato Mineiro começa no dia 18 de janeiro até 15 de março. O Atlético conquistou nos últimos cinco anos, sendo pentacampeão. Como todos nós sabemos, todos os anos temos os Estaduais no início do primeiro semestre, depois continua com Copa do Brasil, juntamente com o Campeonato Brasileiro, depois a Sul-Americana, que será disputada pelo Atlético e Cruzeiro.

Muitas pessoas acham que o Campeonato Estadual não vale nada, mas para mim vale muito, ou seja, para quem ganha é campeão, para quem perde o terreno é arrasado. Eu valorizo o torneio, o qual acompanho desde 1975, por diversas razões. Em primeiro lugar, porque permite a viabilidade financeira dos clubes pequenos, que são justamente aqueles que revelam alguns jogadores. Sem os Estaduais, não teríamos essa enorme gama de agremiações formadoras em atividade por todo o nosso país.

Além disso, essas competições promovem o acesso de clubes para a Copa do Brasil, permitindo que equipes de menor expressão no cenário nacional possam enfrentar grandes clubes de outros estados, dando a eles a chance de estar na mídia nacional, podendo, muitas vezes, aparecer com a tão temida, mas admirada “zebra”.

Sem contar, por fim, a importância cultural dos Estaduais, que já fazem, há muito, parte da cultura do povo brasileiro. Importante ressaltar o papel das federações estaduais, da TV, e de patrocinadores e investidores, que dedicam seus recursos para manter viva a competição estadual.

Devemos olhar para outro lado e reconhecer que inovações e propostas para promover a melhoria nos campeonatos sempre serão bem-vindas. Não se pode fechar os olhos para isso. Porém, reduzir a importância dessa grande especificidade do futebol brasileiro, que são os Estaduais, isso nunca.

Infelizmente, tem alguns estádios pelo interior que ainda precisam melhorar o gramado. A Federação Mineira de Futebol (FMF) alerta que o clube que não tiver em seu estádio boas condições de gramado vai perder o jogo por W.O. Vamos ver se o alerta será aplicado.

Esperamos que o futebol mineiro reforce seus clubes, conquistem títulos nacionais e internacionais, estamos aqui sempre para defender o futebol mineiro. A imprensa do Rio de Janeiro e São Paulo não destaca os clubes daqui, por isso, temos que ser mineiros fortes para defender nosso torrão. Nosso desejo de gols de felicidade, saúde, paz, alegrias, conquistas para todos nós. Feliz Natal e viva 2025!